Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 9 de julho de 2019

Em dia da Medalha do Porto ao Cristiano do hóquei do FC Porto e nacional: - Recordando quando foi eleito 2º Desportista Nacional do Ano, a seguir ao ciclista Agostinho…


Dia 9 de Julho, na comemoração da entrada na cidade do Porto das tropas liberais e libertadoras, na envolvência da cidade do Porto ao triunfo da Liberdade Constitucional e tudo o mais ligado à atribuição do coração de D. Pedro ao Porto… passados séculos é dia ainda e sempre especial na cidade do Porto. E como tal nesta data há entrega oficial das Medalha da Cidade do Porto a individualidades e instituições dignas de merecerem honras de agradecimento público da capital da liberdade, honestidade e do trabalho. Sendo este ano de 2019 também atribuída pela Câmara Municipal do Porto a Medalha de Mérito de grau Ouro da Cidade a Cristiano Pereira, grande nome do hóquei em patins do FC Porto e nacional. 

A propósito, em tal ocasião recordamos uma inicial glorificação de como esse grande hoquista representou desde há muito e já era reconhecido ainda enquanto jovem. Evocando-se assim, agora,  o que era dele dito aquando de sua eleição como 2ª Melhor Desportista Nacional do Ano, em 1969.

Com efeito, após a vitória da seleção júnior de Portugal no Europeu de 1969, assim como da vitória da equipa do FC Porto no Campeonato Metropolitano, sucedeu depois que ao findar desse ano, numa eleição do jornal O Norte Desportivo, através da apreciação de seus jornalistas, foi Cristiano eleito 2º Desportista Nacional do Ano, logo a seguir ao ciclista Joaquim Agostinho… e à frente de outros valores do desporto nacional desses tempos, como Eusébio e Cª.


De entre as declarações dos votos uma apreciação mereceu destaque, tendo então sido escrito que: «De Cristiano depreende-se ainda um factor, proveniente de sua categoria, que se reveste de especial importância. Dependeu em grande parte da atracção que suscitou o manifesto interesse do público pela modalidade, além da influência decisiva que sempre revelou ao serviço da sua equipa, a ponto de a ter ajudado a conquistar o “Metropolitano”, facto único no historial do hóquei nortenho.»


Disso damos conta, recordando o caso através de anotações desse tempo e recortes guardados em arquivo pessoal do autor deste blogue. Deixando o que ali ficou patente, desde então, a demonstrar o que Cristiano foi e é.

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))

1 comentário:

  1. Um grande abraço ao meu grande amigo e companheiro na Selecção Nacional Cristiano um dos melhores de sempre.

    ResponderEliminar