Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quinta-feira, 26 de setembro de 2019

Em dia de aniversário de S. Francisco de Assis – relembrando tema duma página cultural do jornal O Porto


Não, não é para desejar feliz aniversário a São Francisco de Assis, que ele viveu feliz e está feliz na memória eterna. Mas, no dia em que ocorre o seu aniversário natalício, registamos o facto da efeméride de seu aniversário, por quanto esse santo nos diz muito.


Francisco de Assis nasceu em 26 de setembro de 1181, na cidade de Assis, Itália, com o nome de Giovanni di Pietro di Bernardone. Era filho do comerciante italiano Pietro di Bernardone dei Moriconi e de Pica Bourlemont, e tinha origens francesas. A família fazia parte da rica burguesia de Assis, detendo prestígio no nome e nas posses financeiras. Francisco era chamado pela família de “Francesco”, e ficou na religiosidade mundial como S. Francisco de Assis.

Ora, tal como noutra oportunidade aqui já registamos a referência que ele representa, aquando da data de 4 de Outubro, dia em que foi sepultado (após ter falecido no dia 3), sendo o das exéquias dedicado pela Igreja no calendário litúrgico ao santo "Poverello" dos estigmas sagrados, também agora na sua data aniversária, a 26 de setembro, vem a talhe relembrar que S. Francisco de Assis já fez parte duma página cultural no antigo órgão informativo do clube.  

Assim nesta ocasião relacionada com  São Francisco de Assis, é propício lembrar tal crónica feita há muitos anos, numa evocação especial escrita nos primeiros tempos de colaboração do autor n’ O Porto, ao tempo órgão oficial do FC Porto. Tendo então, através desse artigo, correspondido a apelo do diretor do mesmo, o antigo presidente Dr. Paulo Pombo, que estava a dar um rumo também cultural ao jornal do clube.

Então recordamos agora, por meio de recortes desse texto inserto em O Porto, corria o ano de 1975, o artigo de fundo histórico-cultural que dedicamos ao fundador da Ordem Franciscana e patrono dos Frades Capuchinhos. Santo que nos é muito querido, por assim dizer, sendo um dos mais admirados, com uma aura especial na simpatia de devoção pessoal, também.


ARMANDO PINTO
((( Clicar sobre as imagens digitalizadas, para ampliar)

Sem comentários:

Enviar um comentário