Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 24 de março de 2019

João Rodrigues (W52-FC Porto) é o vencedor da 37.ª Volta ao Alentejo.



Depois de ter conquistado a camisola amarela de véspera, após vitória na decisiva etapa de contrarelógio, o ciclista do FC Porto João Rodrigues conquistou a 37.ª Volta ao Alentejo, terminada neste domingo último da hora de inverno, ao cabo da difícil sexta e última etapa entre Portalegre e Évora.


«No derradeiro dia de prova a equipa portista W52-FC Porto teve de aplicar-se devido a uma fuga iniciada ao quilómetro 16 por Beñat Intxausti (Euskadi Basque Country-Murias), David de La Fuente (Aviludo-Louletano), Pedro Pinto (Miranda-Mortágua), Gonçalo Leaça e Fábio Oliveira (LA Alumínios – LA Sports), Micael Isidoro (BAI-Sicasal-Petro de Luanda), Jokin Aramburu (Equipo Euskadi) e Cyrirille Thiery (Swiss Racing Academy).


Inicialmente foram outras equipas que passaram pela frente do pelotão, mas acabaram por perceber que se deixassem os escapados ganhar terreno os portistas teriam de desgastar-se para manter a situação sob controlo. Foi o que aconteceu quando os oito homens da dianteira detinham mais de 6 minutos de vantagem e colocavam, virtualmente, em perigo a camisola amarela de João Rodrigues. »


Anulada a fuga pelo trabalho da equipa portista «a 18 quilómetros da chegada o pelotão passou a rolar compacto a caminho de Évora, com uma chegada ao sprint na mente da maioria dos corredores. A alta velocidade levou o pelotão agrupado até à Praça do Giraldo, onde Enrique Sanz venceu pela terceira vez nesta edição da Volta ao Alentejo. O segundo classificado foi o britânico Gabriel Cullaigh (Team Wiggins LeCol). Mário González (Euskadi Basque Country-Murias) fechou o pódio do dia.


João Rodrigues, escoltado pela armada da W52-FC Porto, chegou a Évora em condições de imiscuir-se no sprint, sendo o sétimo a cortar a meta, defendendo da melhor forma a propriedade da camisola amarela.


"Hoje parece que estive numa bolha, sempre protegido do vento pelos meus companheiros de equipa. É a eles que dedico esta vitória", afirmou João Rodrigues.»


Está assim conquistada a primeira grande vitória da época pela equipa W52-FC Porto e logo numa das mais importantes corridas disputadas por etapas em Portugal. Com honra e glória para o FC Porto em ter a confirmação de mais um grande valor, como é o algarvio portista João Rodrigues, vencedor categórico da Volta ao Alentejo de 2019.


*****
De véspera, recorde-se, João Rodrigues passara a ser novo camisola amarela da Volta ao Alentejo, ao final da 5ª e penúltima etapa. De manhã, na 4.ª etapa entre Ponte de Sor e Portalegre, o algarvio terminara na 4.ª posição, percorrendo os 74,3km em 1h 56m 28s. Na parte da tarde foi o mais rápido do contrarrelógio em Castelo de Vide, ao terminar os 8,4km em 12m 45s, menos 3 segundos do que Luís Mendonça, da Rádio Popular-Boavista, que tinha partido de amarelo para a 5.ª etapa. Raúl Alarcón terminou o contrarrelógio na terceira posição, a quatro segundos do companheiro de equipa.

Na geral individual, após a 5.ª etapa, a W52-FC Porto tinha então já dois atletas a marcar presença entre os dez primeiros, João Rodrigues (1.º) e Raúl Alarcón (3.º). Enquanto em termos coletivos, a formação azul e branca liderava também a geral por equipas (47h13m27s), com menos um minuto e quatro segundos do que a segunda classificada, a Equipo Euskadi. Indo-se para a derradeira tirada com Rodrigues no comando, embora detendo uma diminuta vantagem de 3 segundos para o imediato perseguidor.


*****
Por fim, conseguindo defender bem a posição de João Rodrigues ao longo da última etapa, a equipa W52-FC Porto deu mais uma demonstração de sua valia, desta feita com o alcance do pódio, quer individual como coletivamente.


Com efeito, João Rodrigues venceu a 37.ª Volta ao Alentejo. O ciclista da W52-FC Porto partiu para a última etapa com a camisola amarela e conseguiu defender a posição, chegando a Évora no sétimo lugar, a um segundo do vencedor, com o apoio dos restantes companheiros de equipa.


Rafael Reis (13.º) e Raúl Alarcón (15.º) também completaram a etapa a um segundo de Enrique Sanz. Daniel Mestre (68.º), Samuel Caldeira (79.º), Edgar Pinto (81.º), Ricardo Mestre (85.º) foram os outros ciclistas da W52-FC Porto na estrada.


Então João conquistou a sua primeira vitória numa prova de etapas, ao terminar com menos três segundos do que Luís Mendonça (Rádio Popular-Boavista), vencedor em 2018, e quatro do que o espanhol colega de equipa Raul Alarcón (W52-FC Porto). Sendo assim o camisola amarela final desta vez, depois de em anteriores oportunidades ter conquistado noutras provas algumas camisolas de líder de outras classificações.


A W52-FC Porto venceu a classificação geral por equipas na Volta ao Alentejo.


Grande vitória, a toda a linha do conjunto do FC Porto e certeza afirmativa de João Rodrigues, herói da nossa primeira grande alegria portista desta época, como muito nos alegra a confirmação que a equipa W52 FC Porto está aí para as curvas e contracurvas, fortalecida em bom ritmo.


*****
«Para João Rodrigues, de 24 anos, esta camisola amarela foi a primeira numa prova por etapas e o ciclista detalhou a estratégia na corrida. “A equipa toda está bastante forte. Era um objectivo ganhar a Volta ao Alentejo. O Raul [Alarcón] também estava muito bem. Tentámos fazer a diferença na etapa de sábado, na parte da manhã, mas não conseguimos: o [Luís] Mendonça esteve bastante bem. No contra-relógio conseguimos ser os mais fortes e, aqui [última etapa, em Évora], foi tentar não perder tempo”, disse, falando, ainda, do trabalho da equipa neste domingo: “Parece que ia numa bolha, com a equipa toda à volta. Não apanhei nada de ar, foi perfeito. Um grande obrigado a todos eles”.


Raúl Alarcón, que subiu ao lugar mais baixo do pódio, deixou elogios ao companheiro de equipa. “O João é sempre um grande trabalhador, um grande amigo de todos e merece esta vitória”, disse o vencedor das últimas duas Voltas a Portugal.»



Classificações finais


Geral Individual final

1º - João Rodrigues – 19h 13m 43
3º - Raúl Alarcón +4s
11º - Rafael Reis +1m 10
44º - Samuel Caldeira +7m 51
45º - Daniel Mestre +7m 55
66º - Edgar Pinto +17m 00
68º - Ricardo Mestre +17m 35


Geral Equipas
1º - W52 – FC Porto


Armando Pinto
»»»» Clicar sobre as imagens, para ampliar ««««

1 comentário:

  1. Muito Bom!
    Parabéns à equipa e principalmente ao João Rodrigues, faço minhas as palavras de Raul Alarcon.
    Obrigada

    ResponderEliminar