Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 27 de maio de 2019

Efeméride da Vitória na Taça de Portugal de 1956


Estava-se a meio da década de cinquenta, com o FC Porto detentor de poderosa equipa de futebol, de tal modo que então, em 1956, conseguiu superar a tradicional batota do sistema e, contra contrariedades arbitrais, venceu o Campeonato Nacional da 1ª Divisão. E na mesma época inclusive repetiu a dose, com nova vitória, dessa feita na segunda prova do calendário futebolístico nacional, ao triunfar na final da Taça de Portugal.

Como disse Hernâni, o senhor General do futebol português, esse foi um dos anos em que um campeonato valeu por dez dos outros e a Taça foi uma raridade bonita, pois para o Porto vencer tem de ser, não só tão bom como os outros, mas muitíssimo superior, porque só assim pode ganhar campeonatos contra o trabalho dos árbitros e de quem tem poder sobre o futebol.

Dessa vez, porém, como o «Nível de arbitragem» foi «competente e imparcial», o FC Porto venceu !


Foi assim a 27 de Maio (como que numa premonição, sendo uma data que décadas depois ficaria célebre pela vitória na Taça dos Campeões Europeus) que o FC Porto conquistou a sua primeira Taça de Portugal e extensivamente a primeira “dobradinha” da história do clube, juntando então Campeonato e Taça.


Aconteceu então isso em final da Taça de Portugal disputada frente ao Torreense, tendo Hernâni marcado os dois golos que selaram esse importante triunfo por 2-0 e «a confirmação de uma temporada plena de sucesso sob o comando do brasileiro Dorival Yustrich» (como bem é recordado em “Dragões Diário”, referente à efeméride portista deste dia.


Ilustrando esta bela recordação, junta-se aqui o que dias depois foi publicado no jornal O Porto, em sua edição de 30 de Maio de 1956.



E... como já então no órgão oficial O Porto ficou escrito: « Contra tudo... e contra todos!»

~~~ ***** ~~~
Desse dia  juntam-se algumas imagens ilustrativas:

- Quão ficou fotograficamente assinalada a ida do "Capitão" Virgílio à tribuna do Jamor, onde recebeu o troféu das mãos do então Ministro Rebelo de Sousa e de sorriso aberto levantou a Taça...


Com a qual, de seguida no relvado toda a equipa posou à posteridade na foto de família com o troféu bem à frente. 


E, por fim, no regresso à Invicta, em momento da receção na sede do FC Porto, Virgílio, depois de ida à janela virada à Praça para mostrar o tão apreciado troféu à multidão, ter discursado diante dos microfones radiofónicos ao fazer entrega oficial da Taça à Direção do Clube.


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

1 comentário:

  1. Foi um Época Extraordinária a de 1955-1956, em que o FCP, Alcançou a sua Primeira "Dobradinha" sobe o Comando do Lendário Treinador Yustrich.

    ResponderEliminar