Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 17 de junho de 2019

Curiosidades Portistas: Emblemas grandes nas camisolas de guarda-redes do futebol do FC Porto


A história tem curiosidades interessantes, quanto a descobrir-se algumas particularidades nem sempre lembradas ou parcamente conhecidas. Tal o caso dos emblemas nas camisolas de guarda-redes dentro das equipas de futebol do Futebol Clube do Porto.

Assim, sem esmiuçar muito, mas apenas pela simples raridade, vem ao caso lembrar esse facto, através de três exemplos, como ocorria então pelas décadas de quarenta e cinquenta, por exemplo.

Então, conforme se pode ver, entre diversos casos, por uma foto da revista Stadium, em 1946, pelo menos, Barrigana ostentava já um emblema grande pregado na camisola (conforme capa da revista Stadium de Outubro desse ano).


O mesmo se passou com Américo, quando ainda júnior, em plena época de 1950/51 – conforme foto do arquivo pessoal.


Também Pinho igualmente chegou a usar assim um emblema cosido na camisola ainda em 1952, conforme vem em foto desse tempo na revista sobre o FC Porto da Colecção Figuras do Futebol Nacional, de 1952/53.


Ficam aqui assim, através de imagens coevas, essas vistas do distintivo do clube  à imagem, que vem de longe, da grandiosidade do FC Porto.

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário