sábado, 6 de janeiro de 2024

Festa de “Natal do Júnior” Portista em Dia de Reis – Festiva confraternização natalícia das camadas jovens de futebol do FC Porto em 1965

Passara o Natal já, então também no distante ano de 1964, mas no ambiente azul e branco das Antas manteve-se o mesmo espírito pela entrada do ano de 1965 dentro. Como então aí aconteceu nesse tempo em que no FC Porto se realizavam festas natalícias dos diversos departamentos, além da festa maior de toda a estrutura diretiva e atlética. E no caso das camadas jovens do futebol essa ocorrência extensiva ocorreu mais tarde, ainda que dentro da quadra das "Boas Festas", para salvaguardar a presença de todos os elementos, como antecipadamente foi explicado e inclusive anunciado no jornal O Porto.


À época era diferente assim do que se passa atualmente, em que há jantares e festas da quadra natalícia com antecedência assinalável. Sendo que nesse tempo, sensivelmente a meio da década dos romantizados anos 60, do século XX, ainda o horário laboral normalmente ia até às vésperas dos dias feriados; e geralmente os dirigentes tinham seus empregos, ou compromissos profissionais de suas áreas empresariais, tal como os jovens jogadores trabalhavam ou eram estudantes. Daí que as festividades natalícias de grupos e coletividades eram mais festejadas na proximidade ou mesmo sobre o próprio dia, neste caso já depois de na noite de 24 para 25 de dezembro (a chamada véspera) se ter comido a ceia da Consoada de Natal em família. E então no dia 25 era dia de festas coletivas e convívios populares. Derivando que o que não pudesse acontecer na ocasião devida ficava para depois. 

Foi assim que a 6 de janeiro de 1965 teve lugar a Festa de  “Natal do Júnior” Portista em Dia de Reis – Festa das camadas jovens de futebol do FC Porto referente a essa temporada de 1964/1965. 

Da interessante festa, celebrada em fria noite de meio dessa primeira semana de 1965, deu conta o jornal O Porto em reportagem pormenorizada, de modo que chega no conhecimento histórico à posteridade  como bem desempenhava o seu papel o antigo órgão informativo e historiador do FC Porto. Sendo interessante saber até que no topo do bolo dessa comemoração esteve um jogo de futebol entre as equipas de juniores da época anterior e da época ao tempo em andamento, para depois a rolha do champanhe saltar por fim, fora do campo, na respetiva abordagem à roda das mesas de confraternização.


Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))


Sem comentários:

Enviar um comentário