Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 3 de junho de 2019

Em Andebol sénior e Hóquei de Masters (Vintage) – Vitórias na Taça de Portugal com Dobradinhas!


*****
O Andebol do FC Porto encerrou da melhor forma uma época a todos os títulos notável, vencendo também a respetiva Taça de Portugal, ao nível superior. Tendo a equipa principal do FC Porto triunfado na final, conquistou a “Taça”. De modo que, finalmente, foi feita a “dobradinha” inédita no seu historial.


Com efeito, o FC Porto vencendo o Águas Santas no derradeiro jogo da final a quatro, conquistou a oitava Taça de Portugal do palmarés portista e alcança assim pela primeira vez na história uma "dobradinha" no andebol, após ter ganho o Campeonato – e ter chegado à Final Four da EHF.


No jogo da final, como que para tornar ainda mais saboroso o triunfo, a equipa portista garantiu apenas a vitória na decisão da Taça de Portugal a dois segundos do final. Terminando em apoteose esse emocionante desafio disputado no pavilhão Multiusos de Sines, numa partida imprópria para cardíacos, entre FC Porto Sofarma e Águas Santas Milaneza.


Recorde-se que a época do FC Porto no andebol, ou pelo menos a nova identidade de jogo trabalhada pelo treinador sueco Magnus Andersson, pode ser dividida em dois grandes momentos: primeiro, os dragões conseguiram destacar-se em termos ofensivos, com um jogo rápido e com muitos golos que causava mossa nos adversários; depois, tornaram-se também uma equipa capaz de defender bem, que fazia valer as suas torres na zona central (Salina, Alexis Borges, Ángel Hernández, Iturriza…) e a rapidez dos seus pontas a arriscar as interceções de bola para condicionar e muito o ataque organizado dos adversários que encontrava pela frente. No final de uma temporada longa e que chegou agora ao fim, esse crescimento valeu uma época histórica – que culminou este domingo primeiro de Junho, no Algarve, com a conquista da Taça de Portugal, após vitória na final frente ao Águas Santas, por 31-30.


*****
Também no hóquei em Patins, depois da equipa principal ter conquistado o título Nacional, igualmente em Masters a representação do clube, “FC Porto Vintage” do Hóquei em Patins, ganhou em Maio o Campeonato Nacional e, por fim, agora à chegada de Junho obtém a Taça de Portugal, completando a famosa dobradinha, igualmente.

=  Campeões Nacionais de Masters (Veteranos /Vintage) + 35 !

Efetivamente, no jogo de encerramento da época, a equipa do FC Porto Masters + 35 (de mais de 35 anos), venceu a “Taça”. Para a história: TAÇA DE PORTUGAL MASTERS - ESCOLA LIVRE AZEMÉIS, 1  X  FC PORTO, 3!


Com esse triunfo, o “FC Porto Vintage-Hóquei em Patins” obteve a Dobradinha diante da congénere equipa da Escola Livre de Azeméis.

=  Vencedores da Taça de Portugal de Masters (Veteranos /Vintage) + 35 !

Hugo Araújo, Rui Fernandes, Nuno Freitas, Fernando Oliveira, Nuno Leal, Pedro Lei, Cândido Oliveira, Tó Neves, Vítor Bruno, Luís Cunha, Pedro Lopes e Tó Rocha compõem o grupo titular campeão nacional da classe vintage. Quão autênticos mestres se revelam na arte de jogar e ganhar em hóquei patinado.  


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

2 comentários:

  1. Bom dia.
    Na equipa de veteranos de hóquei em patins falta mencionar o Pedro Lopes e o António Rocha (Tó Rocha).
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde. Agradeço reconhecido a informação. Não tinha referido esses nomes por me ter cingido aos nomes constantes do cabeçalho da página do grupo. Já retifiquei. Qualquer coisa mais, se por acaso houver algo a acrescentar, agradeço sempre ser avisado. Abraço.

    ResponderEliminar