Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 14 de julho de 2019

Festa de apresentação pública dos equipamentos do FC Porto para a nova época (2019/2020) e desfile da coleção de vestuário portista


Uma bela apresentação, em atraente desfile de vestuário clubista, foi o que reluziu e mais empiscou à sensibilidade portista na festa já tradicional e este ano ainda mais conseguida, a fazer durar o apetite azul e branco, como que a apresigar a roupa que vai cobrir a pele. Deixando no íntimo um sorriso satisfeito, como o sorriso que nos atrai do craque Nakajima.


Tal como um sorriso japonês nunca foi tão agradável, também nunca um desfile de vestuário mexeu tanto com o que faz mover esta afeição sentida por tudo o que seja sensação portista. De ano para ano tem melhorado a organização destes eventos públicos de cunho portista, tendo desta vez sido mesmo agradável e emocionante o que se viu e sentiu.


Com momentos interessantes e números diversificados, o programa foi bem preenchido e conseguiu mesmo dar boa e grande imagem do que é a imensidão do FC Porto.


O “FC Porto na Baixa”, como foi chamado o acontecimento, decorreu assim este sábado na Praça Gomes Teixeira, junto à Reitoria da Universidade do Porto, levando ao público caras novas e outras bem conhecidas do futebol, bem como das outras modalidades do clube. E os adeptos e simpatizantes do FC Porto corresponderam, enchendo por completo o recinto, em número calculado de mais de dez mil pessoas. Nesta que foi a sexta edição de um evento que já se tornou icónico a cada início de temporada, este ano mais diante das presenças de dez jogadores do plantel principal de futebol do FC Porto, bem como atletas do andebol, hóquei em patins, bilhar, boxe, natação e desporto adaptado.


Ora, foi bom e bonito ver a desfilar os reforços Nakajima, Luis Díaz, Renzo Saravia e Zé Luís, mais os jovens Fábio Silva, Romário Baró e Diogo Costa. Num leque de jogadores do plantel principal completado com Pepe, Vaná e Alex Telles.


No que às modalidades diz respeito também desfilaram António Areia, Victor Iturriza e Yoan Balázquez, do andebol; Poka, do hóquei em patins; Rosa Oliveira e Tiago Soares, da natação portista. Bem como o bilhar esteve representado por Daniela Santos e José Soares; o boxe por Pedro Ribeiro e Naida Varela e o desporto adaptado também marou presença, com Carla Oliveira (boccia), Carlos Pinto (ténis de mesa) e Renato Silva (natação).


O desfile, de apresentação da coleção New Balance 2019/20, foi abrilhantado ainda com jovens atletas da Dragon Force, além de modelos profissionais e artistas musicais, resultando numa noite de energia portista, a dar bom mote para a temporada já no horizonte.


Para melhor compor a apresentação pública, com efeito, desta feita houve mesmo a presença da maioria dos reforços que vêm completar o plantel e dos reforços da casa, provenientes da chamada formação, que aumentam a valia da equipa. Além de caras e simpatias de artistas do conhecimento público, mais valores das diversas modalidades do clube. Sendo uma bonita festa, mesmo, diante dum público entusiasta; sendo como foi esta uma festa aberta para quem gosta de presenciar tudo o que é do FC Porto. Assim como, para quem, como nós, reside e estava algo distante da cidade, foi como que estar no Porto com o Porto Canal – acompanhando a emissão e tudo o que os olhos e outros sentidos abarcaram. Quão o Mar Azul este ano será maior com os Dragões Juntos.


Foi apoteótico o momento final com toda a gente a cantar o Hino do clube. Algo demonstrativo como, na verdade, o FC Porto tem crescido imenso. Ainda me lembro como pouca gente conhecia o Hino do clube noutros tempos (a pontos dum amigo há tempos me ter recordado que, quando eramos ainda muito jovens em idade de ensino liceal, e quando tínhamos voz de primeira, ter sido eu que lhe ensinei a cantar o Hino do FC Porto, apesar de ele então ser residente do Porto e eu de longe). Enquanto agora o "Hino do Porto" até já já mais cantado que o hino nacional, verdadeiramente.


Uma nota tem de ser referida, entretanto. Ainda não foi desta, mas pode ser que aconteça – lá virá o ano – em que até o presidente do clube apareça na passerelle. Sim, porque como até agora e em todos estes anos, apenas têm sido apresentados os diversos padrões de equipamento e vestuário desportivo, falta um dia juntar apresentação da roupa clássica, ou seja o fato oficial de cerimónia e de representação. Podendo então, quando isso acontecer, também termos uma autêntica apoteose com o aparecimento, por exemplo, dum diretor e sobretudo do Presidente.


Foi uma festa bonita. À Porto!

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário