Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sexta-feira, 5 de julho de 2019

Falecimento do Presidente do Conselho Fiscal do FC Porto Dr. Paulo Nunes de Almeida


Faleceu o grande portista Dr. Paulo Nunes de Abreu, até agora Presidente do Conselho Fiscal do FC Porto. Um portista que nunca se procurou elevar por si, antes quis que o FC Porto fosse elevado, como é apanágio da gente comum casa do Dragão. Sendo um saliente portista e especialmente cidadão de elevada estirpe, de feitio reservado e algo discreto. O Presidente do Conselho Fiscal do FC Porto e presidente da AEP, que ainda em 2012 recebeu um Dragão de Ouro e entretanto também condecorado pela Presidência da República Portuguesa com a Grã-Cruz da Ordem de Mérito Empresarial.


Paulo Nunes de Almeida (à esquerda na foto, acima, junto com o presidente da Direção e da SAD, mais o Presidente da Assembleia Geral, no trio de cabeças diretivas até agora representantes supremos do FC Porto; e em baixo também com o Dr. Fernando Gomes, administrador do FC Porto), era um diretor de trabalho e ação, que apareceu publicamente apenas quando necessário, como foi o caso de quando deu a cara numa presença televisiva para esclarecer a verdade em caso que os adversários andavam a inventar). O qual, presidente do Conselho Fiscal do FC Porto e da Futebol Clube do Porto - Futebol, SAD, morreu na manhã da quinta-feira, dia 4 de julho, aos 60 anos, vítima de doença prolongada.


Paulo Nunes de Almeida, que ainda em 2012 tinha sido distinguido com o Dragão de Ouro na categoria de Dirigente do Ano, era também presidente da Associação Empresarial de Portugal, qualidade em que foi recentemente condecorado pelo Presidente da República com a Grã-Cruz da Ordem de Mérito Empresarial, como reconhecimento pela intervenção enquanto dirigente associativo na defesa das empresas e da economia nacional.


Nascido no Porto a 24 de março de 1959 e licenciado em Economia, Paulo Nunes de Almeida foi fundador e vice-presidente da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), ocupando, posteriormente, cargos na Associação Comercial do Porto (ACP), na Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP), na Confederação Empresarial de Portugal (CIP) e na Associação Empresarial de Portugal. Era também cronista do Jornal de Notícias e do Dinheiro Vivo, sendo a sua opinião muito apreciada.


Sócio n.º 3807 do FC Porto, Paulo Nunes de Almeida era presidente do Conselho Fiscal do FC Porto e da Futebol Clube do Porto - Futebol, SAD desde 2008.


O corpo de Paulo Nunes de Almeida recebeu honras em câmara-ardente desde a tarde de quinta-feira, na capela mortuária da Igreja de Santo António das Antas, realizando-se o funeral às 17h00 de sexta-feira. Indo seu féretro coberto com uma bandeira do FC Porto, segundo seu desejo expresso (colocada sobre o caixão pelo próprio Presidente Pinto da Costa), em mais um sinal da eternidade que o sentimento portista encerra.

Armando Pinto

Obs: Imagens da Internet, segundo passos de sua atividade pública e portista.

((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário