terça-feira, 12 de novembro de 2024

Recordando... Efeméride da estreia oficial de Soares dos Reis I na baliza do FC Porto em 1933!

A 12 de novembro de 1933 Soares dos Reis I estreava-se pelo FC Porto. Então jovem guarda-redes natural de Penafiel e que entretanto estivera em Lisboa no Belenenses, vindo para o Porto reforçar a equipa azul e branca da Constituição. Tendo pela primeira vez ficado diante da baliza do FC Porto em tempo do verãozinho de São Martinho, precisamente no dia seguinte ao início da anual festividade do São Martinho tão tradicional em Penafiel. 


Refere-se Manuel Soares dos Reis como Soares dos Reis I (primeiro) porque depois lhe sucedeu na baliza do FC Porto seu irmão, que então era e ficou conhecido por Soares dos Reis II, bem como mais tarde houve outro familiar, seu sobrinho e afilhado, que jogou nos Juniores do FC Porto e ainda defendeu a baliza do FC Porto na equipa de Reservas (FC Porto B), antes de ter tido assinalável carreira por diversos outros clubes.

= Soares dos Reis I em ação!

Asssim, a 12 de Novembro de 1933 colocava-se definitivamente à frente da baliza do FC Porto em jogos oficiais Manuel Soares dos Reis. Como nesta data é também recordado na newsletter oficial "Dragões Diário", em texto assinado por Alberto Barbosa:


«Soares dos Reis, o primeiro guarda-redes internacional do FC Porto, estreou-se há 91 anos no Campo do Bessa, num empate a um golo com o Leça em jogo a contar para o Campeonato Regional do Porto. Foi campeão nacional por três vezes, primeiro com Josef Szabo e mais tarde com Mihaly Siska, e ganhou um Campeonato de Portugal sob a orientação de François Gutkas. Foi ainda o guarda-redes da vitória do FC Porto na primeira edição da Taça Ibérica, quando, a 7 de junho de 1935, no Campo do Ameal, o campeão português derrotou o Bétis, vencedor da liga espanhola, por 4-2, com um golo de Pocas e um “hat-trick” de Pinga.»


Do acontecimento há registos no álbum particular do próprio Soares dos Reis, elaborado ao longo de sua carreira por ele mesmo – conforme se dá à estampa por imagem retirada dos arquivos em posse da família (mais propriamente de seu sobrinho afilhado e nosso estimado amigo sr. Neca Soares dos Reis, o antigo guarda-redes Soares dos Reis III).


Ora esta passagem de história interessante, relacionada com a vida do FC Porto e no percurso desse célebre vulto do FC Porto, quão foi Soares dos Reis I, vem dar oportunidade a mais uma vez se lembrar esse grande Nome do FC Porto.

 

Manuel Soares dos Reis, o grande guarda-redes dos anos trinta e quarenta e mais tarde dirigente saliente na década de cinquenta, pelo menos, está honrosamente no Mausoléu Portista em Agramonte, repousando o sono eterno entre Glórias do FC Porto.


Na pertinência da data correspondente, relembramos esse grande vulto da história do FC Porto, curvando-nos diante de sua memória.


Recorde-se que Soares dos Reis, o primeiro da sequência de três membros de tal ramo familiar que defenderam as balizas do FC Porto, está também homenageado neste espaço de memória portista no artigo sobre a dinastia dos Soares dos Reis, (clicando) em


Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário