Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 21 de maio de 2019

“Chinesices”… a propósito das manobras de pré-final da Taça de Portugal


Terminado o campeonato da batota vergonhosa, falta disputar-se a final da Taça de Portugal. A chamada “festa do futebol” em que, mais uma vez, parece haver premeditação de puxar a que haja interferências costumeiras.

O Sporting, efetivamente já começou a preparar terreno… ao invés de anteriores posições. Ficando-se a entender muitas coisas pelo que de próprios adeptos vem a público.


Na página sportinguista “O Chamuças da Curva Sul”, com data de domingo (publicado às 11 H 12) pela manhã do dia seguinte ao final do campeonato, pode ler-se, conforme aparece no espaço do facebook: «Bom dia Sportinguistas. Final do campeonato e mais uma vez conseguimos ser piores que na época passada. Este Sporting não consegue evoluir enquanto tiver adeptos da gravata a destruir tudo por dentro. Precisamos de gente jovem e dinâmica a ajudar o Sporting a vencer. Destituíram BDC para se juntarem ao Benfica na sua pior fase?  A primeira coisa que fizeram quando destituíram bdc foi proibir que se falasse do Benfica na Sporting tv. Abriram tudo pra o Benfica passar. Pararam de atacar os mais corruptos de Portugal e ainda deixaram cair o recurso do E-toupeira. Qual foi o objetivo de tudo isto? Como sócio tenho o direito de saber. Todos os sócios têm esse direito. 1 ano depois o Benfica volta a ser campeão como se tivesse ganho tudo limpo nos últimos 15 anos. Neste clube já nada me surpreende, quando estamos a chegar lá, há sempre um notável que destrói o trabalho de quem faz bem. Destituímos para oferecer títulos ao Benfica. Obrigado Notáveis! 1 ano de varandas-Benfica campeão»

Ora, como que dando razão a tudo isto, dito mesmo por alguém sportinguista, em vez de manterem a anterior posição sobre o caso E-Toupeira, (pois fizeram o favor ao clube vizinho, desistindo da parte que lhes tocava no processo) viraram-se para atacar o FC Porto, pensando em influenciar o ambiente na Taça.

Temos pois de virar atenções a isso.

Nós, falando pela instituição FC Porto, como simples adepto… Não andamos "distraídos" mas “ocupados” com os toupeiras sobre tudo o que foi preciso denunciar e tem sido preciso combater, perante a corrupção e compadrio que grassam no futebol português. Mas, além disso, convém não esquecer algo mais, para que se não repitam oportunismos anteriores. Tais como o que por vezes acontece com o Sporting, outro clube que historicamente foi e é também protegido do regime. Vindo ao caso o tema agora com maior pertinência, quando se aproxima o dia de encerramento oficial da época, para cujo desfecho o FC Porto depende de si, embora não totalmente. E o adversário faz-nos lembrar um dos maiores roubos que sucederam no futebol português conhecido pela... "Taça da China".

Do sucedido, com um golo marcado em fora de jogo evidente e descarado, ficou uma sequência de imagens na revista Selecções Desportivas de Junho de 1979 (em seu Ano II, nº 19), a descrever (embora evitando essa referência, no caso) como a bola bateu num jogador deslocado e dele ressaltou para o marcador :


Recorde-se, sobre isso, que o árbitro, Mário Luís, após o jogo viajou com a comitiva do Sporting em viagem de digressão para a China. Tendo inclusive ido vestido com fato oficial da mesma comitiva sportinguista, com emblema do Sporting no casaco. O que facilmente mostra como tudo estava preparado, pois um fato e com a simbologia do clube assim, à medida, não se fazia de uma hora para a outra!

Foi em 1978 e, como comprovativo insuspeito, respigamos a crónica que sobre esse caso está publicada no trabalho do jornal A Bola sobre “Glória e Vida de Três Gigantes” (edição em fascículos, de 1995):


Entretanto, a preparar manobras de bastidores o Sporting formalizou uma queixa contra Sérgio Conceição, enviando à Liga essa forma de diversão e ameaça. Como que procurando incendiar o ambiente. Enquanto os canais televisivos e jornais afetos aos clubes de Lisboa param imagens com momentos que interessam a seus desejos, quando se mexessem mais as imagens viam o que, por exemplo, se pode ver no jornal O Jogo:


Contrariamente, conforme vem na comunicação social, o FC Porto não vai apresentar qualquer queixa contra Petrovic, médio do Sporting, que esteve envolvido com o Corona no “sururu” que resultaria na expulsão do mexicano do FC Porto. «Segundo o que O JOGO apurou, os dragões optaram por não avançar com a queixa para não dramatizar mais o ambiente para a final da Taça de Portugal. Refira-se que o Sporting formalizou esta tarde uma queixa contra Sérgio Conceição, pedindo a elaboração de auto de flagrante delito para instrução de processo sumário, na sequência dos mesmos incidentes no final do clássico do passado sábado.»


Enquanto isso «Francisco J. Marques, diretor de comunicação do FC Porto, já reagiu, através das redes sociais, a esta notícia: “Os senhores que não recorrem da decisão do e-toupeira são os mesmos que apresentam queixa de um sururu num jogo de futebol? Assim se incendeia uma final da Taça porque há gente para quem é mais importante um jogo do que a verdade desportiva”, escreveu no Twitter, o diretor de comunicação do FC Porto. (Fonte: Ojogo.pt)

Perante isto, esperando que o bom senso prevaleça, até ao fim da final da Taça, desde já se tem de dizer, que depois o FC Porto tem de tomar posição – pois não se pode desculpar o que estão a tentar fazer… a ver se amedrontam e interferem com ideias de influenciar o desenrolar do encontro!

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário