Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 29 de maio de 2019

FC Porto Campeão Nacional de Juniores (Sub 19-Futebol) de 2018 / 2019. E evocação de antigas fornadas de campeões juniores !


O FC Porto sagrou-se esta quarta-feira Campeão Nacional de Juniores.

Depois de terem conquistado para o FC Porto o título de Campeão Europeu de Sub-19, os Juniores do FC Porto alcançaram a dobradinha maior, juntando o título de Campeão Nacional. O que não é para qualquer clube, só o FC Porto passa a orgulhar-se disso, entre os portugueses que chegam às competições europeias oficiais.


Algo assim deixa desolados alguns “Velhos do Restelo” de dentro e de fora, mais uma vez, como Camões descreveu n’Os Lusíadas os que estão sempre descrentes e os que fazem tudo para desacreditar o que é de seu afeto, ou do que por não gostarem querem desdenhar…  


Na última jornada da fase de apuramento de campeões, os dragões dependiam apenas de si para festejar em virtude da vantagem de um ponto para o Benfica. E, cumprindo o esperado nas hostes portistas e contra a vontade dos adversários diretos e indiretos, os Campeões Europeus de sub-19 venceram o Sporting de Braga, assegurando o Título Nacional. Tendo vencido por 2-0, com golos de Ángel Torres e Romário Baró, um em cada parte, garantindo a conquista do campeonato que fugia desde 2015/16.


No outro jogo em disputa, o Benfica, apesar de também ter vencido, viu o FC Porto manter-se firme em seu lugar, terminando os encarnados a fase final com 36 pontos, a um de distância do campeão FC Porto.


Com efeito, depois da conquista da UEFA Youth League, os dragões celebram também a nível interno. Obtendo com grande mérito o 23.º título nacional de juniores da história portista, coroando assim uma época perfeita para o escalão – com a grande conquista da UEFA Youth League, correspondente à Liga dos Campeões da categoria e agora o campeonato Nacional de Juniores, fornada atualmente chamada de Sub 19.


Os jovens dragões entraram para a última jornada da fase de apuramento de campeões com um ponto de vantagem sobre o Benfica, apesar do Benfica ter conseguido bons resultados diante do FC Porto, em jogos de resultados deveras injustos, nos quais de seus quatro golos três foram através de penaltis. Mas a formação do FC Porto resistiu a tudo no cômputo geral e triunfou nas contas finais.


Os Sub-19 do FC Porto sagraram-se campeões nacionais depois de baterem esta quarta-feira o Sporting de Braga (2-0), no Olival, na 14.ª e última jornada da fase final do Campeonato Nacional de Juniores A. Os Dragões fecharam com chave de ouro uma época de sonho, na qual juntaram a conquista do título nacional, que escapava desde 2015/2016, à conquista inédita da UEFA Youth League.


Assim a equipa júnior do FC Porto festejou o título no ambiente do Olival bem composto, vitoriando os Dragões, que terminaram esta fase final com 37 pontos, resultantes de 12 vitórias, um empate e uma derrota em 14 jogos (32 golos marcados e 11 golos sofridos).

Os Sub-19 portistas, comandados por Mário Silva, alinharam com Francisco Meixedo, Tomás Esteves, Pedro Justiniano, Levi Faustino, Tiago Lopes, Mor Ndiaye, Fábio Vieira (Rodrigo Valente, 90m+4), Romário Baró (Vítor Ferreira, 74m), Afonso Sousa (João Mário, 83m), Ángel Yesid e Fábio Silva.


Mário Silva comandou a equipa de Sub-19 do FC Porto à conquista do campeonato e da UEFA Youth League A frase mais forte do discurso de Mário Silva diz quase tudo. Depois de uma inédita conquista da UEFA Youth League, a equipa de Sub-19 do FC Porto juntou o título nacional ao título europeu. Após o triunfo sobre o Sporting de Braga na 14.ª e última jornada da fase final do Campeonato Nacional de Juniores A, o treinador dos Dragões dedicou o 23.º título nacional de Sub-19 à estrutura do FC Porto e aos adeptos:


«Já sabíamos que ia ser um jogo muito difícil. Tivemos muitos jogos desde o dia 26 de abril, mas eles portaram-se como verdadeiros campeões. Foi uma época de sonho para nós e nunca ninguém vai esquecer o que fizemos. Depois da derrota com o Benfica em casa, provavelmente só nós acreditávamos que ainda podíamos ser campeões. Este foi um título muito difícil de conquistar, pois as equipas que lutaram até ao fim perderam poucos pontos. A nossa massa associativa maravilhosa merecia este momento e acabamos a época com um sentimento de dever cumprido. Espero que estes meninos tenham muita sorte e consigam triunfar, porque merecem. Até pode haver outra equipa que consiga igualar o que fizemos, mas jamais conseguirão fazer melhor do que nós. Dedicamos esta vitória à estrutura do FC Porto e aos nossos adeptos.»


Em suma, esta é pois época para sempre recordar para os juniores do FC Porto. Um mês depois de se ter sagrado campeão europeu, o FC Porto, através de seus infantes dragões, sagrou-se também Campeão de Portugal na categoria superior das camadas jovens.  


~~~ ***** ~~~

Este título é pois o 23º Campeonato Nacional de Juniores conquistado pelo FC Porto, a partir de 1953. Sendo extenso o rol, já, conforme as épocas que estão no quadro de honra em que o FC Porto foi e é Campeão Nacional de futebol em Juniores:

- 1952/53, 1963/64, 1965/66, 1968/69, 1970/71, 1972/73, 1978/79, 1979/80, 1980/81, 1981/82,1983/84, 1985/86, 1986/87, 1989/90, 1992/93, 1993/94, 1997/98, 2000/01, 2006/07, 2010/11, 2014/15, 2015/16 e 2018/2019.           


Como homenagem a todo esse passado, e visto em anterior artigo aqui termos relembrado o primeiro título, obtido em 1952/53 (conforme se pode recordar por link colocado abaixo, no fim da crónica), desta feita recordamos os segundo e terceiro títulos, obtidos em 1964 e 1966, através de imagens correspondentes.


Eis aí, em poses que ficaram à posteridade, grandes valores dos escalões de juniores de antanho. Como, na de cima (referente a 1964), Artur Jorge, Luís Pinto, Silva, França, etc. e na de baixo (1966) Pavão, Victor Cruz, Lázaro, Rendeiro, Sérgio Vilarinho, Ernesto, Belo, Alberto, Arlindo, o guarda-redes Sousa, etc.

= Equipa Vencedora da Final do Campeonato Nacional de Juniores de 1966:
Em cima da esquerda para a direita: Sérgio, Belo, Orlando, David, Alberto, Pavão, Almeida, Sousa, e massagista.
Em baixo da esquerda: Vítor, Rendeiro, Miranda, Arlindo, Ernesto e Lázaro.

***
= Para recordar: Crónica referente ao titulo nacional de 2016, com homenagem evocativa aos campeões de 1952/53, pode rever-se (clicando) em

  
Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário