sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025

Duas e mais razões de Portismo ativo e atual…

 

Na atualidade do Mundo Portista e acompanhamento de tudo o que é FC Porto, os Portistas atentos têm visto e sabem do tema que tem passado no Porto Canal e no digital Portal do Sócio, quanto ao chamado “Regresso A Casa”. No qual com muita honra participo, através de declarações prestadas com muito gosto, como em tudo o que posso colaborar em prol do FC Porto. Desta vez por meio de entrevista há tempos feita em minha casa e no meu escritório/recanto de afetividade, com vista a dar testemunho de algo que, afinal, pode ter efeito, com vista ao engrandecimento da família Portista.

Também na ainda recente Vivência Portista, por nunca ter sido nem serei dos que andam no mundo por ver os outros andarem, fui com muita convicção apoiante da Mudança no FC Porto, como apoiante de André Villas-Boas à Presidência do FC Porto. Como afinal a grandíssima e grandiosa maioria dos sócios do FC Porto, afinal. Entre quem apenas tinha e tem o FC Porto acima de tudo e todos. Porque o importante é que o FC Porto sobreviva, ante o espetro de falência que se adivinhava, e com a nova realidade poder voltar a ser Porto.

Posto isto, é de acrescentar que, como sempre, no que respeita ao desporto, que no caso é FC Porto acima de tudo, nada houve nem há que não seja apenas a colocação do FC Porto sobre quaisquer interesses. Tendo acontecido que, depois de ser sócio do FC Porto desde janeiro de 1973, e entretanto ter recebido a Roseta de Prata de 25 anos de sócio, mas com alguns anos de atraso (nesse tempo em que essas eram consideradas ocasiões sem grande relevância, a pontos das entregas das rosetas contemplarem sócios de diversos anos e muitos anos por junto…), depois tive de deixar de ser sócio no ano 2000, em plena época 2000/2001. Por motivos particulares, quando tive os meus dois filhos a estudar e num dos casos longe e com grandes gastos, a pontos do meu ordenado de então não dar para muito mais. Mas sem deixar transparecer o facto. Tendo aproveitado de nesse ano andar desgostoso com a mudança de equipamento principal do FC Porto, pela primeira vez no meu tempo de Portista, desde que conheci a sagrada camisola das duas listas azuis sobre fundo branco… e nesse começo de novo século passado a ser com outro padrão, de que não gostei nada. A juntar ao desgosto tido anos antes quando foi mandado porta fora o Bi-Bota Fernando Gomes, obrigado então a terminar a carreira de futebolista num clube rival lisboeta. Com acréscimo de ter passado a ver como eram vendidos os melhores jogadores por grandes somas, porém sem essas verbas se refletirem nas contas oficiais do Clube. Multiplicando pelo que via das vendas de bilhetes fora do estádio em modos reprováveis, etc. e tal... 

Ora, com isto, apraz algo que possa ser de interesse portista. Embora eu apenas seja conhecido de amigos e pouco mais. Mas porque o caso de ter sido colaborador do jornal O Porto, como fui de 1974 até 1980 desse antigo jornal oficial do FC Porto, e mais tarde também da revista Mundo Azul durante a existência em 2009 e 2010 dessa publicação do Conselho Cultural do FC Porto no tempo em que fazia parte desse órgão a D. Filomena, segunda esposa de Pinto da Costa, leva a que mais alguém associe porventura qualquer afinidade a outros temas. Juntando de permeio o caso de ter um blogue que passou a ter algum reflexo de acompanhamento no ambiente portista.

Assim sendo, porque ainda há pouco tempo alguém aventou eu ter deixado de ser apoiante de Pinto da Costa por ele ter acabado com o jornal O Porto, relembro eu ter deixado de ser oficialmente colaborador do jornal O Porto ainda no final da presidência do Dr. Américo Sá. Em 1980. Enquanto o jornal O Porto foi extinto em 1986, obviamente já na presidência de Pinto da Costa. E mais não vale a pena acrescentar, para não gastar mais com cera de defuntos. A não ser reforçar a quem nem me conhece, que não sou Portista por interesses pessoais, nem só de vitórias, pois sou do tempo em que nos anos 60 e até quase ao fim da década dos 70 o FC Porto não ganhava praticamente nada no futebol sénior, e apenas o ciclismo ia dando alegrias de grande impacto. E quanto a ter voltado a ser sócio, isso foi ainda bem antes das eleições (de abril de 2024), primeiro a partir de 2010 quando regressei mas fiquei com um número novo; e depois em 2022 quando quis voltar a ter o número antigo, a que tinha direito com a atualização da cotização antiga, e implicitamente fiz por isso. Contudo sem ter chegado a receber em 2023 a Roseta de Ouro a que tinha e tenho direito, como associado que em 2023 perfiz a conta de 50 anos de Sócio do Futebol Clube do Porto. Vá-se lá saber porquê… porque não me foi entregue então por Pinto da Costa e seus pares. Embora obviamente seja percetível, para quem não anda no mundo por ver os outros.

O FC Porto ama-se ou deixa-se. E eu nunca deixarei. Para mim o FC Porto é que conta, está acima de tudo e todos.

O FC Porto honremos, que o FC Porto nos contempla!

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

Evocação de Américo – no dia em que ele fazia anos!

«Grande defesa de Américo! Espetacular estirada do guarda-redes do Porto, a afastar a bola! Américo bloqueia o esférico com segurança! Américo voa ente vários jogadores e agarra a bola, acabando com o perigo! Américo, Américo, ah Américo suplanta os avançados adversários! Américo salta no meio dum cacho de jogadores e afasta a soco a bola para longe! Américo destemido lança-se aos pés do adversário e mata a jogada! Espetacular defesa em golpe de rins de Américo! Elegante salto de Américo, de pés atrás e mãos ao alto a segurar a bola sobre a cabeça! Mais uma grande defesa de Américo, lançando-se para o lado e caindo com a bola agarrada a si! Ah, Américo, nem só os pássaros voam…» Assim me habituei a ouvir nos relatos do rádio da mesinha de cabeceira de minha avozinha, junto a sua cama onde, ela paralítica como estava há anos, me contava histórias e, como gostávamos de estar juntos, com santa paciência dela, ali também eu ouvia os relatos do Porto, em criança. Antes e depois de ter podido ir ver o FC Porto no estádio e ver então o Américo em carne e osso, e os outros naturalmente, como o Pinto, Hernâni, Azumir, Arcanjo, Jaime, e tantos mais, mas o Américo era em quem mais tempo pousava os olhos de admiração…

Ora... Nesta data passa a efeméride do nascimento de Américo, nascido que foi a 27 de fevereiro de 1933. Bastando referi-lo pelo primeiro nome para se saber que se trata do eterno guarda-redes de futebol Américo Lopes. O célebre "Baliza de Prata", entretanto falecido a 22 de setembro de 2023, com 90 anos.

Efetivamente foi a 27 de fevereiro de 1933 a data de seu nascimento, tal como era sempre no dia 27 de fevereiro que festejava o seu aniversário. Embora em muitas publicações conste o dia 6 de março, por ser a data oficial com que foi registado no Registo Civil. Mas isso é outra história, conforme já neste blogue está explicado, também. 

Américo, o valoroso guarda-redes do FC Porto do tempo em que me lembro de ter começado a ser Portista e que durante esses anos da travessia dos anos 60 era mesmo assim autenticamente "meia equipa do Porto", como se dizia (por então, de sua parte, lá atrás, na baliza, conseguir em campo valer na defesa portista diante dos adversários, nesses tempos difíceis do sistema BSB e também perante diferenças entre setores da equipa do Clube). Quão quase todos os anos recebia prémios de regularidade, inclusive de órgãos de comunicação e instituições de Lisboa, em reconhecimento de sua valia. Apesar de a nível federativo de Seleções ditas nacionais ter sido muito injustiçado, como se sabe. Sendo, em suma, alguém especial nesses tempos de vivência azul e branca.

É assim neste dia 27 de fevereiro uma ocasião própria de o lembrar, mais uma vez. Porque desapareceu já do número dos vivos, mas continua sempre bem presente na memória Portista, como constante recordação. Então, na data, como lembrança, sendo os aniversários boa ocasião de prendas, neste dia de aniversário recordam-se duas ofertas especiais.

Uma que lhe pude oferecer, quando visitei o seu museu em sua casa – um quadro com algumas imagens e digitalizações de recortes de meu arquivo pessoal, que desde então esteve no mesmo museu de sua residência (até à passagem disso tudo para o acervo do museu do FC Porto). 

E uma sua caneta – que guardo como objeto de estimação e cuja oferta muito apreciei, por ser relíquia que foi dele. Ele que foi o meu ídolo do futebol de minha infância e pelo tempo adiante. O meu amigo senhor Américo.

Sendo esta então mais uma ocasião de o evocar, lembra-se ainda como aqui também foi presenteado nos seus dois últimos aniversários assinalados em vida:

- Aquando do seu 89.º aniversário, em 2022. Clicando em

https://memoriaporto.blogspot.com/2022/02/parabens-senhor-americo-nos-seus-89.html

- E em 2023 no 90.º aniversário, em 

https://memoriaporto.blogspot.com/2023/02/90-aniversario-natalicio-de-americo-o.html


Nota: "Exposição Temporária "Américo" prolongada por mais um mês. Conforme informação do Museu do FC Porto, antes do final do mês de fevereiro, precisamente no dia do aniversário natalício do homenageado:
~ No espaço multiusos, de acesso livre - ao lado do Museu FC Porto: Exposição temporária prolongada até ao final de março ! ~


Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

Lançamento do "Portal do Sócio". Nova plataforma digital do FC Porto.


- 26/02/2025 – Portal do Sócio – Passou a estar disponível o Portal do Sócio, lançado neste dia 26 de fevereiro. Cuja primeira fase da nova plataforma digital do FC Porto permite inscrever sócios por via digital e de forma automática.

« O lançamento do Portal do Sócio do FC Porto dá início a uma revolução no processo de admissão de novos associados, a partir de agora totalmente digital e tendencialmente automático. Através deste novo serviço disponível em socios.fcporto.pt, os Dragões de corpo e alma ficam a apenas um clique de poderem fazer parte da família azul e branca - independentemente da idade, nacionalidade ou do país de residência.

No imediato, o Portal do Sócio disponibiliza um fluxo de admissão de associados que torna o processo mais fácil, ágil e cómodo do que nunca. Brevemente esta será a casa de todos os portistas.

Para já, está vocacionada para adeptos que pretendem fazer-se sócios e Juntar-se ao Clube; recém-nascidos, que passam a poder adquirir a Primeira Identidade como portistas logo após o parto; antigos sócios decididos a Voltar a Casa depois de um período de afastamento.

Trata-se de uma plataforma em constante evolução e permanente desenvolvimento, através da qual o Clube pretende responder às necessidades de todos os associados num futuro próximo.

Em breve, o Portal do Sócio irá centralizar todas as funcionalidades relativas à vida associativa - como a gestão do utilizador, o pagamento de quotas, votações e outras operações decisivas para o presente e futuro do FC Porto, algumas delas atualmente inexistentes.

Depois do lançamento do cartão que fez do FC Porto o primeiro emblema português a implementar integralmente a tecnologia NFC nos recintos desportivos, os associados passarão a ter ao dispor mais uma ferramenta que lhes facilita o contacto com o Clube.

Os portistas podem esperar mais novidades no horizonte próximo, todas alicerçadas no compromisso de aproximar ainda mais a comunidade de sócios e adeptos.

Está dado o primeiro passo desta nova era na relação do FC Porto com os verdadeiros donos do Clube: os associados.»

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

Exposição temporária sobre Américo ainda entre grandes motes de fevereiro no Museu do FC Porto

Está patente ao público em princípio até ao final deste mês de fevereiro, já quase nos últimos tempos, a exposição temporária dedicada ao eterno guarda-redes Américo. No espaço de exposições temporárias de acesso normal, entre o local de circulação livre e a entrada do Museu do FC Porto. No Estádio do Dragão. Inicialmente agendada para terminar em fevereiro, mas com possibilidades de ser prolongada pelo mês de março dentro.

Assim sendo, por estes restantes dias de fevereiro, e o que aprouver ainda em março, essa mostra histórica de memorização proporciona entretanto uma vista interpretativa dessa exposição temporária “Américo”, na Sala Multiusos. Proporcionando abordagem apreciável à memória e ao impacto do lendário protagonista na vida do clube, o antigo guarda-redes internacional Américo Lopes. Contendo tal grande estrela de sempre do clube, entre as estrelas que estão também no museu. Quão todo o acervo exposto transporta autêntica visão memoranda que leva ao tempo difícil dos anos 50 e 60, em que foram heróis grandes futebolistas que apesar da situação conseguiram triunfar.

Como registo, entra-se na exposição, circulando com olhos das imagens captadas pelo autor deste blogue e na retina da memória fixa-se à posteridade essa parte do legado de Américo. Do que ele ofereceu ao Futebol Clube do Porto, além de outros mais objetos que não chegaram a ser expostos, mas ficaram à guarda do museu. Ora, como as imagens valem por muitas palavras, eis algumas que descrevem a dimensão ali visível





















































Está assim a exposição “Américo” diante dos olhos da sensibilidade portista, para já até ao final de fevereiro, a coincidir relativamente com a data do aniversário natalício do senhor Américo Ferreira Lopes (a 27 e a exposição a encerrar dia 28). Mas podendo ainda ter prolongamento pelo mês de março, mesmo porque esse é o mês em que oficialmente ficou registado a seu dia de aniversário, como se sabe por motivos que aconteciam em tempos idos. Honrando a memória do "Américo do Porto", guarda-redes Baliza de Prata, galardoado com o Trofeu Pinga e Dragão de Ouro. A proporcionar recordação desse grande ícone do Clube Dragão.  Falecido em 2023, mas sempre presente na memória Portista.


Aemando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))