Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 28 de maio de 2019

Efeméride alusiva ao jornal O Porto


28 de Maio na história do FC Porto é data recordatória da inauguração do mítico Estádio das Antas. Facto assinalado já neste blogue, em oportunidades anteriores, e normalmente efeméride lembrada nos mais variados meios informativos e historiadores do FC Porto. Não sendo esse dia, porém, deveras recordado em tempos recentes por ter sido também, outrora, uma data de extensiva festa do antigo órgão oficial do FC Porto, jornal O Porto, existente desde 1949 até 1986, substituído mais tarde pela revista Dragões, após algum tempo de existência dessa nova publicação. O jornal periódico do FC Porto, cujo 1º número teve data de 24 de Maio de 1949, mas por apenas haver sido distribuído publicamente a 28 seguinte e em associação com a data do estádio, posteriormente inaugurado em 1952, por costume era nesse dia que havia também festa do pessoal do mesmo jornal portista.


Foi assim até, por exemplo, no dia do jogo em que se deu o empate mais saboroso para a verdade desportiva do futebol português. Tendo sido na soalheira tarde de 28 de Maio de 1978, aquando do Porto-Benfica que resultou em empate importante para as contas da conquista pelo FC Porto do título de campeão Nacional de 1977/78, que entre a assistência das Antas foi colocado à venda o número especial do 29º aniversário d’ O Porto. Embora a respetiva edição tenha sido com data de 24 de Maio, mas publicado ainda antes, de modo a chegar aos assinantes a tempo do aniversário correspondente, quando o jornal O Porto fazia 29 anos. Depois de na manhã desse domingo ter havido um jogo, no pavilhão de treinos Afonso Pinto de Magalhães, em convívio festivo entre diretores e colaboradores (dos que puderam marcar presença a hora matinal).


Em alusão e recordação disso, evocamos o facto do respetivo aniversário, com recorte do historial do jornal do clube até 1978, precisamente. E a talhe, também, parte duma página desse Número Especial com artigo alusivo do autor signatário, ao tempo colaborador de O Porto, gratuitamente, em voluntariado; assim como nos dias que correm, por paixão clubista também, pugnando ainda pelo FC Porto através deste blogue de Memória Portista.

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário