terça-feira, 20 de abril de 2021

Discos de vinil de memórias e afetos... também em azul e branco.

A propósito da efeméride do dia, nesta data de publicação: - Hoje é Dia do Disco.

«Dia do Disco de Vinil, no Brasil, é comemorado anualmente a 20 de abril. Comemoração surgida a partir de uma homenagem ao músico Ataulfo Alves, que morreu em 20 de abril de 1968.» Já nos Estados Unidos é em Agosto, por homenagem ao dia em que Thomas Edison, em 1877, anunciava que teria inventado o fonógrafo.... Mas tal como se diz noutros casos, pode ser quando se quiser.

«O disco de vinil é considerado um marco na história do entretenimento musical, ajudando a criar novos hábitos, seja entre os ouvintes ou entre os produtores musicais.

O vinil foi desenvolvido em meados da década de 1940, permanecendo popular em todo o mundo até ao surgimento do CD. »

Também chamado de LP (abreviação de Long Play), para reproduzir um disco de vinil é necessário um “gira discos” (sucessor da antiga grafonola, de campânula).

«Atualmente, o disco de vinil voltou a tornar-se popular, não pela sua prática (visto que os CD’s apresentam superior qualidade sonora, por exemplo), mas pela peculiaridade que o caracteriza….»

Ora, os discos de vinil guardam ternas lembranças melodiosas ou de voz historiadora, entre muitas recordações e afetos, à medida de quem tem memória também disso. Incluindo inesquercíveis momentos de Portismo, assim gravados em pistas de discos.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário