Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 20 de março de 2019

Prolongado o vínculo entre Casillas e o FC Porto: «"Iker Casillas é uma figura do futebol mundial e também já é uma figura do FC Porto», como afirmou Pinto da Costa, dando voz ao universo do sentimento portista


IKer Casillas prolongou seu contrato com o FC Porto, o mesmo querendo dizer que o FC Porto aumentou o tempo de duração de sua ligação contratual com o famoso e valioso guarda-redes que já foi Campeão da Europa e do Mundo, assim como atualmente é de Portugal, também. Significando que Iker Cassillas e o FC Porto vão continuar ligados mais tempo, após alongamento do respetivo contrato, continuando San Iker a ser guarda-redes doo FC Porto e o FC Porto a ser o clube onde Casillas continua sua brilhante carreira desportiva.


Casillas quando veio para o FC Porto acabou por vir engrandecer mais o grande FC Porto, além de dar maior visibilidade ao campeonato português e, sobretudo, como ícone do futebol mundial, veio mediatizar mais o futebol português, de modo que no estrangeiro passou a ser melhor conhecido o sistema protetor ao Benfica e consequentemente prejudicial ao FC Porto, como por extensão a tudo o que seja melhor fora de Lisboa… O que levou a que na época tivesse havido oposição à sua entrada no FC Porto, de modo particular pela comunicação social anti-Porto, mais afetações a outros níveis e influências espalhadas por quadrantes diversos. Tendo o seu valor conseguido superar tudo, de forma que aí está como guarda-redes efetivo do clube atualmente Campeão de Portugal.


Naturalmente que a sua vinda para o FC Porto foi bem vista pelos adeptos apoiantes do FC Porto, e pessoalmente até com satisfação manifestada neste blogue, quer aquando da sua chegada como no decurso da sua prestação na defesa das balizas portistas. E, passados quatro anos, continua como guarda-redes já histórico do FC Porto. Com contrato prolongado, acima do acordo firmado até à época em curso, agora renovado por mais uma outra época e ainda mais uma outra de opção.


Com efeito, nesta quarta-feira imediata ao Dia de São José, porque os portistas são mesmo bons chefes de família, é assim prestada homenagens aos Pais Portistas, como prenda no âmbito do Dia do Pai (do dia 19, anterior). Visto tudo ter ficado selado ainda no próprio dia e apenas o contrato foi reconhecido publicamente na data imediata, à quarta-feira 20 de março.


Aliás na segunda-feira anterior, na gala festiva da Liga Espanhola em que Casillas esteve presente como nomeado Embaixador em Portugal de La Liga, o campeonato do país vizinho, já o próprio Casillas anunciara publicamente essa feliz novidade, tendo afirmado que conta acabar a sua carreira de guarda-redes no FC Porto.


Então, o guarda-redes espanhol revelou à imprensa espanhola, com natural difusão por todo o mundo e inclusive chegando a Portugal tal notícia, que ia renovar por mais tempo com o FC Porto, pensando assim terminar a carreira no Dragão.


«Iker Casillas garantiu esta segunda-feira que vai acabar a carreira no FC Porto. O guarda-redes espanhol, que anunciou já ter o acordo alinhavado para renovar com os dragões, afirmou que vai vestir a camisola dos azuis e brancos até aos 40 anos. "Posso dizer que desde que cheguei a Portugal, Pinto da Costa tratou-me sempre muito bem, com muito carinho. Esta semana creio que vou renovar até aos 40 anos com o FC Porto. Seguramente terminarei a carreira aqui e depois vou dedicar-me a outras coisas", garantiu o espanhol".»


Casillas, recorde-se, chegou ao FC Porto em 2015 e conquistou um Campeonato Nacional (Primeira Liga) e uma Supertaça pelos Dragões.

Nesta data da continuação de interligação das duas partes, ficaram como frases fortes, quais títulos da ocorrência, o que foi dito pelos dois intervenientes na assinatura do contrato. Em representação do FC Porto, Jorge Nuno Lima Pinto da Costa afirmou: "Iker Casillas é uma figura do futebol mundial e também já é uma figura do FC Porto." Enquanto por seu lado o valoroso guardião portista, Iker Casillas, reforçou: "Quero ficar aqui até acabar a minha carreira como futebolista"!

Sintomático de tudo é que o ato público da "Renovação de Casillas" para 2019/2020 foi apresentada através de comunicação feita no próprio relvado do Estádio do Dragão, com uma das balizas por cenário, enquanto nos "Placard´s eletónicos", os marcadorres visuais, passavam imagens de alguns momentos celebrizados nalgumas das suas defesas pelo FC Porto. 


Iker Casillas é já portista e simbolo prestigiante do campeonato português. Tanto que por vezes até aparece escrito, em vez de Casillas, como Casilhas!

Nota: A propósito desta feliz notícia de Março de 2019, recorde-se o que neste blogue ficou registado aquando da sua aquisição pelo FC Porto, em 2015 (então junto com Máxi Pereira):
(clicando em)

Tal como, de seguida, ao início da época de 2015/16, por enriquecer a galeria de grandes guarda-redes da História do FC Porto...
(em)

Bem como, depois, felicitando-o, aquando de seu aniversário, em 2017
(em)

… E aquando da sua primeira renovação em 2018:
(em)

Assim como mais algumas vezes,  de permeio, em que houve oportunidade de lhe dedicar mais artigos de espírito memorial portista. Com destaque para a homenagem particular que em 2016 prestou a um dos seus antecessores guarda-redes, com a oferta duma sua camisola ao antigo guarda-redes Armando (que entretanto faleceu em 2018), como se pode rever clicando no artigo correspondente
(em)
- Iker Casillas homenageia um dos seus antecessores históricos...

ARMANDO PINTO
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário