domingo, 25 de janeiro de 2026

Falecimento da avó materna de André Villas-Boas, presidente do FC Porto.

 

Faleceu este domingo, dia 25 de janeiro de 2026, a avó materna do Presidente do FC Porto.

Maria Eduarda Pina Cabral Moreira dos Santos tinha 99 anos. Nascida em 1926, estava perto de seu centenário, pois faria 100 anos dentro de três meses. Era a mãe de D. Teresa Maria de Pina Cabral e Silva, mãe de André Villas-Boas. 

Fica assim aqui uma homenagem a essa senhora, de cuja descendência veio ao mundo o atual Presidente do FC Porto, pessoa que é muito querida de quem gosta verdadeiramente do FC Porto. Aqui assim considerada a senhora D. Maria Eduarda, embora sem acrescentos biográficos por desconhecimento pessoal. Porque nas referências conhecidas sobre os laços familiares do Timoneiro do FC Porto tem sido mais aludido o lado paterno. Tanto que ainda há tempos aqui neste blogue de Memória Portista foi possível referenciar, num artigo, a bisavó paterna de André Villas-Boas, escritora e influente na sua fluência da língua inglesa. Contudo sobre o lado materno de André Villas-Boas, além do seu bisavô materno, Daniel Pereira de Pina Cabral, casado com D. Diamantina dos Santos, ter sido Capitão-tenente da Administração Naval, e o avô Álvaro, que morreu muito novo, haver sido jornalista desportivo, inclusive com trabalhos na histórica revista Flama, na qual a sua filha e mais tarde mãe de André Villas-Boas chegou a ser capa da revista, apenas mais se sabe da linha materna de André Villas-Boas por alguma ligação da mesma sua mãe ao ramo comercial de diversas lojas na cidade do Porto. O que leva a notar que está a faltar já uma obra literária que inclua mais pormenores também familiares do Presidente Portista que tem conseguido salvar o FC Porto.

Ao presidente do FC Porto e à sua família enlutada, o autor deste blogue apresenta as mais sentidas condolências, com um abraço solidário ao meu amigo Presidente.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

1 comentário:

  1. A alguns críticos, autores de comentários adversos entrados aqui na caixa respetiva e que naturalmente não serão publicados, idos que foram entretanto para o lixo: o tema dum artigo como este não é só de agora, pois já quando faleceu uma irmã do anterior presidente Pinto da Costa igualmente se fez neste espaço um idêntico; aliás como havia sido feito anteriormente um outro, aquando da morte da mãe do mesmo Presidente Honorário, esse no blogue pessoal anterior a este e que foi atacado e eliminado por adversários que não gostariam de verdades ali descritas, tal como agora com estes comentários, só que agora já o blogue está mais protegido.

    ResponderEliminar