Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sábado, 10 de agosto de 2019

Estranheza pelo mau início de campeonato de futebol e pela má definição de fim da Volta do Ciclismo


Exprimindo na primeira pessoa, porque escrevo em nome pessoal, neste espaço que é meu:

Como Portista, que nada peço ao clube a não ser que seja à medida do que me fez e deve continuar a fazer gostar dele, clube desportivo e fenómeno social, estou revoltado, dececionado e tudo mais, com o que se passou no primeiro jogo do Campeonato português de futebol profissional, este sábado. Não se entende.

Detesto ter razão, quando sucede algo que temia, pois eu sempre disse que estava com o Sérgio Conceição por ser o treinador do Porto mas não gostei quando ele veio; embora depois tivesse sido surpreendido e gostado obviamente com a primeira época, que fez e em que tirou aos mouros a possibilidade de serem Pentas. Fiquei autenticamente fã dele então. Depois ele foi acumulando erros e agora está a mostrar ser perito em asneiras. A minha esperança é que, tal como o outro que perguntava se o burro era ele (e só depois de ter tido primeira derrota histórica é que resolveu mudar parte da equipa), também este veja as asneiras e corrija depressa, deixando de lado os que andam ali a empatar e meta quem possa mesmo fazer a diferença, dos que jogam a sério. Que deixe de inventar e se quiser impor sua vontade simplesmente que veja o que é melhor, e não seja teimoso a tentar mostrar ter razão, quando não teve nem tem, como se viu.


Não vou detalhar o que assalta as ideias, tantas são obviamente as interrogações, mas apenas deixar vincado que o FC Porto não pode voltar atrás. Sendo como são ainda algumas as pessoas que estão à frente do clube, das que estiveram na revitalização dos bons inícios dos anos oitentas.

E, assim como o futebol, a nível interno, deixa assim quem acompanha unicamente por sentimento clubista a situação, também no ciclismo, mas em mistura com fatores externos, há alguma estranheza. Sendo estranho como nada nem ninguém com voz e opinião que chegue ao grande público, chame a atenção, pelo menos, para o que se verifica. Algo que não vem acima por se saber que a comunicação social generalizada é anti-Porto e a RTP nas transmissões televisivas é faciosa, através de seus profissionais que apoiam autenticamente o Joni Brandão por ser quem possa impedir que o W52-FC Porto vença, como salta aos olhos e ouvidos. Mas que do clube se não ouça nem leia nada é estranho. Isto porque, vendo a chegada da etapa da subida à Senhora da Graça, e pegando num relógio com algum sistema de cronómetro mais visível, é evidente que a diferença que o João Rodrigues ganhou ao Joni não foi apenas de um segundo.


Até parece que, mesmo onde até agora se pensava que contava mais o valor dos músculos das pernas e a inteligência tática, agora até no ciclismo vem acima o sistema parecido com outros desportos.

Assim contou que António Carvalho ganhou brilhantemenet a etapa. Enquanto João Rodrigues igualou no topo da classificação segundo as contas dos cronometristas oficiais, estando em igualdade oficial...


De qualquer forma, confiamos que o João Rodrigues conseguirá vencer tudo e todos e seja o vencedor final, com devida demonstração de seu valor no contra-relógio com que terminará a Volta no centro da cidade do Porto, de modo a poder concluir-se a prova em apoteose.

Força João! Agora o rumo é a vitória na Volta!

E Força Porto, em tudo, dentro e fora!

Armando Pinto

3 comentários:

  1. Relativamente ao futebol, não me lembro de jogo tão fraco da nossa equipa. Em termos táticos, não há palavras para descrever tantos erros. O 11 apresentado nem para jogos da taça da liga serve. Depois, erros de outras épocas continuam sistematicamente a acontecer e não são corrigidos, o que demonstra que não temos um treinador teimoso...temos um treinador fraquinho...
    Quanto ao ciclismo, só o azar em Bragança é que nos tirou uma vitória tranquila. Agora amanhã há que mostrar que temos a melhor equipa e os melhores ciclistas...

    ResponderEliminar
  2. Não dá vontade de falar nada do futebol, unicamente esperar que melhore, e seja como bem analisa e diz- Sobre o ciclismo, já na subida da serra da Estrela o Joni foi muito ajudado pelo público e ninguem fez caso, hoje foi escandaloso. Se aquilo foi só um segundo, eu vou e venho...

    ResponderEliminar
  3. Uma tristeza o que se passa no futebol do Porto, com tantos tiros nos pés nos tempos recentes. Para mal dos adeptos, porque os dirigentes continuam na deles e os amiguinhos vips convidados só aparecem para festinhas. É pena não aparecerem pessoas capazes para se candidatarem à direção. Quanto ao resultado de ontem agora temos de ficar nos ses. Uma tristeza, com essas asneiras, como diz, a darem o ouro aos bandidos. Quanto ao ciclismo a batota aparece no desporto que antes era ainda conhecido pelo doping, de que se não fala abertamente por ter ficado associado também ao Joaquim Agostinho e ao Marco Chagas, como sabemos. Hoje o João Rodrigues pode ganhar.

    ResponderEliminar