Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 15 de maio de 2019

Ser ou não ser eis a questão: – O que é ganhar com verdade e justiça ou por mentira batoteira…


Todo o mundo honesto reconhece que, conforme está revelado nos célebres e-mails, o futebol português está encapotado numa farsa de contornos inconcebíveis, a que só os agentes da falsa justiça, o poder do compadrio e corrupção, fazem vista grossa. Sendo notório como o Benfica ganha campeonatos apenas através de manobras de bastidores, resultante de manifesta batota e roubalheira, é o termo. Ficando demonstrado como era a jogada da invenção do tal caso do apito, só investigado até se ter sabido haver escutas envolvendo o presidente do Benfica a pedir árbitros. Tentando depois os benfiquistas, sem olhar a meios, procurar intoxicar a opinião pública com mentiras, esquecendo que o FC Porto ganhou mesmo no estrangeiro, nesse tempo, e por diversas vezes, quando o Benfica das vezes que consegue ganhar em Portugal, acaba por perder diante de equipas estrangeiras, à falta da proteção nacional.


Quando diziam que o Porto dominava o futebol cá... lá fora ganhava também... Agora a “toupeirada” ganha cá, mas perde sempre lá fora...! Essa é que é a verdade e contra factos não há argumentos !!!


Com efeito, são já oito os troféus internacionais de competições oficiais que fazem parte do pecúlio histórico-desportivo do FC Porto. Após a vitória do título de Campeão Europeu de Juniores obtido ainda recentemente, juntou-se esta época esse grande triunfo aos sete entretanto conquistados em seniores entre 1987 e 2011.


Perante isto, na atualidade de 2019: Com mais um título do FC Porto... Portugal já ganhou em todas as frentes do futebol internacional. Havendo, assim, a conquista da UEFA Youth League pelo FC Porto, permitido a Portugal ter conseguido alcançar o pleno nas provas de clubes da UEFA, tendo pelo menos uma conquista em cada uma delas. A Liga dos Campeões (em conjunto com a Taça dos Campeões Europeus) é aquela onde o futebol português tem mais troféus conquistados, com quatro (dois para Benfica e dois para o FC Porto), logo seguida pela Liga Europa e Taça UEFA, com duas vitórias (ambas do FC Porto) e pela Taça Intertoto, entretanto extinta, ganha por Sp. Braga e U. Leiria; mais a já desaparecida Taça dos Vencedores das Taças, conquistada pelo Sporting em 1964, e ainda a existente Supertaça Europeia, vencida pelo FC Porto em 1987. Acrescendo ao nível da FIFA a conquista de duas Taças Intercontinentais/mundial de Clubes, com duas vitórias do FC Porto, em 1987 e 2004.


Quer dizer, somando tudo: o FC Porto tem 8 títulos internacionais, o Benfica 2 e o Sporting, Braga e Leiria 1 cada.

Os números falam por si e como isso tudo foi conquistado fora das fronteiras portuguesas é significativo. Orgulhando quem é verdadeiramente pela justiça desportiva e quem não precisa de favores lusos, costumeiros e vezeiros para as bandas de lá… da capital do império centralista. Com a conivência do poder desportivo nacional e fechar de olhos de outras instâncias responsáveis.


Honramo-nos como portistas de ter visto o FC Porto triunfar sobre o poderoso Bayern de Munique, numa autêntica valsa de Viena; mais sobre neve espessa fazer correr seiva diante do sul-americano Peñarol, em 1987 ainda; assim como perante o Ajax da Holanda foi limpa a Supertaça Europeia, em 1987 e 1988, por então ser ainda a duas mãos. Depois houve sabor forte na conquista da Taça UEFA pelo copo dos escoceses do Celtic, em 2003; até que a coroa europeia regressou à Invicta, defronte do Mónaco, em 2004. Culminando ao findar do mesmo ano com mais um Mundial de Clubes, dessa vez diante do Once Caldas, da Colômbia. Para haver apoteose, por ora, ao erguer a Taça da Liga Europa, em 2011, diante do Braga, na única final internacional que meteu duas equipas portuguesas, com a curiosidade dos arsenalistas do Minho terem antes eliminado o Benfica, por dessa vez terem metido peito a suplantar o clube de sua cor.


Disso tudo há muita matéria documental, que se guarda em arquivo pessoal, tal a quantidade de títulos, honrarias e alegrias que o Portista que escreve também viveu, sem precisar de ir à Torre do Tombo pesquisar qualquer coisa. Assim como falta já espaço no recanto doméstico para colocar à vista todas as fotos históricas dos grandes momentos europeus e mundiais, das grandes vitórias conseguidas dentro do campo e a ouvir apitar em línguas estrangeiras.


Reforçando o que é sabido, ainda por estes dias Pinto da Costa referiu isso mesmo, também em entrevista publicada em O Jogo – conforme se respiga numa pequena parte dessa grande entrevista saída a público em duas tranches, a 14 e 15 deste mês de maio (na fase mais aguda da época, motivo de apenas ter lugar impresso naquele diário desportivo nacional não afeto ao Benfica nem a ninguém em particular):


Ora, como é bom a gente conseguir as coisas com honestidade e o que se consegue pelo próprio mérito tem outro valor, é mesmo de se dizer, como apregoava Shakespeare à boca de cena: – Ser ou não ser, eis a questão!

ARMANDO PINTO
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar)))

1 comentário:

  1. Um blogue acaba por ser um género de livro escrito e publicado aos bocadinhos, conforme as motivações e temas, para ter algum reflexo obviamente em algo ou alguém. No caso nem era necessário isto por já ter escrito vários livros impressos e entretanto esgotados, o que quererá dizer alguma coisa. Havendo, por extensão, este blogue tido ao longo dos tempos os mais variados ecos de retransmissão. Como tal tem sido gratificante ver que, além dos que gostam e se revêm nos conteúdos das mensagens e apreciam a partilha historiadora, também visitam o blogue alguns outros que vão aos arames com as verdades transmitidas e puxadas a terreiro. Mas como, por entre isso, ultimamente apareceram por aqui pessoas que escrevem como são, naturalmente foi acionado o botão do Spam. Assim todos os que tiveram já comentários eliminados a partir de então foram e são de imediato remetidos ao lixo, sem os comentários surgirem sequer para qualquer leitura. Assim sendo, já que os amigos interessados e adeptos do mesmo denominador comum comentam mais no facebook, nas respetivas páginas ou nos grupos comuns, naturalmente por ser mais fácil e rápido, tem aqui a caixa dos comentários recebido informações de spam. O que até dá gozo, por saber que alguns ficam ainda mais aziados e outros mais ressabiados, como por exemplo um qualquer queque que mal sabe escrever e outro que escreve tudo em letra grande por não saber distinguir a função de letras maiúsculas e minúsculas. Nunca acabem… que continuam a passar por spam!

    ResponderEliminar