sábado, 1 de julho de 2023

Recordando: Título de Campeão Regional de Juniores de 1962 – um dos exemplos de antigos campeonatos de futebol júnior ganhos pelos jovens “Promessas” do FC Porto (entre os “Nacionais” de antes e depois…)!


"Finalíssima" (3º jogo) - FC Porto, 4 - Leixões, 1.

O FC Porto havia sido pela primeira vez Campeão Nacional de Juniores em 1953, mas antes e depois desse título havia sido por diversas vezes Campeão Regional, ao cabo do final da prova da Associação Distrital, embora sempre em campeonatos disputadíssimos até na final que daria direito à disputa da fase final do Nacional, nesse tempo. Sendo um desses exemplos a decisão final da prova distrital do Regional de Juniores de 1962, tendo então sido precisos três jogos para definir o campeão.

No seguimento do anterior artigo de recordação do título aqui lembrado, calha a preceito esta evocação.

Foi então no início de julho de 1962 em encontro disputado no então campo do Bessa, na manhã desse domingo dia 8, o terceiro e decisivo jogo entre os juniores do FC Porto e do Leixões. Tendo finalmente o FC Porto mais uma vez levado a melhor (como ficou registado no jornal O Porto, na edição do número seguinte):

«No campo do Bessa, jogou-se pela 3.ª vez a final do campeonato regional de Juniores. Desta vez, ao vencermos o nosso adversário por 4-1, conquistamos o título de Campeão Regional.

Jogo dirigido por António Braga. Alinharam e marcaram (pelo (FC Porto): Guerra, Vieira Nunes, Almeida e Barros; Mamede e Eugénio; Cardoso, Quim (1), Artur Jorge (1), Madeira (1) e Fernando (1).»

Assim sendo, com golos de Quim, Artur Jorge, Madeira e Fernando, o FC Porto decidiu com goleada sobre os “Bebés de Matosinhos” a final desse disputadíssimo título de vencedor do Campeonato Regional, de tal forma que foi necessária essa finalíssima. Alinhando pela equipa de jovens do FC Porto diversos futuros titulares da equipa sénior, como Artur Jorge, Almeida, Vieira Nunes e Valdemar (ao tempo referido por Barros, na ficha do jogo), por exemplo, mais outros que alinharam ao longo da época e mesmo nalgum dos outros jogos da final, como Rolando, Acácio, etc. – conforme constam na imagem que ao tempo foi publicada no jornal O Porto. Depois disso, ainda não foi nessa época a revalidação do título nacional, que ainda com Artur Jorge e alguns outros desses jovens voltaria para o FC Porto em 1964.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

1 comentário:

  1. Bom dia, eu tenho um primo que se chama Apolinário e jogou
    nos juniores. N. Fafe

    ResponderEliminar