Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Homenagem de Recordação ao histórico guarda-redes Armando Silva: um ano de saudade!


Passou um ano desde o desaparecimento físico de Armando Pereira da Silva, o guarda-redes Armando Silva que defendeu as balizas do FC Porto e do Sporting de Braga, além de outros clubes também durante seu multifacetado percurso desportivo e de cidadão. Tendo assim decorrido um ano, entretanto, desde que faleceu esse célebre guarda-redes especialista em defender penaltis e especialmente bom amigo, um homem bom e que facilmente cultivava e despertava amizades e simpatias.


Perfaz então um ano de saudade, precisamente na ocasião em que para o autor destas linhas evocativas e seu amigo, também, se completaram cinquenta anos de saudade desde que partiu para o além a minha avó paterna, a pessoa que mais marcou minha infância. Lembrando assim um e outro dos casos, porque as pessoas que nos são queridas estão sempre presentes em nosso ser!


Recorde-se que sua vida e obra está devidamente historiada neste blogue, em diversos artigos sobre esse mesmo grande guardião formado no FC Porto e que em 1954/55/56/57/58 representou em juniores, como depois em seniores vestiu a camisola de guarda-redes do FC Porto nos períodos de 1958 a 1960 e mais tarde entre 1970/71 a 1972/73, assim como de permeio passou por Gil Vicente, Ferroviário de Malange, Salgueiros e Sporting de Braga. Tal como foi internacional pela Seleção B de Portugal e foi suplente na Seleção A de Américo e Damas. Com destaque para o facto de ter sido agraciado com a Medalha de Exemplar Comportamento da Federação Portuguesa de Futebol, por ter feito 391 jogos oficiais sem qualquer castigo. Sem ter apanhado alguma vez algum “cartão”, sequer!


Não tendo sido possível ao autor publicar algo relacionado na data de tais ocorrências, como tem sido apanágio deste espaço memorial, regista-se o caso que naturalmente adveio às pessoais orações memorandas, na junção de factos, como homenagem de recordação e eterna saudade. Até sempre amigo senhor Armando. O meu amigo de sempre continuará como constante recordação no íntimo registador da Memória Portista.


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens  )))

Sem comentários:

Enviar um comentário