Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Jantar das Bodas de Ouro do Metropolitano de 1969: Reflexos do Encontro dos Hoquistas Campeões Metropolitanos do FC Porto


No sábado em que se ligaram as luzes de decoração natalícia em muitos sítios, como na cidade do Porto foi inaugurada a tradicional gigante árvore de Natal, congregando no centro citadino grande aderência de pessoas predispostas a sentir ao vivo o ambiente do espírito natalício, também dali não muito longe se juntou um grupo de antigos colegas e sempre amigos em espírito comemorativo, como foi o caso do evento comemorativo dos 50 anos da conquista do Campeonato Metropolitano de hóquei em patins.  


Ora, como antecipadamente neste blogue se anunciou e registou em enquadramento memorial, foi assinalada a efeméride jubilar do primeiro campeonato de nível nacional conquistado pelo FC Porto no hóquei patinado. Havendo sido realizado, no sábado último de novembro, também dia de encerramento do mês e à entrada do novo e em pleno período de Advento do Natal, o jantar das Bodas de Ouro do Título de Campeão Metropolitano de Hóquei Patins. No próprio dia e sensivelmente a entrar pela hora em que há 50 anos a equipa principal de hóquei em patins do FC Porto alcançava o primeiro título nacional para o clube:

- 30 / Novembro / 1969 – 2019!


A ocasião proporcionou assim reencontro de antigos colegas de equipa, com a grande maioria dos elementos que se sagraram campeões em 1969. Tendo, dos hoquistas que ao longo dessa época contribuíram na caminhada de que resultou o Título Metropolitano, apenas não estado presentes 3, por motivos de impedimento momentâneo, compensando-se de permeio tais ausências com a junção de 3 convidados (como anteriormente também aqui se enunciou).


Juntaram-se então 13 dos companheiros de “sticadas” daqueles bons velhos tempos. Os quais assinaram a folha de presença, não só no convívio como também com autógrafos de marcação da ocorrência – servindo, para o efeito, a ementa do próprio repasto, como para aqui se transpõe (através de amável envio de fotocópia do amigo Fernando Barbot).


Pelos autógrafos e seguindo a ordem com que assinaram (se a identificação do “notário” que reconheceu as assinaturas se não enganou): Eduardo Valentim, José Castro, Fernando Graça, Alexandre Magalhães, Fernando Barbot, Júlio Silva, Joel, João de Brito, Sobral, José Fernandes, Cristiano, Rui Caetano e Orlando Santos.


De tudo isso, e seguindo a máxima de que há imagens que falam mais que quaisquer palavras, ilustra-se visualmente o acontecimento com um bom filme de fotografias, captadas pelo também hoquista campeão Orlando – através do qual, igualmente por amável envio, fica melhor documentado o sucesso decorrido em família do hóquei portista.


As fisionomias demonstram que ainda estão todos em grande forma! Que se cuidem  Gonçalo Alves e Companhia, da atual equipa de hóquei em patins do FC Porto  para pelo menos daqui a anos também comemorarem campeonatos que vão ganhar!  

A série de captações visuais, por ordem cronológica do encontro, fala por si e por todos.
  

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário