Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Livro Histórico de Ciclismo - "História das Voltas a Portugal-Azes do Ciclismo"


A quadra natalícia é propícia a certos encontros e reencontros, além de proporcionar tradicionais presentes, entre outras circunstâncias relacionadas. Acontecendo, desta vez, que antecipando o Natal e por benesse própria, aparece no sapatinho às mãos do autor destas linhas uma prenda de oferta pessoal.

Ora, com efeito, chegou à caixa de correio por estes dias um livro que em tempos antigos cheguei a ter em mãos, mas a que então não consegui deitar a mão. Isto é, tive-o à frente dos olhos, li-o e reli-o, era então ainda criança, mas não me pertencia e entretanto não mais o pude ter, depois. Agora, após conhecimento de haver sido reeditado, apressei-me a reservá-lo e já o tenho, finalmente, na minha posse. Uma prenda que dou a mim próprio pelo Natal, com sabor da magia natalícia, por finalmente lhe poder deitar a mão e esse livro assim ficar comigo, passados tantos anos.

Trata-se de “uma publicação esgotadíssima dos anos 60, que nos conta a História das Voltas a Portugal, desde a 1ª edição de 1927 até à 23ª edição do ano de 1960.” Ou seja, quanto ao que mais nos interessa (como é obvio, além deste espaço ser de Memória Portista), no caso, contém também as vitórias de Fernando Moreira, Dias dos Santos, Fernando Moreira de Sá, Carlos Carvalho e Sousa Cardoso, os ciclistas do FC Porto que até esse tempo haviam triunfado na Volta a Portugal em bicicleta. Livro intitulado "História das Voltas a Portugal-Azes do Ciclismo", editado em Agosto de 1961 (durante a Volta ganha por Mário Silva, como tal naturalmente então ainda não incluída) e devidamente ilustrado com fotografias de cada vencedor, em local condizente à respetiva narrativa; bem como na contra-capa mostra imagens, tipo cromos, dos principais ídolos da época, em modo promocional das bicicletas de cada qual. 


Está assim mais completa e enriquecida a biblioteca do autor, preenchendo o ego de afeto pessoal com esse documento de outras eras, um exemplar do que nos bons velhos tempos havia a fazer história. Como por esses tempos ficava a perdurar, graças a patrocínios de firmas ligadas às corridas, tal como ocorreu no caso desse livro através das marcas das bicicletas dos ases dos pedais, à época. Perante cujo conteúdo e seu valor afetivo houve agora reencontro, qual encontro que passa a ter entre os volumes das estantes aqui de casa.

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

2 comentários:

  1. Os meus parabéns por esse livro histórico e memorável por conter alguns dos nossos brilhantes ciclistas que triunfaram nas voltas a Portugal em bicicleta e que são bem lembrados aqui no blog do meu amigo Armando. Um forte abraço e boas Festas.

    ResponderEliminar