Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Início de ano vitorioso: Triunfo portista nas Aves coloca o FC Porto com maior vantagem, no jogo 100 de Casillas de Dragão cimeiro ao peito



Em jogo disputado no recinto de futebol da vila das Aves, para encerramento da 15ª jornada da Liga, o FC Porto alcançou saborosa vitória, num desfecho vitorioso discutido até ao fim, ao começo de ano novo civil. Sendo assim um bom início de novo ano, ao completar a atual série de 17 jogos a vencer, com acréscimo de ser também o jogo 100 do guarda-redes Iker Casillas no campeonato português, com honra e glória vestindo a camisola do FC Porto.

Com efeito, neste jogo primeiro do mês inicial de 2019, Casillas cumpriu o jogo 100 no campeonato português, tendo assim o guarda-redes titular do FC Porto atingido o número redondo da centena na Vila das Aves.

Titular na baliza do FC Porto no embate frente ao Desportivo das Aves, o guarda-redes espanhol faz agora, a 3 de janeiro de 2019, o jogo cem no campeonato da Liga portuguesa, marca atingida na quarta época tendo ao peito o emblema encimado pelo dragão. A dar continuidade ao percurso iniciado pelo internacional espanhol de 37 anos na Liga, após ter começado a 15 de agosto de 2015 em Guimarães no primeiro jogo oficial da temporada de 2015/2016.


Recorde-se que Iker Casillas em 2015/2016 - fez 32 jogos, em 2016/2017 - 33 jogos, em 2017/2018 - 20 jogos e em 2018/2019 - 15 jogos (até agora). Tornando-se, por ora, o 9º guarda-redes do FC Porto nesse rol. Sendo os Guarda-redes com 100 e mais jogos pelo FC Porto no Campeonato/Liga Portuguesa: Vítor Baía, Barrigana, Helton, Américo, Fonseca, Rui, Zé Beto, Tibi e CASILLAS.


Enquanto isso, depois que na jornada anterior fora igualado o recorde de consecutivos jogos vitoriosos no clube, desta feita foi ultrapassada essa marca, ficando a apenas um jogo de igualar o máximo nacional, entre clubes portugueses.


Para já vai em dezassete… Continuando a aumentar a contagem, vira o ano e prossegue a série triunfal do dragão. Segue imparável o conjunto de Sérgio Conceição, ampliando na Vila das Aves a margem para o segundo classificado com o 17.º triunfo consecutivo em todas as competições. Valeu um golo de Éder Militão para garantir o triunfo necessário, em vitória difícil e assim mais saborosa, por um golo (0-1), de permeio com dois golos anulados, um dos quais de decisão muito duvidosa.


Assim sendo, o que importa agora é que é já um bom começo de ano, com esta vitória difícil, mas conseguida; e pelos contornos ainda mais empolgante. Ficando no momento o 2º classificado, Sporting, a 5 pontos de distância; e o outro competidor mais usual, Benfica, a 7 pontos...!


Agora que passou a entrada no novo ano, como manda a tradição com uma íntima peça azul vestida, apetece que venha a Páscoa com amêndoas doces – qual será a aproximação a mais um título nacional...!

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário