Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 27 de março de 2019

Efeméride da estreia de Acácio Mesquita no FC Porto e algo mais…


No dia 27 de Março de 1927 estreou-se com apenas 17 anos um verdadeiro símbolo do FC Porto, como foi Acácio Mesquita. E a 27 de Março de 1938 ingressou no FC Porto o primeiro africano da história do clube. O seu nome de conhecimento futebolístico era Meireles. Segundo consta na Tábua Biográfica da Fotobiografia do FC Porto, em boa hora publicada por Rui Guedes. Numa cronologia através da qual são referidos factos relevantes dos sucessivos anos, da atividade desportiva do FC Porto ao longo dos anos, por datas dos sucessos que o autor desse importante volume achou mais significativos.

Ora, sinceramente não tem o autor deste blogue informações documentais referentes a esse tal jogador pioneiro vindo de África, pelo menos que lembre de memória, apenas, ou de cor, como se costuma dizer; nem vislumbrando alguma recordação na retina, sequer, de poder ter visto o que fosse relativo ao mesmo. Embora podendo haver e até ainda aparecer qualquer coisa referente a ele ou algo dele. Já sobre Acácio Mesquita, é outra história, facilmente vindo à ideia a imagem que ressalta como um dos três "Diabos do Meio-dia" e não faltam referências em livros e obras enciclopédicas sobre ele na história antiga do FC Porto.


Com efeito Acácio Mesquita estreou-se oficialmente com a camisola do FC Porto no jogo FC Porto-Progresso disputado no Lima naquele dia de Março de 1927, a contar para o Campeonato Regional do Porto, substituindo Resberg. Tendo esse encontro terminado empatado a dois golos, com Acácio Mesquita a haver tido papel importante, mesmo como suplente utilizado, apenas, por ter ainda marcado um dos golos do FC Porto, após ter entrado no decorrer do jogo.

No decurso dos anos seguintes Acácio passou a ter desempenho mais vistoso, cotando-se depois como um dos  nomes grandes de futebolistas que muito dignificaram o clube azul e branco. Assim como foi valoroso campeão também no atletismo, modalidade que representou igualmente no FC Porto.


Sobre o tema dos "3 Diabos do Meio-Dia" já aqui foram feitas algumas lembranças evocativas.  Motivo porque desta feita dedicamos ao internacional Acácio Mesquita umas visões mais amplas sobre sua carreira desportiva.

Assim, havendo material diverso entre a documentação portista sobre esse que foi o quinto futebolista do FC Porto a ser chamado para representar a seleção portuguesa, junta-se aqui como exemplos de sua biografia uma "caixa" há uns anos bons publicada no antigo jornal O Norte Desportivo, assim como a respetiva “entrada” no trabalho de Rodrigues Teles sobre os Internacionais do FC Porto.

Por fim, ilustra-se esta evocação ainda documentalmente com o currículo que lhe é referenciado na Enciclopédia do Desporto (no volume 9 da coleção editada pela Quidnovi em 2003).

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))

2 comentários:

  1. Continuação do serviço público portista que tem vindo a afazer desde há muitos anos, primeiro quando escrevia e eu lia no jornal O Porto, depois na revista do Conselho Cultural e de há anos nos blogues, principalmente neste seu muito bem chamado memória portista. Fiquei com pele de galinha quando ouvi no Universo Porto do Porto Canal o Bernardino Barros a mostrar os recortes de seus posts e por fim a referir-se a si e ao blog que costumo seguir, aliás estando muito sempre à espera de mais que venha a por. Saiba que admiro muito o seu feitio de não andar a fazer posts ao calha na internet para mostrar, mas a fazer trabalho de jeito no blogue, com princípio meio e fim. Gosto de ver que está documentado a poder fazer admiraveis documentos, de cada vez que escreve a servir a idealização do FC Porto. Como sócio apaixonado pelo FCP, obrigado.

    ResponderEliminar
  2. Surpresa, vi esta recordação de há 1 ano no facebook e apareço aqui a comentar novamente porque continuo a gostar de tudo o que publica. Sem esquecer que também há uns tempos o José Fernandes do Óquei em patins na entrevista ao Porto Canal dizia se querem saber qualquer coisa perguntem ao Armando Pinto da Longra, ele sabe tudo. OK!

    ResponderEliminar