Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sexta-feira, 28 de junho de 2019

Cristiano Pereira – o Cristiano do Hóquei do FC Porto – galardoado com a Medalha Municipal de Mérito-Grau Ouro !


Cristiano Joaquim Marques Trindade Pereira, o histórico hoquista internacional que durante anos foi o principal estandarte do hóquei em patins do FC Porto e também treinador campeão europeu de clubes, mais treinador e selecionador nacional campeão europeu e mundial pela seleção portuguesa, Cristiano, está entre 24 Nomes Ilustres este ano merecedores de reconhecimento da edilidade portuense.

Com efeito, é de destacar a atribuição dessa honra a Cristiano Trindade Pereira, com uma das medalhas municipais este ano atribuídas a personalidades e entidades dignas de apreço portuense.


Reza assim a crónica oficial:

« 28 de junho de 2019 - O Executivo municipal deliberou esta manhã, por voto secreto que resultou unânime, nomes de 24 personalidades e instituições da cidade, propostos pelo presidente da Câmara do Porto que foram consensualizados com os vereadores e com as forças políticas da Assembleia Municipal. Alberto de Sousa Martins, ex-ministro e antigo deputado socialista, recebe a Medalha de Honra da Cidade. 

A cerimónia decorre no dia 9 de julho.

A par de Alberto de Sousa Martins, a Medalha de Honra da Cidade será também atribuída ao Príncipe Amyn Aga Khan, de acordo com o anúncio que já tinha sido feito por Rui Moreira aquando a visita do líder espiritual dos ismaelitas à Câmara do Porto, em maio deste ano.

As medalhas municipais destinam-se a galardoar personalidades ou entidades de reconhecido mérito, serviços notáveis prestados à cidade do Porto por pessoas singulares ou coletivas, nacionais ou estrangeiras, e ainda distinguir capacidades profissionais reveladas pelos trabalhadores ao serviço do Município do Porto.

Pela sua importância, a atribuição das medalhas municipais merece toda a atenção e sensibilidade por parte da Câmara Municipal do Porto, de modo a que resulte assegurado o prestígio e a distinção dos agraciados, elevando-os a motivo de distinção e de orgulho por parte da população portuense e da comunidade em geral.

A título de curiosidade, desde 2014, a atribuição das medalhas do Município do Porto é realizada ao dia 9 de julho. A escolha da data, simbólica, remete para o desembarque no Mindelo, a 9 de julho de 1832, do exército libertador que viria pôr fim ao Cerco do Porto. A essa heróica resistência da cidade e das tropas liberais de D. Pedro se deveu a vitória da causa liberal em Portugal e, a partir deste marco histórico, passou a ser nomeada como cidade Invicta.

Conheça a lista completa das 24 personalidades e instituições que vão receber medalhas municipais em 2019:

Medalha de Honra da Cidade
- Príncipe Amyn Aga Khan
- Alberto de Sousa Martins

Medalha Municipal de Mérito - Grau Ouro
- Albano da Silva Ribeiro
- Antero Joaquim Braga de Sousa
- António Manuel Sampaio Araújo Teixeira
- Arnaldo Baptista Saraiva
- Associação Bangladeshi
- Associação de Karaté
- Comunidade Hindu
- Cristiano Joaquim Marques Trindade Pereira
- Maria de Fátima Machado Henriques Carneiro
- José Fernandes de Lemos (Fernando Lemos)
- Grupo de Xadrez do Porto
- Henrique Luz Rodrigues
- João Luís de Mariz Roseira
- José Carlos Costa Marques
- José Manuel dos Santos Gigante
- José de Magalhães Valle de Figueiredo
-  Luís Manuel de Faria Neiva dos Santos
- José Lopes Baptista (Padre)
- Rancho Folclórico do Porto
- Rosa Maria Meireles Gomes Gonçalves (Rosinha)
- Universidade Popular do Porto
- Zulmiro Neves de Carvalho »

Com natural orgulho e entusiasmo registamos o facto, sendo Cristiano uma das Lendas do FC Porto, como foi reconhecido pelo clube em homenagem prestada aquando da inauguração do atual gimnodesportivo do clube, Dragão Caixa; tal como muito antes recebera os maiores galardões portistas, o Troféu Pinga ainda quando jovem hoquista do FC Porto e depois o Dragão de Ouro, este como jogador e depois como treinador.  


Como tal, relembrando alguns desses casos, ilustra-se esta crónica com imagens de arquivo pessoal, referentes à outorga do Trofeu Pinga referente a 1968; e reportando uma “simbólica prenda alusiva à sua condição de campeão europeu”, como lembrança de homenagem pela sua importante participação na conquista para Portugal do Campeonato Europeu de 1971, algo até então inédito no âmbito do hóquei portista.


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário