Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Emblema do FC Porto - a propósito da estreia de Simplício, autor do distintivo do FCP


Na data correspondente a este dia de há 102 anos (pelas contas atuais de 2019), a 14 de novembro de 1917 «Augusto Ferreira estreou-se com a camisola do FC Porto numa vitória por 2-0 frente ao Académico do Porto. Uma estreia como tantas outras, não fosse Augusto Ferreira conhecido no mundo do futebol como Simplício, o autor do emblema do FC Porto como o conhecemos hoje, desenhado pelo talento do jogador em 1922.» Conforme é recordado em “Dragões Diário”, na lembrança do acontecimento do dia.


Sendo na verdade a efeméride relacionada com o autor do distintivo do FC Porto merece mesmo referência especial, por haver sido então a entrada na equipa do clube do homem que desenhou o emblema que tanto nos encanta.


Como ilustração relacionada, respiga-se do livro “100 Momentos”, de Júlio Magalhães, a página correspondente à origem e autoria do símbolo-mor do FC Porto (embora no livro apareça por lapso a data de 1921, quando foi em 1922).


Entretanto, se há cerca de cinquenta anos, pelas contas atuais, houve um célebre figurante conhecido por “homem do emblema”, numa rábula famosa protagonizada pelo cómico comediante Raúl Solnado no televisivo Programa Zip Zip, no caso ora em apreço trata-se mesmo do verdadeiro “Homem do Emblema”. Conforme se sabe do distintivo portista ter sido elaborado graficamente por Augusto Ferreira, mais conhecido por Simplício – o autor do brasão tornado símbolo do clube que passou desde então a usar as armas heráldicas da cidade da Virgem. Sendo o emblema algo especial, a pontos que outrora era entregue aos sócios até um como identificação (dos chamados de lapela, para colocação no vestuário, normalmente na lapela do casaco ou gola do blusão, como se usava ao tempo), distintivo esse que acompanhava o cartão e um exemplar impresso dos estatutos oficiais, conforme constava dos próprios estatutos do clube.

Pois Simplício foi devidamente referenciado na narrativa da História do FC Porto escrita em 3 volumes por Rodrigues Teles, constando no respetivo 1º volume como para aqui se transpõe.


Assim, depois do inicial distintivo com monograma das iniciais FCP entrelaçadas, por assim dizer, como ainda do seguinte composto numa bola azul com as mesmas iniciais dispostas em linha, teve vez o histórico, tal como durante longos anos passou a constar de tudo o que respeitava ao FC Porto e ainda perdura, apenas com alterações recentes de pormenores (como em vez da língua sagitada saída do dragão heráldico, passou a surgir com a colocação duma chama na boca do dragão emblemático. Bem como seguidamente houve pequenas mudanças nas tonalidades e grafismo do azul).  

 

Dentro do padrão do emblema histórico, acresce que o mesmo também apareceu ao longo dos tempos em variados formatos nas sucessivas camisolas usadas, conforme eram e foram bordados e depois estampados  como se pode ver por sucessão de camisolas (da coleção particular do grande colecionador portista Carlos Morgado).


Ora, desde o inicial monograma, que se passou a conhecer por fotografias sensivelmente dos primeiros anos, até ao que conhecemos e vigora, o emblema portista representa mesmo o portismo que pulsa na pele do sentimento portista.

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))

Obs.: Fotos retiradas de livros da coleção do autor deste blogue; com exceção da imagem de Simplício em jogo, enviada pelo amigo Paulo Jorge Oliveira, mais a imagem da página de "Karlos Morgado".

A. P. 

1 comentário: