sábado, 25 de maio de 2024

A propósito… Efeméride da vitória do FC Porto sobre o Sporting na final da Taça de 2000 e galeria de honra das 2 finais FC Porto-Sporting vitoriosas no Jamor em 1994 e 2000!

No dia 25 de Maio de 2000 o FC Porto conquistou a sua décima Taça de Portugal ao bater o Sporting por 2-0 no Estádio Nacional do Jamor. Vencendo então pela segunda vez o Sporting em finais da Taça, ao reeditar a anterior de 1994.

Assim sendo, e agora que o FC Porto já tem 19 Taças de Portugal ganhas, quase a chegar ao dobro das que tinha no ano 2000, no virar do século, vem a propósito dessa taça ganha diante do Sporting e na véspera de mais uma final com o rival verde e branco, relembrar as duas edições vitoriosas das finais da Taça de Portugal entre FC Porto e Sporting.


Taça de Portugal: FC Porto-Sporting

Ora o FC Porto com o Sporting, além das finais perdidas por grandes manobras de arbitragens, como sabemos (pois não mais esquece os casos escandalosos do árbitro que de seguida foi na digressão sportinguista à China, integrado na comitiva do Sporting, por exemplo; mais duas outras de golos anulados por arbitragens habilidosas...), ainda o FC Porto conseguiu vencer duas, em finais que meteram prolongamentos e depois finalíssimas. Como aconteceu em

1993/1994 (0–0  e 2–1 )


e em

1999/2000 (1–1 e 2–0) 


Tendo o FC Porto na mais recente, em 2000, utilizado os seguintes jogadores:

Na Finalíssima: Vítor Baía, Secretário, Jorge Costa, Aloísio, Esquerdinha, Chainho, Deco, Alessandro, Drulovic, Capucho, Domingos, Jardel, Clayton, Rui Barros.

(Mais, anteriormente) na Final: Hilário, Ricardo Silva, Paulinho Santos, Rubens Júnior;

E (mais ainda) das eliminatórias: Nelson, “Duda” (Carlos Ventura), Folha, Romeu, João Manuel Pinto, Peixe, Rodolfo Correia.

Sendo treinador Fernando Santos.

Enquanto, na anterior e portanto da mais antiga, de 1993/1994, há a juntar também: João Pinto, Fernando Couto, José Carlos, Paulo Pereira, Jorge Couto, Semedo, Timofte, Rui Jorge, Kostadinov, André, Jaime Magalhães, Cândido, Bandeirinha, Rui Filipe e Vinha.

Era treinador Bobby Robson.

Fica assim esta nota recordatória a memorizar essas duas vitórias, com a respetiva galeria dos nomes de jogadores que venceram essas Taças de Portugal contra o Sporting. Alguns dos quais terão oportunidade de agora reviverem suas participações com possíveis presenças como adeptos.

Estão pois as Taças de Portugal de futebol nas boas recordações Portistas, desde as conquistadas pelo FC Porto em 1956, 1958 até à de 1968, durante o período reinol do sistema BSB. Passando pelas de 1977 e seguintes, já depois do 25 de abril e alguma abertura de possibilidades desde que Pedroto começou a chamar a atenção e reclamar dos roubos de igreja. Continuando a soma a crescer nos anos 80 e pelo virar do século até à atualidade do século XXl, tanto que já vai em 19 Taças as que o FC Porto levantou. Dessa sequência histórica há bons intervenientes a recordar, contanto que de edições mais antigas (tendo falecido ainda recentemente Américo) restam vivos da Taça de 1968, Valdemar, dos que jogaram na final, mais Almeida, Valdir e Rui, dos que jogaram nas eliminatórias (quanto aos que se sabe ainda estarem vivos), enquanto já naturalmente das seguintes e especialmente das duas taças ganhas contra o Sporting, em 1994 e 2000, há felizmente ainda diversos sobreviventes.

De tudo isso, quanto às históricas vitórias nas finais FC Porto-Sporting da Taça de Portugal, ilustra-se a memorização com algumas imagens alusivas. Entre o diverso material guardado, desde jornais a livros e revistas. Bastando, para não se tornar maçador, focar apenas o tema com algumas páginas da revista Dragões, reportando às duas finais das Taças de Portugal brilhantemente ganhas ao Sporting.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

3 comentários:

  1. Dragões Diário Aconteceu
    O ano era 2000, o Sporting tinha sido campeão nacional e as duas equipas já se tinham encontrado no Jamor. O empate a uma bola na final disputada quatro dias antes ditou novo clássico no Estádio Nacional e, a 25 de maio, sorriu o FC Porto. Clayton enganou Peter Schmeichel, que ainda se lançou para a bola, no primeiro golo da finalíssima e Deco deixou-o estático no soberbo livre que deu o 2-0. Estava conquistada a 10.ª Taça de Portugal do palmarés. Que amanhã venha para o Museu a 20.ª é o que todos desejamos.

    ResponderEliminar
  2. E veio, mais uma - a 20 vigesima.

    ResponderEliminar
  3. E veio para o Porto a terceira. Repetiu-se o jogo ir a prolongamento e o resultado de 2-1 a favor do Porto. Grande dia, mais um o 26 de maio de 2024.

    ResponderEliminar