Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quinta-feira, 6 de junho de 2019

Nova Camisola do equipamento principal do FC Porto para 2019/2020


É já do conhecimento público a vista da camisola principal com que o FC Porto vai equipar para a próxima época futebolística de 2019/2020. A partir que da própria estrutura do clube surgiu nas redes sociais e pelos diversos canais da internet a nova imagem de marca.

Para ir desde já ao que mais interessa, gostei e gosto. Sempre que sejam respeitadas as duas listas azuis do equipamento tradicional, de como eu conheci o FC Porto quando me tornei portista por dentro e por fora, gosto. Claro que com algumas variantes, mas desta vez e mais uma vez, felizmente, no essencial respeitando a História do FC Porto, com as duas verticais listas que mais foram e têm sido apanágio da camisola que nos enternece e faz vibrar.

O padrão que vingou, afinal, é diferente parcialmente do que andava já pela internet em páginas e grupos que, bem vistas as coisas, não andam tão bem informados como apregoam. Resultando nalguns comentários que se têm visto e lido, entretanto. Também na perspetiva do autor deste blogue a camisola da imagem que circulou, antecipadamente, era mais interessante à habituação dos olhos portistas, mas assim, como diria Pedroto, também está bem…

Está pois oficial a nova imagem de marca: A nossa camisola. O nosso Clube – Equipamento principal 19/20 New Balance Football.


Com efeito, foi pelos responsáveis do FC Porto divulgado, nesta quinta-feira primeira de junho, a  nova camisola do novo equipamento principal, com fotografias de alguns elementos que fizeram e fazem parte do plantel do clube (podendo alguns ou todos continuarem ou não). Apenas como que servindo de figurinos, visto noutras épocas ter havido idênticas promoções com grupos de futebolistas, dos quais nem todos acabaram por vestir a mesma camisola depois em jogos oficiais. Desta feita no corpo de Corona, Soares, Óliver e Aboubakar, Pepe, Fernando Andrade, mais Otávio e Alex Teles. Além de que em filme promocional aparece também Casillas!


As tradicionais riscas verticais em azul e branco, melhor dizendo as históricas duas listas azuis sobre fundo branco, e a parte dos ombros toda em azul, com um pequeno corte na gola, da camisola agora entrada em vigor, dão o toque atual e futuro ao chamariz portista.


Segundo a transmissão do clube azul e branco, a camisola «criada com a tecnologia inovadora NB Dry, permite afastar a transpiração do corpo dos jogadores durante os jogos, oferecendo um conforto único, ajudando na respiração e fluxo de ar».

Quanto ao resto do equipamento: «Os calções, em tom azul, são constituídos por material que ajuda com o movimento e flexibilidade, ao passo que as meias azuis e brancas foram produzidas com zonas almofadadas e tecnologia própria para promover a ventilação», revela ainda o FC Porto, que justifica: «Isto irá ajudar os jogadores a manterem-se confortáveis e secos durante os jogos.»


Camisola esta que obviamente é referente ao futebol do FC Porto, pois, como por vezes acontece (e no ciclismo é evidente) há algumas variantes nas camisolas doutras modalidades do clube, além que em representações de Estrelas de Velhas Guardas (Vintages) algumas vezes são usadas camisolas de épocas anteriores.

Obviamente que haverá quem não goste, da que passa a ser atual, e, sendo essa uma visão de portistas, respeitamos naturalmente todos os pontos de vista de quem gosta do FC Porto. Mas abanamos a cabeça negativamente aos que misturam alhos com bugalhos, por outros assuntos ou razões diferentes. Assim como damos de barato aos comentários dos infiltrados, como se chama a quem da mouraria quer meter sua espada nos cristãos, qual foice em seara alheia da vida normal.


É bonita a camisola do FC Porto, do equipamento principal portista. Uma camisola que, mais tarde ou mais cedo, vamos gostar de ter!


Visto isto, assim, seguem-se outras perspetivas da camisola nova do FC Porto, através de fotos com «mais detalhes do nosso novo equipamento principal, onde podemos ver o nosso emblema bordado»!


*****
Entretanto, na página oficial do clube, fcporto.pt, foi acrescentado algo mais institucional:

«FC Porto e New Balance revelam equipamento principal para a temporada 2019/20

O FC Porto e a New Balance apresentam o novo equipamento principal para a temporada 2019/20, que mantem os traços definidores de uma cultura e tradição de mais de um século, ao mesmo tempo que alia a mais moderna tecnologia da área.

Incluído na campanha “Dragões Juntos”, que pretende unir todos os adeptos à equipa, a icónica camisola de riscas azuis e brancas presta homenagem à tradição e identidade do FC Porto.

Criada com a tecnologia inovadora NB Dry, a nova camisola permite afastar a transpiração do corpo dos jogadores durante os jogos, oferecendo um conforto único, ajudando na respiração e fluxo de ar.

Os calções, em tom azul, são constituídos por material que ajuda com o movimento e flexibilidade, ao passo que as meias azuis e brancas foram produzidas com zonas almofadadas e tecnologia própria para promover a ventilação. Isto irá ajudar os jogadores a manterem-se confortáveis e secos durante os jogos.

Quanto ao equipamento principal de guarda-redes, segue a mesma linha do equipamento dos restantes jogadores, mas em tom preto “phantom”, com detalhes “lemon chrome”.

O novo equipamento para 2019/20 não demorou a convencer Pepe: “Adoramos o equipamento principal porque capta o verdadeiro espírito do clube e o que significa pertencer a uma equipa como o FC Porto. Ver um mar de camisolas azuis e brancas é um sentimento fantástico. Estamos ansiosos por ver os adeptos com o equipamento principal deste ano”.

O diretor da New Balance Football, Kenny McCallum, também abordou esta nova aposta: “O equipamento para 2019/20 presta homenagem à famosa tradição do Clube e celebra uma parte importante da cultura do FC Porto. Estamos ansiosos pelo começo da nova época para ver o que a equipa consegue conquistar com o novo equipamento nas mais diversas provas”.»

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar)))

Sem comentários:

Enviar um comentário