sexta-feira, 16 de julho de 2021

Efeméride da 2ª Taça das Taças de Hóquei conquistada pelo FC Porto em 1983

A 16 de julho de 1983, em pleno recinto do adversário, o FC Porto venceu no pavilhão da Luz em Lisboa a Taça das Taças da Europa de Hóquei em Patins, em emotivo jogo da 2.ª mão da Final. Então a equipa de hóquei do FC Porto conquistava a segunda Taça das Taças consecutiva, batendo o Benfica na final. Depois de um empate de 2-2 no Pavilhão Gimnodesportivo da Antas, os Dragões foram a Lisboa fazer uma épica recuperação diante dum ambiente verdadeiramente adverso. Apesar de terem estado a perder por 4-1 (com 3-1 ao intervalo e mais 1 golo sofrido no início da segunda parte), os portistas acabaram por obter o empate a 4-4 ainda no tempo regulamentar, fixando resultado com que foi necessário ir a prolongamento. Em cujo tempo suplementar cada equipa obteve mais um golo para seu lado, terminando o jogo a 5-5, que levou a ter de ir a penaltis. Aí a final seria resolvida na marcação de grandes penalidades, em cuja série de cinco para cada lado apenas houve um penalti concretizado, e para o FC Porto. Tendo esse golo de Vítor Bruno feito a diferença, porque Domingos defendeu todos os remates dos benfiquistas.

Um ano antes, num sábado de fim de julho, o FC Porto vencera pela primeira vez a Taça das Taças, então diante do Sporting e com o último jogo também em Lisboa, em casa do adversário finalista. Volvido um ano, novamente em disputa com um rival português, o FC Porto repetia a façanha, desta feita diante do Benfica e também num sábado inesquecível. Em que a vitória do FC Porto e o ambiente em torno da final chegou aos olhos de todos através de transmissão em direto pela televisão estatal. Transmitido que foi o jogo de Lisboa pela RTP (obviamente porque era esperada uma vitória benfiquista, perante o resultado verificado no primeiro jogo no Porto). Com o FC Porto a fazer com que muita gente tivesse um final de sábado aziago e aziado em má disposição, enquanto o mundo portista festejava redobradamente!

Desse jogo, para melhor se saborear a festa, passados estes anos entretanto decorridos, ilustra-se tal recordação mediante a reportagem publicada no jornal Gazeta dos Desportos, existente nesse tempo. Deite-se assim atenção ao que veio nas págimas centrais da Gazeta, em sua edição da segunda-feira seguinte, dia 18 de julho (dois dias depois e passado o fim de semana, pois à época os jornais desportivos não eram ainda diários).

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário