Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 28 de agosto de 2019

Efeméride da primeira assinatura de José Maria Pedroto pelo FC Porto


Aos vinte e oito dias do mês de Agosto do ano da graça de Nosso Senhor Jesus Cristo de mil novecentos e cinquenta e dois o futebolista José Maria de Carvalho Pedroto assinava contrato para passar a representar o FC Porto. Passando a fazer parte efetiva da instituição a que ficaria ligado para sempre, inicialmente como jogador e mais tarde treinador.


Com efeito, desse longínquo defeso de época de 1952 ficou esta efeméride, digna de nota: “José Maria Pedroto assinou pela primeira vez pelo FC Porto há 67 anos. O médio tinha 23 anos e chegava do Belenenses, a troco de um valor recorde de 335 contos. Tendo em conta a evolução do índice de preços do consumidor, hoje essa importância equivaleria a cerca de um milhão e 700 mil euros.” (na base de mercado do futebol nacional, nada comparada à internacional, entenda-se) Conforme é muito bem relembrado nesta data na página oficial “Dragões Diário”.


Como homenagem a esse então futebolista que foi um dos cromos mais apreciados das coleções de cadernetas desse tempo (lembrando-me bem eu disso, pelo que ouvia a meu irmão mais velho e seus colegas), recorda-se aqui algo do que sobre o mesmo foi então registado, em letra de forma ilustrativa, em diversas publicações, de entre alguns dos muitos exemplares com que ficou lembrado à posteridade.


- Primeiro, através do livro da “colecção FIGURAS DO FUTEBOL NACIONAL”, de 1952/53


- Como depois no suplemento desdobrável “Desportos (da revista) do Cavaleiro Andante”

- Passando por uma coluna do trabalho de Rodrigues Teles sobre os futebolistas Internacionais do FC Porto, com publicação também em fascículos no jornal O Porto


- Até (para chegar a gerações mais recentes) perante um vislumbre duma passagem do livro de bolso que em 1978 foi dedicado a José Pedroto na coleção Ídolos, já como treinador campeão.


- Assim como seu currículo foi mais longo...

- E por fim, coroando sua passagem excelsa, juntamos umas parcelas da reportagem do jornal O Comércio do Porto, reportando ao funeral emocionante do Mestre Pedroto:


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário