Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quinta-feira, 23 de maio de 2019

FC Porto Campeão Nacional de Hóquei em Patins 2018 / 2019 !


O FC Porto volta também a ser o Campeão Nacional de Hóquei em Patins, nesta época de 2018/2019.


Em mais uma modalidade onde não há foras de jogo para sonegar golos de um lado e inventar de outro, tal qual nem mergulhos há para forçar penaltis de adulterar resultados, o FC Porto, vencendo as dificuldades que sempre são colocadas, desta feita conseguiu superar tudo e erguer a taça de Campeão Nacional.

Num dia especial, ao fazer vinte anos da conquista do Penta do futebol, perfazendo na quarta-feira 22 de Maio duas décadas do título que no futebol o FC Porto alcançou em cinco anos consecutivos (feito recordista do futebol nacional), também o Hóquei portista, que até já também ganhou o campeonato em dez anos seguidos, “sticou” mais um título, o 23º da história hoquista azul e branca. Do campeonato português de hóquei, o mais competitivo do mundo, como toda a gente reconhece.


Tem assim o hóquei patinado do FC Porto um percurso glorioso e grandioso, com tamanha soma de campeonatos, sabendo-se que o FC Porto entrou no hóquei muitos anos depois dos principais clubes de Lisboa e inclusive dos antigos campeões nortenhos, suplantando tudo e todos.


Ora, além de efémera participação oficial em 1944, apenas de um ano (época desportiva), o FC Porto começou a praticar hóquei em patins de modo definitivo em 1956


E a partir daí, passando pelo título  da 2ª Divisão obtido em 1956 e consequente subida à divisão principal, conquista do Título Regional em 1960, vitórias seguintes no Campeonato Regional da Associação de Patinagem do Porto, mais o Metropolitano de 1969 (à época o Campeonato de Portugal Continental), foi na época de 1982 / 1983 que pela primeira vez foi conquistado pelo FC Porto o Campeonato da 1ª Divisão. E agora, volvidos estes anos ultrapassados, já são 23 os campeonatos ganhos.


= Campeões Metropolitanos - 1968/ 1969 =


Para não estar a escrever sobre o que apenas foi possível ao autor ver à distância, pela transmissão do Porto Canal, transcreve-se para aqui o que ficou registado na página informática oficial do FC Porto, sobre o jogo da consagração:

« 22 DE MAIO DE 2019

Equipa de Guillem Cabestany garantiu o triunfo frente ao Riba d’Ave (6-3) no Dragão Caixa e a conquista do 8.º título nos últimos três anos (na soma das diversas provas ganhas)


O FC Porto Fidelidade garantiu esta quarta-feira a conquista do Campeonato Nacional de hóquei em patins, o 23.º da história do clube. A equipa de Guillem Cabestany venceu o Riba d'Ave no Dragão Caixa (6-3), em jogo em atraso da 24.ª jornada, e fechou as contas do título ainda com uma ronda por disputar.


Os adeptos portistas festejam a conquista do 8.º troféu nos últimos três anos, num ciclo admirável sob o comando do técnico catalão, iniciado a 19 de junho de 2016 com o triunfo na final da Taça de Portugal, frente ao Benfica. O Riba d'Ave voltou a ser o adversário do FC Porto Fidelidade no jogo de consagração, tal como aconteceu na conquista do Campeonato em 2017.

Esta noite, perante um envolvente Mar Azul no Dragão Caixa, a equipa portista teve de manter a concentração e gerir emoções para superar um obstáculo complicado. Os visitantes foram mantendo a diferença mínima no marcador, procurando responder a cada tentativa de dilatação da margem por parte da formação azul e branca.

Rafa, Giulio Cocco, Poka e Gonçalo Alves marcaram os golos portistas na etapa inicial, mas o Riba d'Ave nunca baixou os braços e reduziu para 4-3 na segunda parte. Cocco bisou logo depois e Reinaldo García, ao minuto 45, fixou o resultado final.


Nota ainda para os jogadores de andebol do FC Porto, que garantiram no dia anterior a conquista do título, na Madeira, e marcaram presença no Dragão Caixa para apoiar a equipa de hóquei em patins e receber uma tremenda ovação dos adeptos portistas no intervalo do encontro.

Na última jornada do Campeonato Nacional, novamente no Dragão Caixa, o FC Porto Fidelidade defronta o Turquel (sábado, 15h00), já com o título de campeão conquistado.


FICHA DE JOGO

FC PORTO FIDELIDADE- RIBA D'AVE, 6-3
Campeonato Nacional da 1.ª Divisão, 24.ª jornada
22 de maio de 2019
Dragão Caixa, no Porto

Árbitros: Pedro Silva e Joaquim Pinto

FC PORTO FIDELIDADE:  Carles Grau (guarda-redes), Rafa, Reinaldo García, Gonçalo Alves e Hélder Nunes (cap.)
Suplentes: Nélson Filipe (g.r.), Telmo Pinto, Giulio Cocco, Hugo Santos e Poka
(todos utilizados)
Treinador: Guillem Cabestany

RIBA D'AVE: Diogo Fernandes (g.r.), Tomás Pereira, Diogo Casanova, Diogo Seixas, e Hugo Azevedo
Suplentes: Pedro Freitas (g.r.), Guilherme Ferreira, Nuno Pereira, Daniel Pinheiro e Bruno Pinto (cap.)
Treinador: Horácio Ferreira

Ao intervalo: 4-2

Marcadores: Rafa (2m), Giulio Cocco (7m e 35m), Nuno Pereira (11m), Poka (14m), Bruno Pinto (15m e 35m), Gonçalo Alves (23m), Reinaldo García (45m) »


Resultado final de 6-3 para o FC Porto. E no fim foi a apoteose, com a entrega das medalhas e da taça de campeão.


De realçar que no Dragão Caixa, a abarrotar de assistência, em número possível da lotação do atual pavilhão do clube, teve ainda no camarote presidencial, além de elementos da Direção (entre os quais o antigo valor hoquista Vitor Hugo, atual dirigente do Basquetebol do clube, mais o diretor de secção de Hóquei Sr. Baldaia) e convidados formais (incluindo um representante da Federação Portuguesa de Patinagem), também a presença de, pelo menos, um antigo campeão como hoquista jogador e treinador, José Fernandes  segundo se viu pela transmissão televisiva e se consegue vislumbrar em foto da ocasião.


Está assim conquistado o Título Nacional de Hóquei do escalão máximo, à penúltima jornada, ainda com um jogo por disputar. Tendo assim sido logo festejada a conquista tão desejada, diante da moldura humana que encheu a lotação do Dragão Caixa.


Atualização e enquadramento:

Com a vitória alcançada na penúltima jornada, com efeito, o FC Porto sagrou-se virtual e oficialmente CAMPEÃO NACIONAL DE HÓQUEI EM PATINS. A partir que a Oliveirense já não o poderá ultrapassar na tabela da classificação geral, mesmo porque o confronto direto entre os dois é favorável aos "dragões" (6-5 e 1-1), enquanto Sporting e Benfica ficaram para trás… Consumado fica, então, o 23º título nacional por parte do FC Porto. Número com que o FC Porto iguala o Benfica, como equipas mais vezes campeãs, sendo que o Benfica entretanto participou mais vezes no campeonato, em maior número de anos de competição.

Classificação a uma jornada do fim:

1º - FC Porto - 64 pontos
2º - UD Oliveirense - 61                
3º - Sporting CP - 58      
4º - SL Benfica - 50

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário