Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 3 de novembro de 2019

Relembrando: Programa radiofónico “A Voz do FC Porto”


É lembrado nesta data em “Dragões Diário”, na rubrica Aconteceu, quanto à efeméride do dia: «Há 68 anos, realiza-se a primeira emissão de “A voz do FC Porto”, programa radiofónico oficial do clube e que a partir desse dia começou a ser transmitido todas as terças-feiras na Ideal Rádio. Num tempo em que não havia televisão em Portugal, só começaria seis anos mais tarde, a rádio era o meio de comunicação por excelência, com as famílias reunidas à volta da telefonia como hoje se sentam em frente ao televisor.»

Sendo assim, foi então a 3 de novembro de 1951, um sábado, que foi para o ar essa emissão do primeiro programa radiofónico do FC Porto.

Contudo pode essa ter sido uma das edições, pois que antes, segundo está na Tábua Biográfica da Fotobiografia do FC Porto, houve inicial emissão da Voz do FC Porto anteriormente, tendo sido a 25 de Abril de 1950 que «começa a emitir-se a “Voz do FCP”, programa radiofónico de um grupo de associados, “Os Portistas”, com direcção de João Manuel Antão.» Como aliás também aqui neste blogue já foi registado no artigo sobre o Dr. Miguel Pereira.

De todo o modo esse programa de informação e apoio do FC Porto durou durante mais alguns anos, pelo menos, constando no Relatório da “Gerência de 1956” uma notícia de apresentação com devida informação historiadora, como à época o anual Relatório e Contas apresentava com pormenores e desenvolvimento.


Mais tarde houve outras reedições de programas radiofónicos do FC Porto, ao longo dos anos, com intervalos e renovações. Tendo a versão mais recente acontecido ainda e já no tempo inicial da presidência de Nuno Pinto da Costa, conforme ficou também anotado na revista Dragões.

Também na História do FC Porto escrita por Rodrigues Teles em 3 volumes, até aos anos cinquentas, ficou expresso no 3º volume, no encerramento dessa obra, uma referência ao inicial programa radiofónico lançado pelas ondas hertzianas em 1950.

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))

1 comentário:

  1. Desconhecia por completo . Fiquei sensibilizado pelo excelente trabalho do meu colega e amigo de longa data, Armando Pinto. Parabéns !

    ResponderEliminar