Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 9 de julho de 2019

Efeméride - Septuagenário da Vitória de Fernando Moreira, do FCP, na Clássica 9 de Julho-Volta ao Estado de São Paulo, no Brasil.


1949 - Volta ao Estado de São Paulo (Brasil): Vence Fernando Moreira do F.C. Porto.


Depois de nos anos anteriores ter ganho estatuto de grande ídolo das multidões em Portugal e no Norte do país ser um autêntico rei da popularidade, Fernando Moreira, ciclista do FC Porto, ganhou brilhantemente a Volta a Portugal em 1948. Com o clube azul-e-branco a dominar o panorama do ciclismo, vencendo também a classificação coletiva dessa maior prova portuguesa. Num ambiente de grande euforia, nessa e em todas as corridas realizadas ao longo do calendário da modalidade, perante milhares e milhares de pessoas que acompanhavam as provas; e, nas bermas das estradas, assim como nas pistas envolventes aos campos de futebol e nos circuitos urbanos, vibravam com os seus ídolos e apoiavam o grosso do pelotão, como particularmente os mais admirados de suas equipas. Com um entusiasmo maior que com o futebol de competição superior, visto as bicicletas passarem às terras ou nas proximidades locais dos assistentes. Consta mesmo de crónicas e estudos que «com maior ênfase, no Norte, o público maioritariamente portista gritava “Porto, Porto, Porto” e, quando a vitória sorria às cores portistas, atingia-se um clima de verdadeira euforia.»


Em tal clima, no ano de 1949 Fernando Moreira foi ao Brasil correr a Volta ao Estado de São Paulo, como era conhecida a clássica 9 de Julho, disputada nessa data. Prova iniciada em 1933 em homenagem à Revolução Constitucionalista de 1932, de importância histórica brasileira. Em cuja competição Fernando Jorge Moreira triunfou então concludentemente, em 1949.


Dessa prova, como ilustração, junta-se pequena coluna informativa publicada na revista Stadium de 13 de Julho imediato, à data respetiva desse ano. Referente a uma primeira abordagem quase em cima do acontecimento.


E passados mais dias, do número seguinte da mesma revista, ficou impressa uma reportagem da chegada do grande Fernando Moreira a Portugal – conforme se pode ver por parte duma página da edição da Stadium de 20 de Julho de 1949, dando nota do que se passava na proximidade da Volta a Portugal, também.


Estava assim dado o primeiro balanço aos pedais em vitórias portuguesas nessa prova que deteve grande prestígio internacional. Quão depois da vitória de Fernando Moreira, do FC Porto, a mesma competição teve em 1950 e 1952 novos triunfos por Alves Barbosa, do Sangalhos, e em 1957 por Artur Coelho, também do FC Porto, encerrando o rol de vitórias portuguesas nessa corrida de um dia que ainda se realiza anualmente na cidade paulista. 


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))


1 comentário: