domingo, 9 de julho de 2023

Efeméride da conquista da 1ª TAÇA CERS de Hóquei em Patins do FC Porto

 

 TAÇA CERS 1993/1994 de Hóquei em Patins - Final | 2ª Mão

Sábado 9 Julho de 1994 - Pavilhão Américo de Sá, na cidadela desportiva das Antas, no Porto

FC Porto, 7- CP Vic,1 !

(Agregado de 9-6, depois de na 1ª Mão ter ficado 5-2 para o CP Vic)

A Taça CERS, como se chamava até à época de 2018/2019, é a segunda competição mais importante da World Skate Europe – Rink Hockey após o desaparecimento da Taça das Taças (criada em 1976) e fusão dessa com a Taça CERS em 1995/96. Sendo esta atual agora a segunda em importância, depois da antiga Taça dos Campeões Europeus e atual Liga dos Campeões da WSE. Tendo entretanto passado a ser designada de Taça World Skate Europe ou simplesmente Taça WSE. Embora mais popularmente continuando também a ser conhecida por TAÇA CERS. Podendo, em comparação com o futebol, por exemplo, equiparar-se a Taça CERS como sendo a Taça UEFA / Liga Europa do hóquei em patins.

Disputa-se desde 1980/81 e, porque normalmente o FC Porto então já ia desde 1970 competindo na Taça dos Campeões Europeus e pelo meio venceu a Taça das Taças em 1982 e 1983, bem como conseguiu também em 1986 inscrcver-se como Campeão Europeu, com a vitória na Taça dos Campeões Europeus de 1985/1986, foi depois em 1993/1994 que o grande clube Dragão entrou na competição Taça CERS e acabou por vencer em 1994 pela primeira vez essa prova. Acontecendo isso então ao cabo da maratona terminada na 2ª Mão da Final diante dos espanhóis do VIC. Era treinador da equipa portista António Vale, sendo Coordenador Cristiano Pereira, bem como à frente da secção estava o vice-presidente da Direção Ilídio Pinto e como diretor João Baldaia; enquanto na equipa pontificavam Tó Neves, Filipe Santos, Franklim e o brasileiro Didi, num conjunto completado com o argentino Diego Allende, mais Ricardo Geitoeira e Pedro Lopes, no lote que jogou a final, e o guarda-redes suplente Gustavo Dias; tal como também estiveram no banco Rui Félix e Nuno Leal. Sendo os golos apontados por Filipe Santos (1), Tó Neves (1), Didi (3) e Ricardo Geitoeira (2).

Dessa vitória, passando a estar conquistadas todas as taças em disputa, regista-se e ilustra-se a histórica conquista com as páginas que ao tempo mereceu na revista Dragões essa vitória internacional – em reportagem conjunta com vitórias internas noutras categorias, em sinal do hóquei do FC Porto também ter escalões de formação vitoriosos (embora para o caso apenas se partilhe a reportagem da Taça CERS).

Complementando tal triunfo, anota-se mais sobre o mesmo, aqui, com a crónica do acontecimento e dados da ficha do jogo, pela reportagem do jornal O Jogo (ainda não diário, ao tempo, e como tal reportando o tema em sua edição da segunda-feira seguinte, dia 11).

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário