Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 30 de junho de 2019

Galeria de Medalhas da Cidade do Porto na História do FC Porto entre atribuições da Câmara Municipal a Algo e Alguém do Mundo Portista – a propósito do reconhecimento a Cristiano


Diante do apreço e orgulho pela atribuição de mais uma Medalha da Cidade do Porto a Alguém do Futebol Clube do Porto, como é o caso mais atual da atribuição da Medalha de Mérito-grau ouro ao Cristiano do hóquei em patins do FC Porto, vem a talhe uma visão pela galeria conhecida de atribuições dessa distinção relacionada com o universo portista.

Vem o tema mais acima da visão do apoiante do clube Dragão, como é o caso do autor destas linhas de reflexão, por quanto Cristiano foi fator importante do desenvolvimento do hóquei patinado no FC Porto e extensivamente no Norte do país. Sabendo-se que o hóquei em patins só passou a sério além do rio Douro a partir que o FC Porto ganhou estatuto na modalidade. Assim como, e especialmente, aquando do surgimento de Cristiano como grande valor hoquista, pelo entusiasmo gerado em torno dessa modalidade que fazia as camisolas do FC Porto evoluírem soberbas sobre patins, nesse tempo mais que o que era possível no futebol e em era do ciclismo superar tudo (não dependendo de arbitragens mas da força de músculos, quando em desporto se torna viável o mérito de haver cabeça entre os ombros).

Como ilustração dessa faceta, dos tempos áureos da evolução do hóquei nortenho, publica-se aqui extratos guardados em arquivo pessoal do autor, conforme foi arquivado nesse tempo, de uma entrevista então feita ao jovem Cristiano no jornal O Norte Desportivo, aquando da sua internacionalização como júnior, mas já integrante da equipa sénior do FC Porto, no Europeu da categoria, em 1968 (quando houve primeiros internacionais do FC Porto nesse escalão). Traduzindo o correspondente crescimento de então, nesse âmbito:


(Depois disso, do que ficou dito nessa entrevista, Cristiano nas épocas seguintes fez parte da Seleção Nacional de Juniores que ganhou os respetivos Europeus em 1969 e 1970, e em 1971 foi Campeão Europeu na Seleção A. Seguindo-se anos em que, salvo episódicas exceções acontecidas com os guardas-redes Brito e Castro, foi Cristiano o único hoquista do FC Porto a ser regularmente selecionado e a integrar sempre a Seleção principal.)

Assim sendo, porque Cristiano vai no próximo dia 9 de Julho receber a Medalha de Ouro da Cidade do Porto, com que foi distinguido pela Câmara Municipal da Invicta, engrossando desse modo o rol portista de honoríficas medalhas do Município do Porto (sendo como foi uma Lenda do FC Porto, embora de momento, segundo transparece, até esteja a colaborar com outros clubes da érea da cidade, porque depois que deixou de ser treinador não teve mais qualquer convite para estar no FC Porto), calha a preceito recordar, num género de périplo, a lista conhecida dessa classe portucalense.

Tal honra teve início a meio da década de trinta, na primeira metade do século XX. Quando então o FC Porto foi agraciado em 1935 com a Medalha de Ouro de Mérito Desportivo da Câmara Municipal do Porto. Tendo, para o efeito, sido em 20 de Maio de 1935 «aprovada em sessão da mesma Câmara Municipal uma proposta do vereador Alfredo da Cunha para a criação da Medalha de Ouro de Mérito Desportivo da cidade e a sua imediata atribuição ao FCP por ter ganho o 1º Campeonato da I liga» cuja prova havia ficado concluída dias antes, tendo o FC Porto assegurado o primeiro posto no último jogo a 12 de Maio.


Essa medalha teve um formato próprio da época. Diferente do que haveria de surgir anos depois.

Após isso, passado algum tempo, no clube azul e branco foi distinguida a Câmara Municipal do Porto como Sócia Honorária do FCP por deliberação da Assembleia Geral de 19 de Outubro de 1936.

Passaram alguns anos, e a partir da década de quarenta, segundo o que consta da listagem oficial do Município da Cidade do Porto, houve seguimento à atribuição de mais distinções a entidades e individualidades.

Enquanto na evolução dos tempos a Medalha da Cidade, de foro da Edilidade, ficou com as armas municipais e legenda alusiva, já ornada com fita da cor atribuída pela heráldica oficial ao Município (embora não seja muito associada à cidade portuense a cor verde, mesmo por o Porto ser a cidade da Virgem, cujo manto no brasão municipal da urbe até é azul).


Havendo desde então sido agraciados outros clubes, associações e coletividades. Sendo do conhecimento público haver mais atribuições desde 1942, não só a pessoas e organismos da cidade, mas a pessoas individuais e instituições de índole coletiva com mérito desenvolvido na cidade do Porto.

Contudo, no âmbito desportivo foi a partir da década de oitenta que ganhou maior ênfase tal reconhecimento. Passando a haver mais nomes do espaço do desporto e especialmente do FC Porto, entre oficial valorização por relevantes serviços, mérito e também valor desportivo, à mistura com mérito social e municipal, valor e altruísmo, homenagem em vida ou a título póstumo, etc.

Posto isto, apraz listar uma relação possível, dentro do que é de conhecimento de acesso público, de Medalhas atribuídas no relacionamento ao FC Porto e apenas na universalidade do portismo representativo (sem contar outros nomes de adeptos e simpatizantes que foram galardoados por outros motivos).

Assim, distribuindo por referências sobre os dados relativos (dia da atribuição - nome - título – medalha - tipo – observações – data da entrega), eis a respetiva galeria do Quadro de Honra:

- 14/05/1985 – a Jorge Nuno Lima Pinto da Costa - Mérito Ouro - Presidente do Futebol Clube do Porto - 26/09/1996; e em 05/06/2018 - também a Jorge Nuno de Lima Pinto da Costa – já como Mais antigo e premiado dirigente desportivo do mundo - Honra - 12/05/2018
- 05/11/1985 - Aurora Cunha - Valor Desportivo - Ouro – Atleta - 23/06/1995
- 14/05/1987 - Fernando Mendes Soares Gomes - Valor Desportivo – Ouro - Futebolista. Atleta do Futebol Clube do Porto. Várias vezes titular dos troféus "Bota de Ouro" e "Bola de Prata" -23/06/1995
- 19/06/1987 - Artur Jorge Melo Teixeira, Dr. - Valor Desportivo – Ouro - Treinador de Futebol. Vencedor da Taça dos Clubes Campeões, pelo Futebol Clube do Porto, em 1987.
- 19/06/1987- Afonso Pinto de Magalhães - Honra - Ouro - Título Póstumo. Banqueiro e Presidente Honorário do FC Porto - 23/06/1995
- 15/06/1989 - António José dos Santos Folha - Valor Desportivo - Ouro - Futebolista. Campeão do Mundo de Sub-21, em 1989 (data de entrega omissa na lista oficial)
- 20/12/1994 - João Domingos da Silva Pinto - Valor Desportivo – Ouro - Futebolista do Futebol Clube do Porto. Atleta, até à altura do seu abandono, com maior número de internacionalizações na Seleção AA - 20/12/1994
- 23/05/1995 - Reinaldo Teles - Valor Desportivo – Ouro - Dirigente do Futebol Clube Porto - 26/09/1996
- 31/10/1995 - Rui Borges - Valor Desportivo - Ouro - Nadador do Futebol Clube do Porto - 26/09/1996
- 10/09/1996 - Fernanda Ribeiro, D. - Honra - Ouro - Atleta. Campeã Olímpica dos 10.000 metros em Atlanta, USA, em 1996 - 26/09/1996
- 21/01/1997 - Paulo Manuel Novais Teixeira Trindade - Valor Desportivo - Ouro - Nadador do Futebol Clube Porto. Atleta Olímpico - 25/07/1997


- 18/02/1997 - Armando da Silva Campos - Valor Desportivo - ouro - Desportista Nacional. Andebolista, como júnior, sénior e treinador - 25/07/1997
- 08/09/1998 - Armando Alberto Ferreira Pimentel, Engenheiro - Mérito – Ouro - Título Póstumo. Dirigente Desportivo do FC Porto desde 1982 a 1990 e Vereador da Câmara Municipal do Porto entre 1990 e 1996 - 31/05/2000.
- 08/02/2000 - Fernando Manuel dos Santos Gomes, Dr. - Honra - Ouro - Presidente da Câmara Municipal do Porto entre 1990 e 1999 - 21/07/2000 (mais tarde Dirigente do FC Porto)
- António Hernâni Gonçalves, Dr. - Mérito – Ouro - Título Póstumo. Com formação em Educação Física, especializou-se em Desporto de Alto Rendimento e tirou o curso de Treinador de Futebol. Foi membro da equipa técnica do Futebol Clube do Porto e da Seleção Nacional, Vereador do Desporto e Qualidade de Vida da Câmara Municipal do Porto e reconhecido por todos como um autoridade na área do desporto - 09/07/2014
- 19/02/2013 - Maria Amélia Canossa, D. - Mérito Prata - Cantora do hino e marcha do Futebol Clube do Porto - 09/07/2014
- 30/06/2015 - Secção de Andebol do F.C. Porto - Valor Desportivo - Ouro - Entidade responsável pelos grandes feitos desportivos do FC Porto e da Cidade - 09/07/2015
- 28/6/2019 - Cristiano Joaquim Marques Trindade PereiraMérito - Ouro… 09/7/2019 !


ARMANDO PINTO
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário