Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sexta-feira, 20 de setembro de 2019

FC Porto começa vitorioso na campanha da Liga Europa e Fábio Silva assina o ponto de mais jovem do FC Porto em provas internacionais


O FC Porto entrou a ganhar na Liga Europa, vencendo o primeiro jogo, diante do Yong Boys da Suíça. Mesmo sem uma exibição brilhante, ganhou e pontuou no ranking para o futebol português. Fazendo vir acima, mais uma vez, que é o clube que mais tem contribuído para o nível do futebol português além fronteiras. Num patamar internacional ainda em que, desta vez, também o Norte valeu à pontuação europeia do futebol nacional – graças às vitórias do FC Porto e do Braga, contrastando às derrotas do Benfica e do Sporting, a que se juntou negativamente também o Guimarães.


Paralelamente a esta boa entrada do FC Porto na competição internacional que disputa, também Fábio Silva, jovem avançado do FC Porto, tornou-se no jogador mais jovem de sempre a jogar pelo FC Porto nas competições internacionais existentes, entrado em jogo na segunda parte da vitória sobre os suíços do Young Boys, por 2-1, na primeira jornada da Liga Europa. Tendo, a propósito, o detentor da nova marca, declarado com orgulho: - «É sempre bom entrar na história do clube que gosto»!


Com efeito, «o dia 19 de setembro de 2019 ficará para sempre ligado à história e carreira do jovem avançado Fábio Silva no FC Porto. Lançado por Sérgio Conceição no decorrer do encontro com o Young Boys (2x1), o ainda júnior de primeiro ano e já sénior por estatuto tornou-se o mais jovem dragão a jogar numa competição europeia. O camisola 49 entrou aos 81 minutos, para cumprir o seu 4.º jogo na equipa principal dos azuis e brancos, numa altura em que o jogo com o conjunto helvético ainda não estava totalmente decidido, e ajudou na manutenção da vantagem a favor do FC Porto até ao apito final. Ao estrear-se na Liga Europa, segunda competição europeia mais importante ao nível de clubes, Fábio Silva superou o registo de Rúben Neves, que se estreou com 17 anos e cinco meses, e deixou ainda para trás nomes como Fernando Gomes, Anderson e Paulo Futre» (extrato este retirado do zerozero.pt, assim como alguns dados que se registam, embora com certas reservas nalguns casos, por em pesquisas próprias se ter verificado certas incorreções).


Utilizado assim durante o jogo terminado com a vitória do FC Porto sobre o Young Boys com dois golos de Tiquinho Soares, o jovem dianteiro Fábio Silva, de 17 anos e dois meses, tornou-se no mais jovem de sempre a jogar pelo FC Porto nas provas da UEFA, batendo o recorde de Rúben Neves por três meses.


Por curiosidade estatística de números, refira-se que a nível de competições nacionais o recordista ainda é o guarda-redes Kadú, que a 15/10/2011 se estreou diante do C A Pêro Pinheiro com vitória do FC Porto por 8-0, jogando então pelo Futebol Clube do Porto com 16 anos, 10 meses e 15 dias. Sendo secundado por Fábio Silva, que já nesta época de 2019/20 entrou pela primeira vez na equipa sénior portista a 10/08/2019, no jogo que em Barcelos o FC Porto perdeu por 1-2 com o Gil Vicente Futebol Clube, jogando com 17 anos e 22 dias. E em terceiro está cotado Sérgio Oliveira, o qual a 17/10/2009, em jogo que o FC Porto venceu por 4-0 o Sertanense FC, atuou com 17 anos, 04 meses e 15 dias.

Já quanto a competições de âmbito geral, há a curiosidade de a contar para a antiga (e entretanto extinta) Taça dos Vencedores das Taças, o então jovem defesa João Atraca, a 14/10/1964, em jogo que o FC Porto venceu em França o Lyon por 1-0, haver jogado e ficado com marca de se ter estreado na equipa principal do FC Porto em competições internacionais com 17 anos, 02 meses e 20 dias. Acrescendo ainda Victor Gomes que, também na Taça das Taças em 1968/69, se estreou com 18 anos, 6 meses e 22 dias, em jogo que o FC Porto venceu por 1-0 o Slavan de Bratislava, em 13/11/1968.

Assim sendo, na lista dos futebolistas mais novos estreados em provas da UEFA, antes de Fábio Silva ter passado tudo, o Ruben Neves, que era referido como recordista, estava então no meio de Atraca e Victor Gomes. Contudo entende-se em parte que, sendo dada referência das provas ainda existentes, não apareça tudo como deveria ser, embora no caso devesse ser anotado esse item.  


Assim, em competições internacionais existentes na atualidade, Fábio ao ter entrado a jogar neste dia 19 /09/2019 superou essa de Atraca e a anterior marca de Ruben Neves, que a 21/10/2014, em jogo que o FC Porto venceu por 2-1 o Athletic Bilbao, se estreara com 17 anos e 5 meses.

Fica a tabela agora liderada por Fábio Silva, entrado a jogar com 17 anos e 2 meses, superando Rúben Neves que tinha então 17 anos e 5 meses, mais Fernando Gomes com 17 anos e 9 meses, Anderson com 18 anos e 5 meses, Futre com 18 anos e 6 meses, etc.


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário