Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sábado, 4 de maio de 2019

"125 EM AZUL": A História do FC Porto contada em quatro capítulos. E algo mais... no Porto Canal.


"125 EM AZUL": A História do FC Porto contada em quatro capítulos

Num precioso documento visual, mais grafismo complementar, qual documentário com todos os condimentos, a História do FC Porto é passada em imagens e ideias nesse conjunto de quatro capítulos, da lavra de Rui Cerqueira e uma vasta equipa cujos nomes aparecem ao correr da respetiva indicação da ficha técnica, incluindo realização e edição de Luís Esmael, Marco Carvalho, Ricardo Sobral e Nuno Magalhães. Tendo como mentores (segundo aparece escrito no final) Helder Gomes e Rui Cerqueira, através de guião de Guilherme Mesquita e narração a cargo de Rui Cerqueira, que também faz a entrevista de fundo.


Trata-se duma «grande produção do clube, com imagens inéditas e o Presidente como narrador». Começado a ir para o ar na terça-feira 23 de abril, no Porto Canal, tal documentário intitulado  “125 em azul”, é «uma grande produção do FC Porto que conta a história do clube ao longo de quatro episódios, exibidos semanalmente.»

Nesse mega produto historiográfico de imagens e narrativa, «o Presidente Jorge Nuno Pinto da Costa é a figura central da obra e, num depoimento exclusivo, revisita os principais momentos da sua governação, mas também, antes disso, o tempo que viveu como dirigente e adepto, além daquilo que contam os livros de história. Funciona, por isso, como cicerone para esta viagem histórica, que apresentará imagens inéditas e testemunhos revisitados de outras das figuras que fizeram e fazem a história do FC Porto.»


O primeiro episódio foi, então, transmitido no Porto Canal, no dia 23 de abril, terça-feira, às 21 h 45, com Live, também, na App e Portal FC Porto. Com o nome “Pontapé de Saída” percorreu os primeiros anos de vida do clube até chegar ao 25 de abril de 1974.

O período seguinte à revolução dos cravos, até à eleição de Jorge Nuno Pinto da Costa para a presidência, em 1982, foi já contado no segundo episódio (“E depois de abril”).

Então, estando para ser aqui referenciado esse peculiar programa após sua total apresentação, no final, do mesmo fazemos já um justo juízo com antecipação da referência que o autor deste blogue tinha em mente para este espaço de memorização. Pois, pelo que já vimos, fácil é dizer que o "filme" tem qualidade que baste, ou melhor dizendo de forma direta: - É muito bom! Por isso recomenda-se!!!

Em episódios exibidos semanalmente às terças-feiras, o próximo capítulo será sob título genérico “Portugal, Europa, Mundo!”, «incidindo no início do período de domínio do FC Porto a nível interno, a meio dos anos 80, passando pelas primeiras conquistas internacionais, em 1987, e terminando com o histórico Penta, às portas do século XXI.» Até que o ciclo se fecha com “À conquista do futuro”, 4º e último capítulo, «que passa em retrospetiva a era José Mourinho, o segundo tetracampeonato e o terceiro tri, com a conquista da Liga Europa em Dublin pelo meio, até chegar aos dias de hoje.»

Eis pois um belo documento, que fica a perdurar e a fazer sobreviver ao tempo a História do FC Porto, nomeadamente desde que Pinto da Costa deu um definitivo impulso à Vida do FC Porto. Num bem documentado trabalho, profusamente ilustrado com imagens corridas e fotos coevas, a deixar boa sensação. Honrando bem o FC Porto, quão bem fica assim assinalada a marca dos 125 anos do clube Dragão.

Nota Bene: A meio destas possibilidades do mundo portista se ir documentando memorialmente, por meio das imagens destes programas, entre os dois primeiros capítulos deste” 125 em Azul” e os restantes, surge no Porto canal, no “Universo Porto-Entrevista”, mais uma boa conversa televisiva para a malta de outros tempos relembrar e nos dias que correm dar a (re)conhecer ao grande público, sobretudo às gerações mais novas, um grande valor do hóquei em patins – José Fernandes. Em mais um valioso contributo de Rui Cerqueira, que entrevista esse antigo hoquista e depois também treinador campeão europeu do FC Porto, o Zé Fernandes que foi e é o técnico do até agora último título de campeão europeu conquistado pelo hóquei patinado do FC Porto.


Uma entrevista  que, como tem sido normal, poderá ser vista ainda mais tarde, noutros dias e horas diversas, nas repetições sempre propícias.

A não perder…!

Armando Pinto

((( Clicar sobre a seta, ao cimo, para acesso ao vídeo com genérco de apresentação do filme )))

Sem comentários:

Enviar um comentário