Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sexta-feira, 5 de abril de 2019

Hernâni – Dezoito anos de saudade!


No dia 5 de Abril de 2001 faleceu, então com 69 anos, um dos mais importantes jogadores de futebol da nossa história: Hernâni Ferreira da Silva.

Com efeito, a data de 5 de abril é propícia para recordar sempre o antigo futebolista Hernâni Ferreira da Silva. Um grande nome do futebol e dos maiores de sempre do FC Porto.

Conforme consta em diversas publicações, ele «foi um dos mais famosos jogadores de futebol da História do Futebol Clube do Porto, clube onde iniciou em 1950 e terminou em 1964 a carreira (tendo ainda representado o Estoril uma época, na fase de serviço militar em que teve de estar fora da cidade do Porto, em 1952/53). Em 277 jogos para o Campeonato Nacional da 1ª Divisão, marcou 136 golos, alguns deles a revelar a arte e a superior capacidade com que driblava em velocidade, sempre em direção à baliza. Além disso, vestiu a camisola da Seleção por 28 vezes, nas quais marcou seis golos. Era conhecido pelo “furacão de Águeda” numa alusão à sua naturalidade.» Pela seleção militar cobriu-se também de glória, tendo sido goleador e capitão da seleção representativa das forças armadas que venceu o Torneio Internacional Militar, em 1958.


Algo está escrito sobre Hernâni, mas não tanto como merecia, sobretudo na comunicação oficial emanada de Lisboa. Contudo neste espaço de Memória Portista tem sido evocado e está deveras historiado. E assim como tem sido recordado diversas vezes aquando da efeméride da data de seu nascimento, e quantas vezes em ocasiões pertinentes de triunfos a que seu valor esteve ligado, desta feita curvamo-nos diante de sua memória em mais uma efeméride como é a do dia em que, em 2001, desapareceu do número dos vivos. Passando a ser mais uma estrela no firmamento azul, cintilando no infinito como brilhou e continua presente no sentimento portista.


Desse passamento juntamos imagens das páginas da revista Dragões, alusivas à despedida desse grande Vulto do FC Porto.


Nesta ocasião aniversária e como constante recordação, encimamos esta evocação com uma espécie de lápide pessoal, em homenagem evocativa, qual romagem de saudade à memória do senhor Hernâni Ferreira da Silva, o “Hernâni do Porto”!

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário