Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quinta-feira, 4 de julho de 2019

Efeméride Portista de 4 de Julho… recordando o 5º Titulo Nacional de Andebol de Onze conquistado em 1943 pelo FC Porto


Em tempo de ausência de novidades desportivas de monta, sobretudo por se estar em fase de não se poder acreditar em notícias publicitadas por canais do regime, tal o rol de mentiras sistemáticas na comunicação social portuguesa… há que olhar para outros assuntos, por quanto a história tem encontros mais interessantes com algo valorizável.

Assim, por se estar em época mais propícia a recordar feitos através da coincidência de datas, dando um vislumbre por algumas das efemérides merecedoras de evocação, consultando literatura desportiva do passado depara-se diante dos olhos alguma coisa atrativa entre outras de diversas curiosidades.

Assim, a 4 de Julho de 1943 o FC Porto vencia o Campeonato Nacional de Andebol, o 5º da história de vitórias do clube nessa modalidade, ao tempo ainda escrita "hand-ball", de jogo disputado em campos grandes ao ar livre (mais tarde chamado Andebol de 11, quando apareceu o de 7, jogado em rinques de pavilhões).

Assim de enfiada, juntar cinco títulos consecutivos de Campeão Nacional era já algo especial. E muitos outros se seguiram. Na peugada da equipa que posou à posteridade, na ocasião, em foto com que se encima esta memorização. Como chega ao conhecimento vindouro em imagem algo diluída pelo tempo – conforme aparece publicada no livro da Fotobiografia do FC Porto, em boa hora lançada por Rui Guedes.

Ora o FC Porto chegara à final depois de ter eliminado o Sporting nas meias finais. E na final venceu o clube Unidos de Lisboa por 7-6.


Desse encontro juntam-se, por fim, imagens ilustrativas, de pequena caixa então publicada dias depois, sem qualquer narrativa de reportagem, na revista lisboeta Stadium, em seu número de dia 7 seguinte.

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário