domingo, 30 de junho de 2024

Lembrando: Digressão do plantel de futebol do FC Porto a Angola e Moçambique no defeso de 1958

Em junho de 1958, pouco passava ainda de meio do mês e a seguir à vitória na Taça de Portugal (diante do Benfica, por 1-0, com golo de Hernâni), o FC Porto foi em digressão a Angola e Moçambique para, através da equipa de futebol, levar um autêntico abraço portista até essas paragens então portuguesas. Facto que agora se recorda em tempo sensivelmente a meio da temporada ocorrida nesse tempo, visto a "tounée" ter decorrido de meio de junho a meio de julho. 

Então, antes das merecidas férias, no verão desse ano, o plantel vencedor da Taça de Portugal somou diversas vitórias na digressão africana que apaixonou milhares de portistas em Angola e Moçambique. Encabeçada pelo presidente Dr. Paulo Pombo e pelo treinador Otto Bumbel, a comitiva incluía os principais ases da bola desse tempo, como Hernâni, Pedroto, Teixeira, Carlos Duarte, Virgílio ou Jaburú, que os adeptos acorreram a ver, bem como todo o plantel disponível, incluindo jovens como o guarda-redes Armando, o avançado Morais, etc.

Após passagens por Luanda e Benguela, ainda houve tempo para os azuis e brancos realizarem mais quatro desafios em Maputo, então denominada Lourenço Marques.


Ora, nessa ida a Angola e Moçambique, o plantel principal de futebol portista, ainda não tinha terminado a época, e como tal rumou num périplo por essas duas das províncias africanas do império português desse tempo. Cuja viagem se iniciara em junho, três dias depois da conquista da edição de 1957/58 da Taça de Portugal, fazendo primeiro jogo em Angola a 19 de junho e por fim em Moçambique o último jogo a 16 de julho.


Eram outros tempos, com o campeonato português a durar até à primavera e de seguida a Taça de Portugal disputada em eliminatórias a duas mãos até terminar em meados de junho, para a nova época desportiva ter inícios mais tarde, passada a temporada das férias grandes (como ao tempo se dizia, pela duração do interregno do período letivo e alongamento da época estival), já por volta da transição das colheitas, nos panoramas quase outonais de setembro.


Em solo ultramarino realizaram-se vários jogos da equipa azul e branca do Continente diante de equipas e seleções de diversas cidades angolanas e moçambicanas, somando 6 vitórias da equipa do FC Porto, entremeadas com 2 empates, ao longo da digressão liderada pelo presidente Dr. Paulo Pombo, na concretização dessa que era a segunda digressão do clube das Antas pelo continente africano.

Da digressão, considerada de grande sucesso, se regista a ocorrência com algumas imagens de toda a comitiva e da equipa utilizada – incluindo titulares e reforços.


Para o efeito juntamos imagens de arquivo sobre a mesma deslocação a África, por meio de algumas imagens da Fotobiografia de Armando Pereira da Silva, o guarda-redes Armando (que subira a sénior à época e fora suplente na final da Taça de Portugal dias antes, sendo um dos elementos incluídos na comitiva, como segundo guarda-redes na ocasião, tal como na final da taça, devido ao titular Acúrcio se ter lesionado, sendo então escalado Armando para suplente de Pinho). Tendo a caravana portista, tal como se vê nas imagens, além do presidente Dr. Paulo Pombo, do diretor Amaral, do médico Dr. Sousa Nunes e outros membros de apoio, contado com os futebolistas (pela ordem dos mesmos na imagem cimeira e à mesma na de baixo, mais panorâmica, vendo de baixo para cima e da esquerda para a direita) no primeiro plano: Barbosa, Armando, Morais e Noé; a meio: Carlos Duarte, Gastão, Teixeira e Hernâni; e em cima, atrás: Sarmento, Sá Pereira, Perdigão, Virgílio, Pinho e Arcanjo. Mais (que não ficaram na visão dessa pose, em frente ao palácio do governador da província ultramarina, conforme se nota no campo visual da imagem abaixo, mas aparecem nas restantes fotos), também Pedroto, Osvaldo Silva e Jaburu.


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))

sexta-feira, 28 de junho de 2024

Algumas recordações da ligação ao jornal O PORTO – correspondência memoranda...

Como já recordei no artigo anterior sobre a ligação pessoal e clubística ao jornal O Porto, foi o sr. Almeida e Sousa quem me convidou efetivamente para eu colaborar no jornal do Clube. Em 1974. Mas já antes vinha mantendo alguma correspondência por correio, como serve de exemplo uma carta de 1973...

Uma carta característica, esta, desse tempo, ainda em papel de carta de folhas juntas, e quatro páginas, nas quais ele escreveu a aproveitar todo o papel, incluindo por cima. Daí que não é a obrigar ninguém a fazer ginástica de pescoço, para a leitura de agora, mas porque foi assim escrito à época... Conforme se pode ver por essa carta do bom amigo senhor Mário Pinto Almeida e Sousa. (A ordem de escrita e leitura está assinalada por numeração respetiva de 1 a 8...)

Já depois de ter ficado como colaborador, mas porque entretanto ainda não havia enviado nenhum artigo como tal, para o jornal, é desse tempo e modo uma carta que o senhor Almeida e Sousa me enviou em agosto de 1974… 

Tal como depois se manteve o contacto escrito, incluindo envio de Boas Festas do saudoso sr. Almeida e Sousa pelo Natal, em modo tradicional por via de cartão pessoal… como no caso de dezembro de 1974. 

Entretanto, e passados tempos, de outras facetas e ocorrências, guardei também um cartão recebido pelo ilustre e muito conhecido jornalista de televisão, rádio e jornais sr. Amadeu José de Freitas, como membro da direção da revista Equipa, sobre a qual eu referira num artigo n’ O Porto o seu então recente aparecimento e interessante conteúdo… e ele agradecia, por essa missiva de 1975.


De permeio, entre a diversa correspondência naturalmente recebida por esses tempos, pode recordar-se mais alguns casos, apenas como exemplos. Desde ofícios institucionais até cartas mais pessoais, incluindo uma do entretanto já falecido José Viana, de quando esteve como diretor interino.




E já chega... de exemplos de correspondência recebida e trocada, nesses tempos de colaboração no jornal O Porto.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Efeméride: 38.º aniversário da vitória na Taça dos Campeões Europeus de Hóquei em Patins de 1986 - a 1ª do FC Porto (em Novara-Itália)!

28 DE JUNHO DE 2024

 

=  1986 - 2024 =

Nesta data ocorre a efeméride da conquista da 1.ª Taça dos Campeões Europeus do FC Porto, a de hóquei em patins – acontecida a 28 de junho de 1986. Algo especial no fascínio do mundo portista, como que poesia épica no entusiasmo sentido.

De tal facto corresponde então justa celebração de 38 anos, da passagem dessa soma de anos, de algo importante como foi, afinal, essa primeira Taça dos Campeões Europeus do FC Porto. Um ano antes da Taça dos Campeões Europeus de futebol, ocorrida em maio de 1987, foi pois em finais de junho de 1986 que o FC Porto conquistou a dita e ditosa Taça dos Campeões Europeus de Hóquei em Patins. Aí o FC Porto teve como primeiros Campeões Europeus o treinador Cristiano e os hoquistas Domingos Guimarães, Realista, Alves, Vitor Hugo, Vitor Bruno, Tó Neves, Domingos Carvalho (os que jogaram as duas mãos da final com o Novara da Itália) e Vale (que era o capitão), Almas e Franklim (suplentes por norma e que jogaram também com o Residentie da Holanda e o Barcelona de Espanha nos jogos dos quartos de final e meia final), e ainda o diretor vice-presidente Ilídio Pinto, o diretor seccionista João Baldaia, o técnico mecânico sr. Óscar, o massagista Norberto Alvim e os restantes colaboradores.    

*****


Com efeito, no dia 28 de Junho de 1986, em Itália, o FC Porto venceu no "inferno" de Novara por 7-5 e ergueu a primeira Taça dos Clubes Campeões Europeus de hóquei em patins conquistada pelo esquadrão das Antas.

Foi essa a primeira conquista do FC Porto duma Taça dos Campeões Europeus de todas as modalidades do ecletismo portista, depois de anteriormente também ter sido a equipa senior do hóquei patinado azul e branco a ter obtido a Taça das Taças, entre trofeus oficiais europeus do galarim portista.  Antecedendo assim a  conquista do futebol, que chegaria no ano seguinte, em 1987. E as do Bilhar, mais a correspondente (Youth League, Liga Jovem da UEFA) da equipa de futebol B do FC Porto, já no século XXI.


Foi então nesta data da véspera da festa de S. Pedro que os dragões abriram o ferrolho dessa competição europeia de hóquei, ao bateram os italianos do Novara por 7-5, no segundo jogo da final, depois de terem vencido em casa por 5-3. Antes, nas meias-finais o FC Porto eliminara o Barcelona, após haver empatado na Catalunha por 5-5 e vencido no pavilhão Américo Sá por 6-3.

Estava então Domingos Guimarães na baliza, enquanto António Alves, Carlos Realista, Vítor Hugo e Vítor Bruno compunham o cinco normalmente inicial, revezando com Franklim Pais como segundo guarda-redes, mais António Vale, Domingos Carvalho, Tó Neves e Luís Almas, que completavam o conjunto de dez hoquistas do plantel que, junto com o treinador Cristiano Pereira, levantaram a Taça dos Clubes Campeões Europeus (mais tarde e atualmente denominada Liga Europeia).


Cristiano Pereira era o treinador e passados anos ainda recorda, como declarou em recente entrevista a um jornal: «Foi incrível. Levávamos para Itália uma vantagem de dois golos. Em Novara o ambiente era hostil. Na primeira parte, o Novara goleava. Na segunda, foi a reviravolta com o 7-5 a acontecer a quatro minutos do fim. O árbitro terminou o jogo antes do tempo, devido ao comportamento dos adeptos e recebemos a taça no balneário. Foi o culminar de cinco anos de trabalho e essa temporada foi formidável, terminando com o título europeu num ano em que ganhámos o Campeonato Nacional, a Supertaça Nacional e depois a Supertaça Europeia».

 
Então, em 1986, veio para o Porto tal primeira Taça dos Campeões Europeus, ao tempo com esse nome, através do hóquei em patins, graças a uma brilhante campanha culminada na inesquecível jogatana em Itália, desse desporto jogado com aléu sobre patins.


= Recortes de página do jornal "A Bola"=


Como os jornais desportivos na ocasião dedicaram espaço ao acontecimento, mas porque à época as suas páginas eram de tamanho grande, juntam-se dos mesmos alguns recortes intercalados e ainda fotografias das respetivas páginas, para abarcar a totalidade das mesmas.


- Foi isso então há 38 anos, completados agora em 2024!
  
   
Na passagem da correspondente efeméride, é pois oportuno recordar essa primeira Taça dos Campeões Europeus conquistada pelo F C Porto. Corria o início do verão de 1986, quando vivemos então tamanha alegria e tivemos a ditosa possibilidade de guardar intimamente a consagração dessa inesquecível proeza dos hoquistas do F C Porto.

   
= Imagens dos dois jogos da final de 1986, a duas mãos: fases do jogo no Porto e do decisivo em Novara.=




= Reportagem do jornal Gazeta dos Desportos, da edição seguinte à vitória (visto à época os jornais desportivos ainda não serem diários).

Como tal, e por tanto que nos lembra e queremos sempre preservar na Memória Coletiva Portista, juntamos aqui e agora alguns testemunhos impressos, por via de notas de reportagem jornalística, no caso recortados do jornal A Bola, da Gazeta dos Desportos e algumas páginas coevas da revista mensal Dragões, de 1986. Sem necessidade de mais descrições, que as que foram impregnadas no papel dessas publicações, cujas edições falam por si.

Para a história ficava tudo isso, conquistado em plena noitada da festa tradicional do São Pedro, última festividade dos santos populares, sob o comando do treinador campeão dessa primeira Taça dos Campeões, Cristiano. Abrindo assim com as chaves desse santo pupular a porta para os triunfos que se seguiram.

(Curiosamente, passados anos, em 2019, era nesse dia oficialmente atribuída ao mesmo, Cristiano Trindade Pereira, a Medalha de Mérito-Grau Ouro da Cidade do Porto. Incluído assim que foi Cristiano entre personalidades e instituições da cidade. Proposto pelo presidente da Câmara do Porto, entre nomes ilustres merecedores de reconhecimento da edilidade portuense: - Cristiano Joaquim Marques Trindade Pereira, histórico hoquista internacional que durante anos foi o principal estandarte do hóquei em patins do FC Porto e também treinador campeão europeu de clubes, mais treinador e selecionador nacional campeão europeu e mundial pela seleção portuguesa.)

Armando Pinto 

((( Clicar sobre as imagens )))


quinta-feira, 27 de junho de 2024

Títulos do FC Porto na Presidência de André Villas-Boas (atualização - até 27 de Junho/2024, com o título de Campeão Nacional de Hóquei em Patins)

 

Títulos conquistados pelo Futebol Clube do Porto na Presidência de André Villas-Boas - até Junho, com a conquista do Campeonato Nacional de Hóquei em Patins!

(Eleito a 27 /4/ 2024 - André Villas-Boas Presidente da Direção do Futebol Clube do Porto. Tomou posse como Presidente do Clube a 07/5/2024. E da SAD a 28/5/2024.)

*****

Já sendo do Futebol Clube do Porto a taça de Campeão Nacional da 1.ª Divisão de hóquei em patins – na versão atual com nome oficial de “Campeonato Placard Hóquei Patins 2023/24” – estando assim mais enriquecido o historial e extensivo património histórico do Clube, na atualidade, está então acrescida a lista de títulos conquistados pelo FC Porto já na presidência de André Villas-Boas. Cujo rol se atualiza, até ao presente final de junho, na concretização desse importante título nacional.   

*****

= Títulos que são do FC Porto e de todos os Portistas, obtidos já com o novo Presidente do FC Porto eleito maioritariamente pelos sócios do FC Porto. 

Como Presidente eleito:

29/4/2024 – Desporto Adaptado/Boccia – Diogo Castro e Catarina Monteiro sagram-se Campeões Nacionais de Jovens

(Competindo Diogo Castro na classe BC3 e Catarina Monteiro na BC2, conquistaram os títulos de  campeões nacionais na respetiva competição que decorreu em Miranda do Corvo).

- 01/5/2024 - Voleibol - Título do FC Porto Campeão Nacional de Voleibol Feminino - vitória no Campeonato Nacional da 1.ª Divisão

(vencendo na final o Colégio EFANOR – "Projeto Voleibol Colégio Efanor" – de Matosinhos, à melhor de cinco jogos; em cuja fase final foi necessário ir até à “negra” do 5º jogo). 

- 02/5/2024 - Bilhar - Rui Manuel Costa venceu a Taça de Portugal individual de bilhar às três tabelas 

(ao derrotar o colega José Miguel Soares por 3-2 na final, que decorreu no salão do Sporting).

Como Presidente empossado:

- 11/5/2024 – Natação - Angélica André Campeã Nacional de Águas Abertas em seniores femininos (seguida de Mafalda Rosa, do Rio Maior, em 2.º lugar e Mariana Mendes, do Sporting, em 3ª)

- 11/5/2024 – Natação - Miguel Medeiros Campeão Nacional de Águas Abertas em Juvenis masculinos (à frente de Rui Pereira, do Colégio Monte Maior, em 2.°; e em 3° Tiago Canelas, do Fluvial Portuense)

- 12/5/2024 – Futebol/FormaçãoFC Porto Campeão Nacional de Sub-15 / 2ª Divisão

(Equipa do FC Porto de Sub-14 / B de sub 15 Campeões Nacionais no segundo escalão de sub-15 (Futebol Sub15 2ª Divisão Apuramento Campeão - F.C. Porto B 4-ACF Pauleta 1 - Com este resultado a equipa B dos Sub15 conquistou o titulo de Campeão da 2ª Divisão.)

- 12/5/2024 – Desporto Adaptado/Boccia - David Araújo Campeão Nacional de boccia, no escalão sénior e na classe BC2.

- 12/5/2024 – Bilhar – FC Porto Campeão Nacional de Pool feminino  (com Inês Silva e Sarac Bojana, na final.)

- 12/5/2024 – Bilhar – Inês Silva Campeã Nacional individual de Pool, em femininos

(Tendo a equipa de Pool do FC Porto sido vencedora do Campeonato Nacional feminino - com o SC Braga, em 2.º lugar e o Pool Master em 3.º; e Inês Silva também venceu a competição na vertente individual - após bater Filipa Canhoto, do CB Canelas, por 6-3 na grande final, disputada em Soure.)

- 26/5/2024 - Basquetebol/Sub 18 - FC Porto Campeão Nacional de Sub-18

(Tendo na na fase final, realizada  em Custóias, o FC Porto derrotado o Sporting, o Benfica e o Galitos de Aveiro).

- 26/5/2024 - Futebol sénior - FC Porto vencedor da Taça de Portugal

(na final disputada no estádio do Jamor, derotando o Sporting por 2-1, após prolongamento). 

- 30/5/2024 - Bilhar - FC Porto vencedor da Taça de Portugal de Bilhar às três Tabelas - por equipas, vencendo na final o Sporting por 2-0 (através de duas vitórias e dois empates) com Rui Manuel Costa, José Miguel Soares, Rúben Legazpi e Jorge Costa.

= 22.ª Taça de Portugal da história do clube e pelo sexto ano consecutivo, depois de bater o Sporting na final, por 2-0, no Salão de Bilhar dos lisboetas. O triunfo portista foi conseguido com os seguintes parciais: Rúben Legazpi-Rui Edgar (2-2), Rui Manuel Costa-Francisco Rodrigues (3-0), José Miguel Soares-Joaquim Alves (3-0) e Jorge Costa-José Correia (1-1). No caminho para a final, os Dragões eliminaram o Norton de Matos B (2-0), o FC Porto/Dragon Force (2-0), o Norton de Matos (2-0) e o CB Amadora (2-1).

- 02/6/2024 - Basquetebol/Sub 16 - FC Porto Campeão Nacional de Sub-16

(Tendo a equipa de Sub-16 do FC Porto vencido os três encontros da Final 4 do Campeonato Nacional do escalão, decorrido em Vila Franca de Xira. Após sucessivas vitórias na Final a 4, sobre o Sporting, o Benfica e por fim o Beira-Mar, selando o FC Porto a conquista do título nacional de Sub-16.)

- 5/6/2024 – Desporto Adaptado/NataçãoFC Porto campeão no Campeonato Territorial de Verão, disputado na Póvoa de Varzim, com 24 medalhas de ouro, 6 de prata e 6 de bronze (36 medalhas no total). Lara Nunes destacou-se ao ter batido três recordes nacionais na classe S17: 100m livres, 100m costas e 200m costas. E ainda se sagraram também 9 Campeões Regionais em diversas provas e classes desportivas: António Alves, Ana Castro, André Silva, David Paiva, Diana Torres, Hugo Gonçalves, João Monteiro, Lara Nunes e Ricardo Moreira. 

- 08/6/2024 – NataçãoDuarte Ferreira bateu o recorde nacional de juvenis dos 50 metros mariposa (com a marca 25,59 segundos, no Meeting Internacional do Porto, disputado na Piscina de Campanhã).

- 09/6/2024 – BilharRui Manuel Costa sagra-se Campeão Nacional de bilhar às três tabelas / carambola.

(Depois de, em maio, ter conquistado a Taça de Portugal individual, Rui Costa sagrou-se em junho bicampeão nacional e completou a dobradinha em 2023/2024. Na Academia do Estádio do Dragão, o bilharista que já conta com 12 títulos nacionais no palmarés saiu vitorioso dos sete jogos efetuados. Na última jornada, da fase final disputada num formato de liga, em que todos os atletas se defrontaram, quebrou a invencibilidade do também portista José Miguel Soares, classificado em 2.º lugar, tendo em 3.º ficado Paulo Andrade, do CNM-Centro Norton de Matos Bilhar.)

- 10/6/2024 – Boxe - FC Porto venceu o Braga Open/Torneio de Boxe Olímpico Internacional: Dragões arrecadaram 12 medalhas, das quais nove de ouro, duas de prata e uma de bronze; e Mafalda Vieira foi a melhor atleta de formação.

= Na Universidade do Minho, a equipa de boxe portista venceu o Braga Open, um torneio de boxe olímpico que juntou clubes de Portugal, Espanha, França, Inglaterra, País de Gales e Irlanda. Tendo os atletas do FC Porto conquistado 12 medalhas e foram eleitos a melhor equipa de formação da competição. Mafalda Vieira foi ainda distinguida como melhor atleta feminina de formação entre os 260 atletas da prova que decorreu no fim-de-semana extenso até à segunda-feira do Dia de Portugal.

Eis a lista dos medalhados: Ouro - Lisandro Pinto (infantil 48 kg), Francisco Costa (cadete C 63 kg), Mafalda Vieira (júnior C 50 kg), Juliana Santos (júnior C 75 kg), Gonçalo Rodrigues (júnior C 80 kg), Martim Moutinho (sénior B 92 kg), Henrique Santos (sénior A 54 kg), José Bolela (sénior elite 67 kg) e Hugo Costa (sénior elite 71 kg); Prata - Anusca Costa (sénior elite 67kg) e Eva Branco (sénior elite 81 kg); Bronze - Gonçalo Oliveira (sénior B 86 kg).

10/6/2024 – Desporto Adaptado – Goalball: Fábio Oliveira, João Macedo e Fábio Barbosa - 3 Dragões Campeões Europeus de Goaball

(Fábio Oliveira, João Macedo e Fábio Barbosa, do FC Porto, contribuíram decisivamente para o triunfo de Portugal na final em que a Seleção Nacional de Goalball se sagrou Campeã da Europa, em Itália, numa final frente a Montenegro e decidida em prolongamento através de Golo de Ouro. Tendo a seleção portuguesa de goalball, com o triunfo no Campeonato da Europa B, alcançado um resultado inédito ao garantir a subida à Divisão A.

Fábio Oliveira, capitão portista, marcou o golo de ouro na final bastante renhida contra Montenegro, obtendo a distinção de Melhor Jogador do Europeu. A equipa nacional havia antes sofrido apenas uma derrota em toda a competição, logo na fase de grupos diante da Dinamarca. Nos quartos de final bateu a Bélgica por 7-4 e nas “meias” a Polónia por 4-3. Até que na final ganhou a Montenegro, após prolongamento, através de Golo de Ouro, por 7-6.)

16/6/2024 – Desporto Adaptado – Boccia - Campeonato Nacional de pares e equipas: Virgílio Ferreira e Tiago Tavares - 1.º lugar na 2.ª divisão da classe BC3.

- 16/6/2024 – Natação - O FC Porto venceu o VII Troféu Internacional de Natação Master do FC Porto, torneio que teve lugar nas Piscinas de Campanhã.

(A equipa do FC Porto somou 1.037 pontos, ficando à frente do Leixões, com 408 e do Estarreja/PROZINCO, com 400).

16/6/2024 – Basquetebol – Sub 18 - equipa B – FC Porto Campeão da 2.ª Divisão Sub 18 da ABP.

(CB Penafiel 58-75 FC Porto B - campeonato distrital sub-18, 2.ª divisão).

- 23/6/2024 – Andebol / Masters – FC Porto Vintage Campeão Europeu de Masters 2024.

(O FC Porto Vintage sagrou-se campeão europeu de andebol ao conquistar a variante de +35 anos do EHF Masters Handball Championships, competição que decorreu no Pavilhão Multiusos de Paredes. Depois de terminar o Grupo A na primeira posição, o FC Porto bateu o Courbevoie (França) nas meias-finais. Culminando com triunfo emotivo na final, frente ao ABC/Manabola, por 19-18. Além da vitória coletiva, houve duas distinções individuais relacionadas com o FC Porto: Sérgio Morgado foi eleito o Melhor Guarda-redes e Nuno Grilo o Melhor Jogador desta edição do EHF Masters Handball Championships.)

- 23/6/2024 – Desporto Adaptado/Boccia - Carla Oliveira sagra-se Campeã Nacional de Boccia, classe Bc4, no Campeonato Nacional Absoluto e Catarina Monteiro na 2.ª Divisão, classe Bc2.   

(Ouro na classe Bc4 foi conseguido por Carla Oliveira no Campeonato Nacional Absoluto, disputado no Palácio dos Desportos de Torres Novas, tendo a atleta azul e branca vencido Manuel Cruz, do SC Espinho, por 6-2 na final. Catarina Monteiro foi também medalha de ouro na segunda divisão da classe Bc2, triunfando diante de Cristiana Marques, da Associação de Paralisia Cerebral de Guimarães, por 5-1 e garantiu a subida de divisão para a próxima época.)

- 26/6/2024 – Hóquei em Patins / SenioresFC Porto Campeão Nacional de 2023/2024

(Vencendo na final do play-off o Benfica, ao 4º jogo, por 3-1 em jogos, pelo mesmo resultado do triunfo no jogo da consagração, em casa do rival, no pavilhão da Luz. Tendo o FC Porto passado, com este 25.º titulo de Campeão, a ser o clube com maior número de Campeonatos Nacionais da 1ª Divisão ganhos no hóquei patinado.)

*****

Títulos e honras para o FC Porto e para os Portistas. Neste período de 2 meses e alguns dias desde a eleição de André Villas-Boas como mui digno Presidente do Futebol Clube do Porto, eleito por mais de 80.% do universo associativo do FC Porto.

ARMANDO PINTO


quarta-feira, 26 de junho de 2024

FC Porto Campeão Nacional de Hóquei em Patins 2023/2024 – passando a ser o clube com mais títulos nacionais de hóquei – no 1.º da modalidade hoquista na presidência de André Villas-Boas e direção das Amadoras com Mário Santos!!!

CAMPEÕES NA LUZ – agora no hóquei patinado - a 26 DE JUNHO DE 2024

FC Porto conquistou o 25.º título de campeão nacional de hóquei em patins e garantiu a Dobradinha no pavilhão do Benfica, ao ganhar por 3-1 no chamado salão de festas de Lisboa. Passando o FC Porto de novo para a frente, no palmarés de títulos nacionais em hóquei, com 25 campeonatos ganhos, contra 24 dos benfiquistas, e somando 78 títulos em todas as competições, sendo 68 nacionais e 10 internacionais.

Ao cabo de 4 jogos, na final, o FC Porto, triunfou pelo mesmo resultado de golos do último jogo, vencendo também por 3-1 na soma dos jogos e vitórias de ambos os finalistas.

Este grande feito, conquistado já na era de André Villas-Boas como Presidente, foi assim conseguido no jogo 4 da final, ao cabo de 4 jogos dos 5 possíveis, obtido no pavilhão da Luz, onde os encarnados o que menos queriam era isso, de verem os homens do Norte festejarem. Tanto que, em mais uma ação de mau perder, na ocasião da entrega das medalhas e da taça, colocaram na instalação sonora do pavilhão certas músicas afetas aos derrotados… (acabando por fazerem a festa azul e branca com mais alegria para nós, afinal para quem achava graça por estarmos bem dispostos)! Também porque lá dentro não era possível ligarem uma rega… como no caso da Luz apagada e com chuva de baixo para cima, como em 2011. Coisas que lhes acontecem com Villas-Boas, antes como treinador do futebol portista e agora já Presidente do FC Porto!

Para uma devida reportagem como registo, aqui neste espaço de memorização, transcreve-se o que fica publicado na página oficial do FC Porto.

«Os filhos do Dragão estavam ansiosos por fazer do FC Porto campeão e conseguiram-no esta tarde, ao vencerem o 25.º título nacional e a Dobradinha de hóquei em patins na pista do Benfica (que soma 24). 16 anos e cinco dias depois de alcançarem o Hepta naquele mesmo pavilhão, os portistas voltaram a festejar na Luz após baterem o eterno rival, por 3-1, no quarto jogo da final do play-off. Marcaram Carlo Di Benedetto (dois) e Ezequiel Mena.

O clássico começou bastante morno, com Xavi Malián a dizer “presente” desde cedo e os companheiros a demorarem um quarto de hora a criar perigo. Decidido a dar a missão por cumprida o mais rápido possível, Ricardo Ares gastou dois time-outs antes de Carlo Di Benedetto finalizar de forma perfeita uma arrancada ambiciosa desde a tabela direita (1-0). Estavam abertas as hostilidades num recinto meio cheio.

O irmão Roberto também inseriu a bola na baliza adversária, porém fê-lo de forma ilegal e a superioridade dos da Invicta manteve-se até ao meio-tempo, mesmo que o mais velho dos Di Benedetto tenha causado calafrios a Pedro Henriques e que o conjunto da casa tenha tentado responder, sem sucesso, em cima do intervalo - faltou pontaria a Pol Manrubia.

O descanso não arrefeceu a chama de Carlo Di Benedetto, que regressou aceso das cabines e dobrou a vantagem num potente disparo que o guarda-redes benfiquista não foi capaz de travar (2-0). Ezequiel Mena ainda aumentou o avanço azul e branco (3-0), mas Roberto Di Benedetto, o mais inconformado dos encarnados, devolveu a gentileza e manteve a distância de dois golos passados apenas 14 segundos (3-1).

Houve muito menos ação nos dez minutos seguintes, período ao longo do qual nunca faltou discernimento aos Dragões que seguiram à risca a estratégia brilhantemente delineada por Ricardo Ares. Carlo Di Benedetto, o suspeito do costume, ficou a centímetros de fazer o hat-trick, Hélder Nunes também tentou inscrever o respetivo nome na lista dos marcadores enquanto Carlos Nicolía gastava toda a energia a tentar sacar faltas dentro da área forasteira e Telmo Pinto obrigou Pedro Henriques a trabalhos redobrados.

A buzina soou aos 50 minutos para consagrar os grandes vencedores da melhor liga do planeta hoquístico. Campeão Nacional, vencedor das Taças Continental e de Portugal, finalista da Taça Intercontinental e semifinalista da Liga dos Campeões: 2023/24 não foi uma época perfeita, mas ninguém ganhou tanto como a equipa de hóquei em patins do Futebol Clube do Porto.

FICHA DE JOGO

BENFICA-FC PORTO, 1-3

Campeonato Nacional, play-off, final, jogo 4

26 de junho de 2024

Pavilhão da Luz

Árbitros: Rui Torres e Pedro Figueiredo

BENFICA: Pedro Henriques (g.r.), Carlos Nicolía, Pablo Álvarez, Nil Roca e Roberto Di Benedetto

Suplentes: Bernardo Mendes (g.r.), José Miranda, Diogo Rafael (cap.), Pol Manrubia e Gonçalo Pinto

Treinador: Nuno Resende

FC PORTO: Xavier Malián (g.r.), Telmo Pinto, Rafa, Gonçalo Alves (cap.) e Carlo Di Benedetto

Suplentes: Leonardo Pais (g.r.), Edu Lamas, Diogo Barata, Hélder Nunes e Ezequiel Mena

Treinador: Ricardo Ares

Ao intervalo: 0-1

Marcadores: Carlo Di Benedetto (18m e 27m), Ezequiel Mena (30m) e Roberto Di Benedetto (30m)»

 E, no final, entre as declarações dos campeões, sobressaiu o reconhecimento do treinador, conforme disse e está publicado n’O Jogo:

«Ricardo Ares: "Uma palavra para André Villas-Boas, o presidente ajudou-nos em muitas coisas importantes"

Declarações de Ricardo Ares, treinador do FC Porto, depois de vencer o Benfica (3-1) e conquistar o título de campeão nacional de hóquei em patins de 2023/2024.

Sobre o título de campeão: "Sensações únicas. Em primeiro lugar, os meus filhos e a minha mulher que estão em casa. É para vocês. Estou muito contente com estas três épocas, foram fantásticas. Duas dobradinhas, oito títulos. Temos, somando tudo, mais títulos que os dois rivais grandes juntos. Ganhar no campo do Benfica também foi especial, a equipa mostrou o seu valor. Desde o Natal e no play-off que a equipa mostrou carácter, raça, luta, saber jogar os momentos, sofrer, defender bem. Pronto, uma equipa muito grande. Quero também dar uma palavra ao Eurico Pinto, graças a ele estou cá a desfrutar de tudo isto. Uma palavra para André Villas-Boas, o presidente, que neste último período esteve connosco, sempre muito perto. Ajudou-nos em muitas coisas importantes . Que seja um de muitos títulos que esta nova direção ganhe".

Ganhar na Luz: "Inacreditável, festejar na casa do maior rival!»

Com efeito, esta vitória é também assinalável por ser a primeira na modalidade dos patins já na presidência de André Villas-Boas e da direção do Diretor para as Amadoras Mário Santos  que, junto com o Professor Alberto Babo, esteve presente no pavilhão da Luz a acompanhar a equipa. 

- Campeões Nacionais 2023/2024!

 Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))