Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 10 de abril de 2019

Recordando: A propósito do recente FC Porto-Boavista – Um embate de tempos idos…


Passou já o clássico dérbi portuense de futebol sénior entre o FC Porto e o Boavista, que a equipa portista venceu por 2-0 ao findar a semana passada, perante o clube vizinho sempre acicatado quando defronta o maior representante da cidade Invicta. Ora, a propósito desse embate, vem ao tema recordar um jogo do FC Porto com o Boavista de tempos idos, entre os muitos confrontos disputados ao longo dos anos.

Um destes dias, ao consultar uma antiga revista lisboeta dedicada ao desporto, deparou-se diante de nossos olhos algumas imagens e respetiva crónica dum jogo desses de outrora, então disputado ao findar do ano de 1947. Assim dessa jornada, correspondente ao campeonato Nacional da época de 1947/48 e que o FC Porto então venceu no campo do Boavista pela interessante marca de três golos sem resposta, juntamos a reportagem publicada ao tempo na revista Stadium de 4 de dezembro de 1947. Quer do referido encontro, como de pose da linha média do FC Porto, onde evoluía o primeiro Gastão que jogou com a camisola azul e branca do Porto (o angolano Gastão Nazaré, entrado no clube no início dessa época), assim como se ia confirmando já Joaquim Machado e despontava Ângelo Carvalho, valorosos futebolistas, tendo os dois últimos depois chegado a internacionais pela seleção A de Portugal, quando jogavam no FC Porto.


Como nota curiosa, repare-se que nesse tempo Virgílio atuava como avançado, posição em que se distinguira quando despertou atenções e veio para o FC Porto. Tendo mais tarde passado para médio e por fim se fixado a defesa e como defensor ficou célebre, tal foi sua fama de "Leão de Génova" e recordista de internacionalizações no seu tempo.

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário