Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sábado, 5 de outubro de 2019

Mais Quatro. FC Porto vencedor da Supertaça nacional de Hóquei em Patins masculino, Voleibol feminino e Bilhar Pool feminino!


É do título (desta memorização) mas nunca é demasiado vincar e proclamar:  - Mais Quatro para o FC Porto. O clube Dragão é vencedor da Supertaça nacional de Hóquei em Patins masculino, Voleibol feminino, Bilhar Pool feminino e Bilhar às Três Tabelas masculino!
*****
No hóquei, foi uma brilhante vitória contra a resistência duma equipa que deixou vir acima certa fobia de aversão. Tanto que no fim, ouvindo-se as declarações de Garrido, parece que ele viu outro jogo... tal como é de lamentar a atitude de ressabiado do Jorge Silva, segundo se notou durante e no expirar do jogo. Por isso é que sempre pensei que os adeptos ainda são algo melhor do desporto, pelo menos no caso do FC Porto os verdadeiros portistas. Pois há jogadores e treinadores que quando estão no FC Porto parecem uma coisa e mal saem mostram logo ser outros. Talvez a dar razão ao slogan que o FC Porto ama-se ou deixa-se.


Quanto ao Vólei deu gosto ver o entusiasmo das nossas meninas e gostei de ver a satisfação do diretor Rodrigo Afonso Barros.


E ainda havia outra... também no Bilhar Pool feminino. Aliás, ainda havia mais, pois quatro é melhor, havendo outra também em Bilghar às Três tabelas.

Em suma; Mais quatro Supertaças ganhas pelo FC Porto, todas no mesmo dia, a juntar à anterior de basquetebol uma semana antes, essa conquistada no passado fim de semana. Podendo mesmo dizer-sem, em saudação:- ena, dá cá mais cinco! 

Como é facto singular este caso de se juntar na mesma semana de início de época desportiva a conquista de cinco Supertaças nacionais, é de recordar a primeira da série, obtida no domingo anterior, por meio de concludente vitória do Basquetebol do FC Porto.


Mas... cinco?! Mais até, seis... com uma outra também havida no mês de agosto... como quem diz ora dá cá uma, e depois mais outra...

Sem se poder esquecer que ainda antes, em Agosto, o FC Porto vencera já uma primeiríssima, a Supertaça de Andebol de Portugal: em 25 de agosto, com o resultado de FC Porto, 28 - Águas Santas, 22.


~~~ * ~~~
Ora, em Hóquei em Patins o F. C. Porto conquistou, este sábado pela 23.ª vez, e quarta consecutiva, a Supertaça António Livramento de hóquei patinado, ao bater a Oliveirense por 6-4, em encontro disputado em Coimbra. Num jogo que estava empatado ao intervalo (2-2), os campeões nacionais em título superiorizaram-se na segunda metade aos detentores da Taça de Portugal, que nunca ganharam a Supertaça.


O F. C. Porto, com 23 títulos em 37 edições, lidera destacado o ranking da prova, seguido, à distância, por Benfica com sete troféus, Óquei Barcelos com quatro, Sporting dois e Valongo um.

No Voleibol: Agora que o FC Porto regressou à modalidade e passa a ter equipa feminina, na parte de senhoras e meninas entra a ganhar na primeira vez e assim começa da melhor maneira. Logo à primeira, iniciada a época com a prova de entrada, o FC Porto vence brilhantemente a formação histórica do rival: Leixões SC, 2- AJM/FC Porto, 3.


Observação de adepto: As duas finais puderam ser acompanhadas em direto pela televisão por transmissões da TVI 24 no caso do hóquei (desta vez mostrando a entrega da taça, é de realçar) e n’ A Bola TV no voleibol (mostrando tudo muito bem de princípio a fim, registamos também).

Já no Bilhar  a notícia chega pela página oficial do clube, felizmente, ficando-se a saber que também este sábado houve então tal triunfo por 2-0 frente à Soccer Planet. Assim como depois surge a novidade da vitória também no Bilhar de homens às Três tabelas.


Com efeito, a equipa de Pool (Snooker) feminino do FC Porto conquistou este sábado a Supertaça ao bater a Soccer Planet por 2-0, com os seguintes parciais: Vânia Franco-Dulcineia Vilaça (5-0) e Marta Tavares-Mariana Figueiredo (6-2). Enquanto no Bilhar às Três Tabelas, da parte masculina os homens não ficaram atrás, tendo o FC Porto lvencido  o Sporting por 9-8,  natravés de vitórias dos bilharistas Rui Manuel Costa João Ferreira, José Miguel Soares e Jorge Costa.

Os quatro sucessos, em apreço, ocorridos de assentada, merecem naturalmente memorização descritiva. E como tal registamos devidamente, transpondo para aqui as crónicas publicadas na página informática oficial do FC Porto (fcporto.pt):

No hóquei - FC Porto Fidelidade venceu a Oliveirense (6-4), em Coimbra, e ergueu o troféu.


O FC Porto Fidelidade venceu este sábado a Oliveirense, por 6-4, no Pavilhão Dr. Mário Mexia, em Coimbra, conquistando assim a 23.ª Supertaça António Livramento da história do hóquei em patins azul e branco.

Os campeões nacionais entraram melhor no encontro mas foi a Oliveirense a marcar primeiro, por intermédio de Jorge Silva, logo aos dois minutos. A reação portista não se fez esperar e, num lance algo confuso, Rafa voltou a deixar tudo igual (9m). Da marca de grande penalidade, Sergi Miras consumou a reviravolta portista (16m), mas o compatriota Marc Torra atirou a contar para o 2-2 já perto do intervalo (24m).


Tal como na primeira parte, foi a Oliveirense a marcar primeiro na etapa complementar, através de Marc Torra (31m), mas Sergi Miras fez o 3-3 num remate indefensável para o ex-Dragão Nélson Filipe (35m). Na marcação do livre direto que castigou a décima falta da equipa de Oliveira de Azeméis, Giulio Cocco fez o 4-3 com grande categoria e assinou nova reviravolta dos azuis e brancos (40m).

Com dez minutos para jogar, o FC Porto Fidelidade manteve-se seguro e ainda aumentou para 6-3 num espaço de segundos, por Gonçalo Alves (49m), carimbando a conquista da quarta Supertaça António Livramento consecutiva, a 23.ª do clube. Neste particular, a supremacia portista é verdadeiramente assombrosa: FC Porto (23), Benfica (7), Óquei de Barcelos (4), Sporting (2) e Valongo (1).


Declarou no final o treinador do FC Porto: “- Merecíamos ir a vencer para o intervalo, mas a Oliveirense aproveitou bem as oportunidades que teve. Na segunda parte marcámos mais golos e acabámos por ser superiores. A Oliveirense fez um grande jogo, mas acho que fomos melhores e somos justos vencedores. O importante é que a equipa continue a lutar por títulos. Queremos estar sempre perto de vencer títulos e queremos ganhar tudo, mas temos adversários de grande nível. Continuamos a ser uma equipa supercompetitiva e com um hóquei bonito”, afirmou o treinador Guillem Cabestany, no final da partida.



FICHA DE JOGO

FC PORTO FIDELIDADE-OLIVEIRENSE, 6-4
Supertaça António Livramento
Tarde de sábado, na Beira Litoral, 5 de outubro de 2019
Pavilhão Dr. Mário Mexia, em Coimbra

Árbitros: Miguel Guilherme e Luís Peixoto

FC PORTO FIDELIDADE: Xavier Malián (g.r.), Reinaldo García (cap.), Rafa, Gonçalo Alves e Carlo Di Benedetto
Suplentes/reforços: Tiago Rodrigues (g.r.), Poka, Sergi Miras, Andrés Zapata e Giulio Cocco
Treinador: Guillem Cabestany

OLIVEIRENSE: Nélson Filipe (g.r.), Xavier Barroso, Henrique Magalhães, Marc Torra e Jorge Silva
Suplentes/reforços: Xavier Puigbi (g.r.), Ricardo Barreiros (cap.), João Almeida, Vítor Hugo e Jordi Bargalló
Treinador: Renato Garrido

Ao intervalo: 2-2
Marcadores: Jorge Silva (2m), Rafa (9m), Sergi Miras (16m e 35m), Marc Torra (24m, 31m e 50m), Giulio Cocco (40m), Gonçalo Alves (49m e 49m).



No Vólei - Portistas venceram este sábado o campeão nacional Leixões, por 3-2, no Pavilhão Multidesportos Vila Flor


A AJM/FC Porto conquistou este sábado a Supertaça de voleibol feminino, ao bater o Leixões, por 3-2, no Pavilhão Municipal Vila Flor, em Trás-os-Montes. Apesar de se terem apanhado em desvantagem, ao perderem os dois primeiros sets, as portistas nunca desistiram e deram a volta ao resultado, vencendo o primeiro troféu em jogo na estreia oficial em 2019/20.


As duas equipas entraram fortes e desde início se percebeu que este jogo seria decidido nos detalhes. Ainda assim, foram as "bebés do Mar" a ganhar vantagem no resultado, vencendo os dois primeiros sets por 29-27 e 25-23.

Sem poder perder mais um set, a AJM/FC Porto demonstrou caráter e raça do Dragão e, pouco a pouco, foi recuperando terreno. As portistas venceram o terceiro set por 25-17 e o quarto por 25-16, deixando a decisão do encontro para o quinto e último set, no qual a equipa azul e branca não deu qualquer hipótese ao Leixões (15-6).

"É a primeira vitória, esperamos que seja a primeira de muitas, porque nós comprometemo-nos, desde o primeiro dia, a trabalhar para conquistar troféus. Sabemos que temos um caminho longo e que temos que acreditar no processo, mas felizmente conseguimos sair daqui vencedores, o que nos dá alento para perceber que todo o trabalho que fizemos até aqui foi muito positivo", afirmou o treinador da AJM/FC Porto, Rui Moreira, após o triunfo.

= Diretor Rodrigo Afonso Barros - Campeão enquanto diretor do FCPORTO... da Supertaça de voleibol feminino de Portugal =

No primeiro jogo oficial como AJM/FC Porto, as portistas conquistaram a Supertaça de voleibol feminino e carimbaram um lugar na história do clube. A estreia no campeonato está agendada para o próximo sábado, dia 13 de outubro, frente ao Famalicão.


FICHA DE JOGO

FC PORTO-LEIXÕES, 3-2
Supertaça Feminina de Voleibol
Tarde de sábado, no Nordeste Transmontano, 5 de outubro de 2019
Pavilhão Multidesportos Vila Flor

FC PORTO: Jordane Tolentino, Bárbara Gomes. Beatriz Santos, Beatriz Graça Santos, Juliana Antunes, Carina Moura e Joana Resende; Vanda Pinto, Viviane Isidoro, Ana Vale, Victória Pinto, Tânia Oliveira, Célia Almeida, Bruna Guedes e Marlene Pereira
Treinador: Rui Moreira

LEIXÕES: Cassidy Baird, Cara Cunningham, Savannah Rainforf-Allen, Beatriz Basto, Carla Sousa e Ana Figueira; Maria Lemos, Bruna Costa, Cláudia Vila Cova, Adriana Monteiro, Inês Ferreira e Margarida Pedrosa
Treinador: Miguel Coelho

Parciais:

27-29; 23-25; 25-17; 25-16; 15-6



No Bilhar Pool feminino - Triunfo por 2-0 frente à Soccer Planet


A equipa de Pool feminino do FC Porto conquistou este sábado a Supertaça ao bater a Soccer Planet por 2-0, com os seguintes parciais: Vânia Franco-Dulcineia Vilaça (5-0) e Marta Tavares-Mariana Figueiredo (6-2). Ao bater a Soccer Planet por 2-0, com os seguintes parciais: Vânia Franco-Dulcineia Vilaça (5-0) e Marta Tavares-Mariana Figueiredo (6-2).


Bilhar: Dragões conquistam mais uma SUPERTAÇA


5 DE OUTUBRO DE 2019, ao final da tarde

FC Porto levou a melhor sobre o Sporting (9-8) na Academia de Bilhar do Estádio do Dragão.

A equipa de bilhar às três tabelas do FC Porto conquistou este sábado a Supertaça ao bater o Sporting, pela diferença mínima de 9-8, na Academia de Bilhar do Estádio do Dragão.


Estes foram os parciais do triunfo portista: Rui Manuel Costa-Jorge Theriaga (2-3), João Ferreira-Rui Edgar (3-2), José Miguel Soares-Joaquim Alves (1-3) e Jorge Costa-José Correia (3-0).

Pelo segundo ano consecutivo, o FC Porto festejou o triplete no bilhar às três tabelas: Campeonato, Taça de Portugal e Supertaça.

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário