domingo, 15 de março de 2015

À roda histórica do Ciclismo Portista…


Ressurge a natureza na transição anual já evidente nesta fase do calendário, prestes a chegar a Primavera e com o Inverno a ficar para trás. Num tempo, porém, em que no futebol parece ainda teimar a manutenção das invernias, em meteorologia fustigada por tempo incerto, tal o que está a acontecer no desporto português, onde o crime volta a compensar, à imagem salazarenta de antigamente e também de anos ainda recentes dos campeonatos dos túneis, do estorilgate, até a estes sintomáticos dos colo-colo… com a equipa protegida do regime quase sempre a ganhar contra menos um (11 contra 10, na grande maioria das jornadas), sempre com mais um trio encomendado a seu favor, de cada vez... e, se isso não basta, perante tanto receio ainda, até fazem com que seja expulso o guarda-redes do F C Porto (para ficar em campo com menos um, por sua vez) como aconteceu agora com o Arouca - só porque o Porto continua firme a meter medo ao Benfica. 

Visto isto: Para não ter de dar sempre no mesmo, tal como antigamente, recuamos uns vislumbres recordatórios à existência dentro do F C Porto da modalidade que outrora mais adeptos granjeou na afeição portista, durante os longos anos do sistema BSB, quando no futebol só os três primodivisionários clubes de Lisboa, ou seja Benfica, Sporting e Belenenses, tinham direito a presidir aos destinos federativos portugueses e faziam o que lhes dava na real gana, a seu bel prazer. Restando ao F C Porto lutar com os músculos das pernas a dar ao pedal, por então no ciclismo não haver árbitros, juízes arbitrários, e serem as boas forças humanas a ditarem leis. Embora ainda, mesmo assim, com algumas questiúnculas famosas…


Nesta pedalada, remontamos atenções memoriais a tempos mais recuados do ciclismo Portista. Cuja história já desenvolvemos em anteriores lembretes. Deixando para agora alguns lampejos de tempos remotos, através de imagens, quer duma publicação comemorativa do clube, há uns anos bons, no qual se inclui um recorte de arquivo pessoal; como por meio de recortes de pranchas de banda desenhada dum interessante documentário ilustrado ("Heróis da Estrada"), publicado em 1985 pelos jornais O Jogo e Jornal de Notícias. Apenas parcialmente, para não alongar demasiado o artigo.

Comecemos assim por uma panorâmica histórica:


Posto isto, passamos aos anos das iniciais pedaladas oficiais de ciclistas com as camisolas do F C Porto. Sabendo-sde que antes houve representações clubistas nos tempos dos Fortes e Fracos, também. Até que já com inscrição garantida, passaram a correr com as camisolas portistas alguns pioneiros das bicicletas pelos idos anos  trintas...
Recorde-se que a Volta a Portugal em Bicicleta teve início em 1927, com alguns anos de interegno pelo meio.

Reparemos então no que refere "HERÓIS DA ESTRADA", quanto à Volta a Portugal de 1934:


Depois, essa mesma História da Volta a Portugal, em populares imagens aos quadradinhos, recorda outras curiosidades, já relacionadas com 1941 e primeiros valores salientes com a sagrada camisola azul e branca colada ao dorso.


Entretanto, a evolução da corrida foi tendo participações portistas mais evidentes...


Até que surgiu a primeira vitória individual do F C Porto na Volta a Porttugal em Bicicleta...


... Daí em diante, e durante uma assinalável série de anos, houve domínio muito acentuado do ciclismo portista no universo do desporto das bicicletas em Portugal. Mais ou menos até começarem a aparecer casos públicos ainda na memória coletiva. 

Com estas imagens dos primórdios das andanças portistas pelas estradas, ficamos desta feita por aqui. Guardando para outras oportunidades a devida continuação. Salvagurdando que diversas imagens desta sequência já foram publicadas em anteriores partilhas e outras mais poderão ser inseridas noutras evocações. Enquanhto se verifica que, passados tantos anos, depois que o F C Porto deixou de ter ciclismo entre suas modalidades ativas, ainda é o F C Porto o detentor de maior número de vitórias individuais e coletivas no historial da Volta a Portugal em ciclismo.

Armando Pinto

{{{ Clicar sobre as imagens, para ampliar }}}

2 comentários:

  1. Agora que andar de bicicleta esta na moda, apesar de ser mais btt do que em estrada, era interessante o F.C. Porto formar novamente uma equipa de ciclismo.

    ResponderEliminar
  2. Não admira que com entusiasta como o Armando Pinto, o ciclismo profissional tivesse de voltar ao F C Porto neste ano 2016. O ciclismo do Porto deve-lhe a sua parte nisso. E ainda bem que temos Portistas destes.

    ResponderEliminar