Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Livro Histórico de Ciclismo - "História das Voltas a Portugal-Azes do Ciclismo"


A quadra natalícia é propícia a certos encontros e reencontros, além de proporcionar tradicionais presentes, entre outras circunstâncias relacionadas. Acontecendo, desta vez, que antecipando o Natal e por benesse própria, aparece no sapatinho às mãos do autor destas linhas uma prenda de oferta pessoal.

Ora, com efeito, chegou à caixa de correio por estes dias um livro que em tempos antigos cheguei a ter em mãos, mas a que então não consegui deitar a mão. Isto é, tive-o à frente dos olhos, li-o e reli-o, era então ainda criança, mas não me pertencia e entretanto não mais o pude ter, depois. Agora, após conhecimento de haver sido reeditado, apressei-me a reservá-lo e já o tenho, finalmente, na minha posse. Uma prenda que dou a mim próprio pelo Natal, com sabor da magia natalícia, por finalmente lhe poder deitar a mão e esse livro assim ficar comigo, passados tantos anos.

Trata-se de “uma publicação esgotadíssima dos anos 60, que nos conta a História das Voltas a Portugal, desde a 1ª edição de 1927 até à 23ª edição do ano de 1960.” Ou seja, quanto ao que mais nos interessa, no caso, contendo as vitórias de Fernando Moreira, Dias dos Santos, Fernando Moreira de Sá, Carlos Carvalho e Sousa Cardoso, os ciclistas do FC Porto que até esse tempo haviam triunfado na Volta a Portugal em bicicleta. Livro intitulado "História das Voltas a Portugal-Azes do Ciclismo", editado em Agosto de 1961 (durante a Volta ganha por Mário Silva, como tal naturalmente então ainda não incluída) e devidamente ilustrado com fotografias de cada vencedor, em local condizente à respetiva narrativa; bem como na contra-capa mostra imagens, tipo cromos, dos principais ídolos da época, em modo promocional das bicicletas de cada qual. 

Está assim mais completa e enriquecida a biblioteca do autor, preenchendo o ego de afeto pessoal com esse documento de outras eras, um exemplar do que nos bons velhos tempos havia a fazer história. Como por esses tempos ficava a perdurar, graças a patrocínios de firmas ligadas às corridas, tal como ocorreu no caso desse livro através das marcas das bicicletas dos ases dos pedais, à época. Perante cujo conteúdo e seu valor afetivo houve agora reencontro, qual encontro que passa a ter entre os volumes das estantes aqui de casa.

Armando Pinto
((( Clicar sobre a imagem, para ampliar )))

2 comentários:

  1. Os meus parabéns por esse livro histórico e memorável por conter alguns dos nossos brilhantes ciclistas que triunfaram nas voltas a Portugal em bicicleta e que são bem lembrados aqui no blog do meu amigo Armando. Um forte abraço e boas Festas.

    ResponderEliminar