Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 19 de março de 2019

"Bi-Bota" Fernando Gomes entronizado Irmão da Misericórdia do Porto



Como forte elemento sócio-cultural representativo dos valores portucalenses, o FC Porto viu um seu elemento representativo, o histórico “Bi-Bota” Fernando Gomes, também ser distinguido por uma das mais emblemáticas instituições da cidade Invicta, como é a Misericórdia do Porto  em sessão solene comemorativa dos 520 anos desse organismo de cumprimento das sacras ordens de misericórdia.


Então, em cerimonial decorrido no Museu e Igreja da Misericórdia do Porto, teve lugar no domingo anterior ao Dia do Pai tal ato de grande significado. No âmbito das respetivas comemorações, culminadas no passado domingo 17 de março, quando a Misericórdia do Porto celebrou o seu 520.º aniversário com uma missa solene. Acrescendo ao programa o facto de no decorrer da própria comemoração a instituição haver sido distinguida pelo Observatório Internacional dos Direitos Humanos.


Nessa mesma celebração, em plena igreja privativa da instituição, na rua das Flores, após missa solene presidida pelo Bispo do Porto, D. Manuel Linda, houve a cerimónia de entronização de novos Irmãos da Misericórdia. Entre os quais foi distinguido o portista Fernando Mendes Soares Gomes, figura pública como antigo futebolista do Futebol Clube do Porto, o Fernando Gomes que foi ‘bi-bota’ de ouro e atualmente desempenha funções representativas no dirigismo do clube Dragão.  


Após isso, esse mesmo “Gomes do Porto” declarou, sintetizando a ocorrência: «Faço já parte de uma grande instituição, que é o FC Porto, e agora também é uma honra fazer parte da Misericórdia, sobretudo porque estou disponível para trabalhar e ajudar os mais necessitados», disse ao próprio Canal da Misericórdia. Acrescentando ainda o mesmo Fernando Gomes: «Se tudo o que tenho feito der para motivar outros a virem ajudar o próximo e a Misericórdia, ficarei contente».


Como ilustração desse eloquente ato juntam-se algumas imagens, com a devida vénia, através de fotos da página informática da referida instituição da Cidade da Virgem.

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário