Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 1 de maio de 2019

Força Casillas, estamos contigo, sempre!


Somos surpreendidos por uma notícia de todo inesperada, a rasgar o sol deste feriado do 1º de Maio: Iker Casillas sofreu um enfarte na manhã deste dia 1 de Maio. San Iker como é conhecido pelo seu valor, o grande guarda-redes que prestigia o FC Porto, sofre assim um ataque cardíaco, como é vulgarmente referida essa dor de lesão do músculo de irrigação ao coração. E o mundo azul e branco sofre uma contrariedade e sobretudo séria aflição, por quanto admiramos esse valoroso defensor da baliza do futebol portista.

Ora, o atual guarda-redes titular do FC Porto, Iker Casillas, sofreu um enfarte do miocárdio e foi hospitalizado. Segundo informações vinculadas pela comunicação pública, o internacional guarda-redes espanhol está internado num hospital portuense, mas não corre risco de vida. Para já não se sabe se esta época ainda voltará a jogar, importando primeiro o seu restabelecimento e fortalecimento de saúde.

De acordo com as informações veiculadas pelo FC Porto, Casillas sentiu uma indisposição no final do treino realizado no Olival e recorreu ao Hospital da CUF, no Porto. As consequências deste problema de saúde ainda estão por avaliar no que respeita ao futuro profissional. Tudo indica que o guarda-redes está a recuperar bem.

Diz a nota oficial publicada na página informática do F C Porto:

«Iker Casillas sofreu um enfarte agudo do miocárdio durante o treino da manhã desta quarta-feira, realizado no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival.
A sessão de trabalho foi prontamente interrompida para ser prestada assistência ao guarda-redes do FC Porto, que se encontra neste momento no Hospital CUF Porto. Casillas está bem, estável e com o problema cardíaco resolvido.»


De certa forma, divagando no prisma da visão de adepto apoiante, será essa dor surgida uma consequência do modo como ele vive intensamente tudo o que respeita ao FC Porto e consequente decurso da época em curso, para lá de tudo ao que antes sobreviveu, de modo particular pelo que o FC Porto tem de lutar contra o sistema para poder competir pelo lugar a que a carreira da equipa faz jus. Diziam há tempos uns espanhóis, em conversa que ouvimos, que nunca ele se viu assim prejudicado como desde que veio jogar para Portugal, tanto que em Espanha só após Casillas ter rumado ao Porto é que se aperceberam como o Futebol Clube do Porto era atacado e roubado por arbitragens e manobras do poder.

Quando havia já quem desejasse que Sérgio Conceição não mantivesse a ideia de alternância de guarda-redes entre Campeonato e Taça, de forma a que Casillas entrasse no Jamor para ganhar uma Taça de Portugal, agora acontece isto… Porém não faltarão oportunidades de Casillas ainda fazer muita e boa dose histórica com a camisola de guardião do FC Porto.

Falando (escrevendo) na primeira pessoa: Sei bem o que é isso dum enfarte do miocárdio, inclusive com efeitos de reserva mental que têm levado a evitar assistir a jogos do FC Porto ao vivo e em direto. Contudo até pensando que talvez faça bem ao coração se pudesse presenciar a final da Taça no próprio recinto em que o FC Porto pode voltar a erguer a Taça. Mas isso é história paralela, interessando de momento desejar que Casillas também sinta melhor seu coração com próximas grandes alegrias dadas pelos colegas do FC Porto…


Enorme Iker: neste momento de sofrimento a Nação Portista está junto a ti, contigo e tua família. Em família portista, nossa, como nos consideramos, desejando que recuperes rápido, para estares junto de nós, connosco. Primeiro o Homem e o ser humano. E depois continuarás a ser o futebolista, o nosso guarda-redes, sempre. O Casillas que foi campeão espanhol, europeu e mundial e no FC Porto já foi campeão nacional, de Portugal, além de ter sido reconhecido com o Dragão de Ouro!



POST SCRIPTUM: - Ao final da tarde, num bom sinal dado, perante a preocupação geral que se manifestou durante as horas entretanto passadas, Casillas colocou nas redes sociais uma mensagem animadora; esta:


ATUALIZAÇÃO: Também a esposa de Casillas, Sara Carbonero, deixou uma mensagem pública de agradecimento a toda a gente:


Por fim, para um melhor ponto de situação, o médico do FC Porto, Dr. Nelson Puga, esclareceu o que se passou em pormenor. Assim explicou em detalhe como se viveram os momentos em que Iker Casillas sofreu o enfarte do miocárdio durante o treino dos Dragões e os procedimentos adotados em seguida.

«Por sorte, foi diagnosticado rapidamente e os procedimentos correram bem. Pedimos para ter uma equipa no Olival em alerta quando suspeitámos que poderia ser esta situação clínica e colocaram-nos uma equipa de prevenção para que mal ele chegasse ao hospital pudesse ser diagnosticado e intervencionado», começou por dizer, em declarações ao Porto Canal.

Após ter feito o diagnóstico, pudemos atuar rapidamente em termos de hemodinâmica, ele fez um cateterismo e os colegas de cárdio que atuaram no hospital foram também muito eficazes na resposta que deram, em particular o colega que fez um cateterismo, que também tem mãos como o Iker na baliza para fazer estes procedimentos», relatou.

De resto, o médico do FC Porto confirmou que Casillas se sente bem: «foi resolvido sem que ele ficasse com qualquer tipo de sequelas. Está estável, com o humor que o caracteriza e vai iniciar os primeiros passos na sua recuperação.»

ARMANDO PINTO
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário