sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

Em memória do histórico guarda-redes Armando Silva (1938-2018): 6 anos de saudade e constante recordação!

  

Passam seis anos do desaparecimento físico de Armando Pereira da Silva, o antigo guarda-redes ARMANDO do futebol portista, que aqui e agora apraz recordar na passagem de 6 anos de seu falecimento.

Armando, o histórico guarda-redes de futebol especialista a defender penaltis, que está ligado à História do Futebol Clube do Porto e do Sporting de Braga, sobretudo, morreu há seis anos, em Braga. Mas continua vivo na Memória Portista, por quanto permanece lembrado por quem o teve por amigo e foi seu admirador como figura do Futebol Clube do Porto, também.  

Armando, natural da cidade do Porto, enveredou pela carreira futebolística e foi formado como guarda-redes nas camadas jovens do FC Porto, clube onde atingiu o plantel sénior, sendo até suplente na final da Taça de Portugal de 1958 e ainda chegou a jogar a titular no Campeonato de 1959/60. Depois fez um brilhante percurso culminado como titular efetivo na vitória do Braga na Taça de Portugal de 1966, até que em 1970/71 regressou ao FC Porto e anos volvidos ainda voltou ao Braga. Como faz parte de seu brilhante currículo desportivo.

Sobre este grande guarda-redes, Armando Silva, já muito se escreveu e publicou neste blogue, mas nunca será demais recordá-lo. Assim sendo, para não repetir anteriores crónicas, desta feita e na oportunidade de mais uma vez o evocar, recorda-se sua figura através das páginas iniciais da sua "Foto Biografia".


Recorde-se que sua vida e obra está devidamente historiada neste blogue, em diversos artigos sobre esse mesmo grande guardião formado no FC Porto e que em 1954/1955/1956/1957/1958 representou em juniores, como depois em seniores vestiu a camisola de guarda-redes do FC Porto nos períodos de 1958 a 1960 e mais tarde entre 1970/71 a 1972/73, assim como de permeio passou por Gil Vicente, Ferroviário de Malange, Salgueiros e Sporting de Braga. Tal como foi internacional pela Seleção B de Portugal e foi suplente na Seleção A de Américo e Damas. Com destaque para o facto de ter sido agraciado com a Medalha de Exemplar Comportamento da Federação Portuguesa de Futebol, por ter feito 391 jogos oficiais sem qualquer castigo. Sem ter apanhado alguma vez algum “cartão”, sequer!


Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Obs: Para reavivar anteriores artigos dedicados a Armando Pereira da Silva, basta clicar sobre um dos respetivos links, em

https://memoriaporto.blogspot.com/2018/02/falecimento-de-armando-1938-2018-grande.html

e noutros que aparecem nas pesquisas sobre seu nome.

A P

Sem comentários:

Enviar um comentário