Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sábado, 28 de setembro de 2019

FC Porto: Força da natureza pura, com 126 anos – Coroa de apreço no aniversário portista de 2019


“Mais do que prometia a força humana”, quão ficou epicamente nos Lusíadas elevada a gesta patriota por Camões, também o Futebol Clube do Porto se eleva em espirais de incenso dos apoiantes; enquanto se revela ao mundo como força da natureza pura, com pureza e honestidade, superando “perigos e guerras esforçados”, até “por mares nunca antes navegados", desde a nossa “ocidental praia lusitana”… há já 126 anos. Tantos os anos a comemorar, agora em 2019, perfeitos à data de 28 de setembro.


Pois então, como quando alguém de nossa família e algo de nossa afeição passa por algum momento especial isso nos toca e sensibiliza, também numa ocasião como o aniversário do FC Porto é caso de consideração tal notável feliz ocorrência. Estando de parabéns tudo e todos do mundo portista.


Ora, pelo aniversário do nosso clube, hasteando a bandeira do F C Porto neste espaço de memória portista, depositamos também uma coroa de flores escritas ao “Peito Ilustre” azul e branco, consubstanciado em tudo e todos, tudo o que eleva o FC Porto ao alto do afeto e todos os que vivemos a vida do nosso FC Porto.


Como de outras vezes já neste blogue ficou registado o acervo devido às provas documentais da fundação do FC Porto, desta feita juntamos algumas imagens de fichas também algo documentais e algumas outras a fazer uma volta pela vida portista. Como que a colocar uma coroa de louros ao FC Porto. Através de caras e recordações portistas do futebol do FC Porto, pois que a modalidade-rainha é a que esteve na base da criação do clube e obviamente o futebol, o desporto-rei, sempre e desde sempre fez parte do FC Porto.


Nesta oportunidade, em registo memorial, transcreve-se um artigo alusivo à passagem da própria data aniversária do clube, no caso tratando-se duma crónica publicada na histórica revista "O Tripeiro" aquando do centenário respetivo. Deixando-se a leitura à devida consideração, atendendo ao espaço cronológico até então.


Posto isto, como que numa rapsódia recordatória, qual desgarrada entoada à vista desarmada, deixa-se esvoaçar nesta felicitação coletiva toda uma aragem azul celeste de “fama e glória", quais “trofeus pendentes da vitória”!


 Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Nota: A propósito e como complemento, recorde-se sobre a prova mais conhecida e por extensão ainda mais algumas outras, também, o que aqui foi publicado sobre a célebre carta de António Nicolau d’ Almeida… (clicando) em


A. P.

Sem comentários:

Enviar um comentário