Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 5 de maio de 2019

Edgar Pinto (W52-FC Porto) vence em Oviedo a terceira e última etapa da Vuelta Asturias. E... a propósito recordam-se antigos triunfos também no estrangeiro.


Solidificando mais a categoria de equipa internacional, o conjunto W52-FC Porto voltou este domingo inicial de maio a dar nas vistas no estrangeiro, desta feita vencendo uma etapa na Volta às Astúrias, através de brilhante corrida de Edgar Pinto.


Após diversas provas, sempre com grande destaque, de permeio com a primeira participação numa prova do mais elevado nível de ciclismo, o World Tour, que contou com a participação da equipa portista na Volta à Turquia (na qual a equipa azul e branca teve atuação de relevo), agora surge uma vitória em etapa, o que é já significativo.


Ora, se noutros tempos o ciclismo do FC Porto tomou parte destacável em diversas corridas internacionais, está na atualidade a voltar a modalidade das bicicletas a essa antiga ligação histórica. Como depois de aqui e agora se anotar as ocorrências atuais, adiante deste registo juntamos em género de evocação algumas referências memoriais.

Então, essa primeira corrida da equipa W52-FC Porto no calendário internacional como equipa Profissional Continental teve logo boa prestação, perante o quinto lugar de Edgar Pinto na Geral Individual e quinto também para a W52 FC Porto por equipas, nesse 55º Presidential Cycling Tour of Turkey . Tendo em ambos os casos os representantes do FC Porto ficado à frente de equipas de categoria superior (World Tour).


Para memória histórica: O 5º lugar de Edgar Pinto na Volta à Turquia de 2019, com apenas  mais  59 segundos que o vencedor geral, foi secundado pelos companheiros Raúl Alarcón (em 17º), Ricardo Mestre (27º), Rafael Reis (31º), Samuel Caldeira (48º), Tiago Ferreira (68º) e Gustavo Veloso (93º). Enquanto na classificação final da Geral por Equipas se posicionou em 5º a W52-FC Porto.


Agora, volvidas algumas corridas, desta feita aparece uma grande vitória, com o triunfo de Edgar Pinto na terceira e última etapa da Volta às Astúrias. Cuja Geral individual final foi conquistada por Richard Carapaz (da Movistar Team), tendo entre as equipas lusas presentes se destacado o 4º lugar final de Edgar Pinto, na soma das etapas e sua vitória na derradeira etapa.  


Então, o ciclista da W52-FC Porto, Edgar Pinto, foi o primeiro a cortar a meta na terceira e última etapa da 62.ª edição da Volta às Astúrias, impondo-se no percurso de 119 quilómetros entre Cangas del Narcea e Oviedo perante o colombiano Carlos Quintero (Manzana Postobón) e o espanhol Jonathan Lastra (Caja Rural-Seguros RGA).


No final, em suma, a Volta às Astúrias voltou a ser ganha pelo equatoriano Richard Carapaz (Movistar). Edgar Pinto (4.º) foi o melhor corredor de equipas portuguesas e também dos Dragões o mais bem classificado na geral individual, seguido de Joaquim Silva (12.º), Ricardo Mestre (41.º), António Carvalho (42.º) e Ángel Sánchez (81.º).


Posto isto, olhando ao mérito que se vem verificando atualmente, recorda-se, dentre antigas participações do ciclismo do FC Porto no estrangeiro, a participação de Fernando Jorge Moreira na Volta a Marrocos, em 1949; e a participação vitoriosa de Artur Coelho em 1957 na Clássica 9 de Julho de São Paulo-Brasil.


Quanto à participação de Fernando Moreira na Volta a Marrocos, em 1949; nessa importante prova do norte de África o campeoníssimo Moreira venceu uma etapa e classificou-se em 3º no Prémio da Montanha e em 5º da Geral final. De cuja exibição se recortam algumas notas de reportagem e informações da revista Stadium de 4 e 11 de Maio de 1949.


Já sobre a participação vitoriosa de Artur Coelho em 1957 na Clássica 9 de Julho de São Paulo-Brasil, publicamos acima uma foto da apoteose de sua grande vitória (de imagem do arquivo pessoal do autor destas linhas) e por fim deitamos mão (através de imagens cedidas pelo amigo Paulo Jorge Oliveira) também de recortes de publicações do jornal O Porto de Julho de 1957.


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário